Resultado histórico do Fomento ao Teatro de São Paulo
Diversidade e pluralidade da produção teatral foram as marcas registradas dessa edição
A Secretaria Municipal de Cultura acaba de divulgar o resultado da 37ª edição do Fomento ao Teatro, iniciativa que integra o Plano de Amparo à Cultura 2021. Trata-se de um resultado histórico por contemplar a diversidade e a pluralidade da produção teatral da cidade de São Paulo.
Dos 15 projetos aprovados, 11 foram apresentados por Companhias e Produtores Independentes. Outro dado importante é que 20% dos projetos aprovados nunca tinham sido contemplados, enquanto outros 20% foram contemplados nas edições anteriores apenas uma vez. Entre os contemplados, nenhum ganhou o Fomento mais de seis vezes, o que mostra uma grande mudança de paradigma, abrindo portas para todo o setor.
Esse resultado positivo foi atingido graças à forte atuação da Rede de Teatros Independentes, com os apoios da APETESP, da Associação São Pedro Pró-Cultura e de uma centena de companhias realmente independentes, que elegeram três jurados de instituições diferentes das outras que, por muitos anos, monopolizaram o Fomento. Isso desmistifica a ilusão de que só um há uma maneira de se pensar teatro.
Ações desenvolvidas pela Rede: capacitação a apoio na formatação de projetos
A Rede de Teatros Independentes desenvolveu uma série de ações, inclusive a realização de 5 workshops de capacitação sobre o Fomento e elaboração de projetos, que reuniu cerca de 100 pessoas em cada encontro, atingindo mais de 500 produtores e artistas. Essa ação foi fundamental para o aumento do número de projetos inscritos e com mais chances de serem contemplados graças ao profissionalismo com que foram elaborados. Vale registrar que a maioria já tinha desistido de participar por desacreditarem que poderiam concorrer legitimamente.
Essas ações resultaram na inscrição de 247 projetos, número recorde, inédito e histórico, desde o início da Lei de Fomento, em 2002, sendo mais de 200 inscrições realizadas por produtores e companhias independentes. A capacitação oferecida pela Rede de Teatros gratuitamente e a todos, inclusive os não associados, diferentemente da Cooperativa que atende apenas os seus cooperados, realmente surtiu o efeito desejado ao atender a todos profissionais de teatro, independente da sua filiação.
“A Rede defende a todos, até mesmo aqueles que não são associados a ela, e não poderia ser diferente, pois a nossa luta é pela arte, pelo teatro. Desde 2017, a Rede de Teatros Independentes luta pela abertura, ampliação e democratização do Fomento seja para todos e atenda a diversidade e a pluralidade da produção teatral da cidade de São Paulo, ampliando para todos as mesmas oportunidades. Graças a esses esforços, essa é a segunda vez que a Rede elege a comissão julgadora, considerada histórica. A realização de workshops sobre o Fomento e a elaboração de projetos foi um sucesso ao mobilizar a classe artística e teatral a inscrever seus projetos, de forma extremamente profissional. E o resultado não poderia ter sido melhor: histórico e plural. Afinal, o Fomento é para todos”, de clara Augusto Marin, Presidente da Rede de Teatros e Produtores Independentes.