Pela primeira vez na Zona Leste da cidade, projeto promovido pela Sociedade Paulista de Cultura de Boteco reúne nos dias 4 e 5 de maio dez conhecidos bares de São Paulo para final de semana de botecagem
Dez dos melhores endereços gastronômicos de São Paulo se reúnem nos dias 4 e 5 de maio, no Museu da Imigração, para mais um fim de semana do Festival Cultura de Boteco. Pela primeira vez na Zona Leste da cidade, o projeto é idealizado pela Sociedade Paulista de Cultura de Boteco (SPCB), comandada pelo jornalista Miguel Icassatti, e desde 2016 leva para diversos pontos o que de melhor alguns dos bares mais amados da capital e do interior têm a oferecer. A entrada é gratuita.
O festival vai ocupar os jardins do histórico imóvel no qual funcionou a Hospedaria dos Imigrantes do Brás e que atualmente acomoda um dos museus mais frequentados por paulistanos e turistas. Em sintonia com esse tema da imigração, os botecos terão alguns itens em seus cardápios que trazem a herança de família e a diversidade de origens. Marcam presença no Festival o Soul Botequim, com as croquetas da vó Juventina, o caldinho de feijão e a panelinha de cogumelos (opção vegana); o Família Kariri, que leva suas especialidades do Nordeste, em especial o baião-de-dois, nas versões tradicional e vegetariana; o Rota do Acarajé, conhecido pela qualidade de seu bolinho de origem afro-brasileira, montado no prato com vatapá, camarão seco e saladinha; o Hilda Botequim, especialista em receitas regionais, caso do seu sanduíche de lagarto; o Carlinhos Restaurante, comandado pela família Yaroussalian, de ascendência armênia, com seus arais de carne e de queijo com zaatar e mini enrolado de kafta; o Fôrno, que leva suas coxinhas de pastrami com grana padano; o Dr. Costela, que oferece seu sanduíche especial de costela artesanal; a Linguiçaria Real Bragança, comandada pela charcuteira Patricia Polato, da décima geração de uma família produtora de linguiças artesanais à moda italiana; o Mortadela Brasil, com seus tradicionais sanduíches de mortadela e itens da tradição portuguesa, entre os quais o sanduíche de pernil e o bolinho de bacalhau; e, por fim, o Consulado Mineiro, que apresenta suas iguarias com o sabor de Minas Gerais, como a galinhada e o pastéis de angu com queijo. DJs e shows com música ao vivo completam a programação do fim de semana.
Esta etapa do Festival Cultura de Boteco é viabilizada pelo Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo (ProAC), com apoio da Catupiry, da Cachaça 51 e do Museu da Imigração e realização da Sociedade Paulista de Cultura de Boteco e da Muda Cultural em parceria com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
SERVIÇO
Festival Cultura de Boteco
Museu da Imigração
Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Mooca. Telefone: (11) 2692-1866.
Dias 04/05 (sábado) e 05/05 (domingo), das 12h às 19h
Entrada gratuita, permitida até às 18h.
Classificação Livre
@spculturadeboteco
Sujeito à lotação
Sobre a Sociedade Paulista de Cultura de Boteco
Fundada em 2015, a Sociedade Paulista de Cultura de Boteco (@spculturadeboteco) é um projeto de conteúdo e eventos gastronômicos idealizado pelo jornalista Miguel Icassatti. No pilar de conteúdo, Icassatti criou em 2007 o blog Boteclando. Em 2016, o jornalista lançou a coluna Cultura de Boteco, na rádio BandNews FM, e iniciou a trajetória com eventos em que os botecos vendem seus petiscos e receitas a preço acessível, sem abrir mão da qualidade. Lollapalooza, Festa da Diretoria – Sambódromo, Virada Cultural de São Paulo, Festa Junina do Club Athletico Paulistano, Festa Junina do Shopping Iguatemi de Sorocaba e Mondial De La Bière são alguns eventos em que a @spculturadeboteco esteve presente.
Sobre a Muda Cultural
A Muda Cultural é uma agência especializada na criação de estratégias, gestão de patrocínios e realização de projetos culturais financiados por leis de incentivo. Há mais de dez anos no mercado cultural, a empresa tem como missão qualificar a experiência de vida das pessoas e expandir suas potencialidades ao promover contatos de diferentes comunidades com a arte e a cultura. Sob esse propósito, a Muda Cultural conecta marcas a seus públicos de interesse, seja na gestão de investimentos sociais privados ou na concepção e desenvolvimento de projetos. Com uma extensa rede de colaboradores e parceiros, a agência navega entre os universos artístico, de produção e de gestão cultural, o que engloba concepção, curadoria artística, produção de conteúdo, planejamento e execução de iniciativas culturais.
Sobre o Museu da Imigração
O Museu da Imigração, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, tem o objetivo de compreender e refletir o processo migratório a partir da história das 2,5 milhões de pessoas, de mais de 70 nacionalidades, que passaram pelo prédio entre os anos de 1887 e 1978. Sediado no edifício da antiga Hospedaria do Brás, patrimônio público e importante ícone da história do estado e da cidade de São Paulo, teve sua reinauguração realizada em 2014 e reabriu suas instalações com novo plano museológico e exposição de longa duração, completamente reformulada. A visita ao Museu inclui os espaços expositivos, jardim, cafeteria, loja, Centro de Preservação, Pesquisa e Referência (CPPR) e demais áreas de convivência, além da Maria-Fumaça, gerida pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, que permanece com saídas regulares e pagas. Ainda, o MI oferece uma programação cultural que contempla diversos públicos, com apresentações de teatro, dança, música, oficinas e palestras sobre o patrimônio relacionado aos processos migratórios ligados a São Paulo. A proposta atual da instituição é que o Museu se torne um espaço de articulação, promovendo reflexões sobre a experiência do deslocamento e a construção da identidade paulista a partir de múltiplas origens.
Sobre a Catupiry®
A 100% brasileira Catupiry® foi criada em 1911 e lançou o primeiro requeijão cremoso do país, em Minas Gerais. De lá pra cá, alimenta bons momentos dos brasileiros e hoje conta com mais de 100 produtos no portfólio, entre versões de requeijão, cream cheese, queijos especiais, fondue, pães de queijo, petiscos, salgados, pizzas artesanais e linha vegana. Apresenta originalidade e tradição, marcando gerações de consumidores que tornaram a Catupiry® uma marca referência de categoria de produto.
Sobre a Cia Müller Bebidas (Grupo da Cachaça 51)
Por termos um portfólio tão versátil, garantir nossa presença em projetos como o Cultura de Boteco é uma estratégia importante. Esses eventos garantem visibilidade de marca e são muito positivos ao levarmos nossos produtos para conhecimento e lembrança do consumidor. São momentos como esse que permitem ainda mais identificação e conexão com a marca, essa é sem dúvidas uma parceria que trará boas ideias” comenta Marina Flávia da Silva, head de Marketing e Trade Marketing de Cachaça 51 e 51 ICE.