Manual de Como Encontrar Um Bom Partido |
O Mundo do Circo SP, iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerenciada pela Associação Paulista dos Amigos da Arte, recebe uma programação diversificada e inteiramente gratuita para toda a família durante novembro.
Nos próximos dias, o espaço recebe as seguintes atrações: Sede de Quê?, da Cia Dundú (20/11, 11h e 15h), A Alegria Continua, da Família Andreoly (21/11, 11h e 15h), Variété Internacional, do Circo no Beco (23/11, 17h), O Circo do Pica Pau (11h) e Uma Volta aos Anos 80 (17h), da Cia Circodança Suzie Bianchi (24/11) e Manual de Como Encontrar um Bom Partido, de Priscila Senegalho (27/11, 11h e 15h).
Em novembro ocorrem também intervenções circenses da Mundo Trupe, até 28/11, e a vivência Movimento Ativo, que utiliza princípios da arte circense para promover saúde física e mental na terceira idade, até 24/11. Aos domingos, a partir das 14h, o público está convidado para participar do Piquenique no Circo, desfrutando de sua cesta com as guloseimas preferidas enquanto assiste intervenções circenses no Picadeiro a Céu Aberto.
Confira a programação completa abaixo (todos os espetáculos possuem entrada gratuita, com distribuição de ingressos na bilheteria uma hora antes do início de cada apresentação e estão sujeitos à lotação).
Intervenções circenses da Mundo Trupe, até 28 de novembro, em horários diversos
Palhaços, malabaristas, pernaltas, acrobatas… As performances artísticas são espetáculos à parte que ocupam de forma lúdica os arredores do Parque da Juventude e instalações do Mundo do Circo SP. A Mundo Trupe é uma formação rotativa constituída por artistas diversos do picadeiro, rua e teatro, do Brasil e do mundo, que estiveram ao longo do ano na linha de frente das intervenções no Mundo do Circo SP. A trupe propõe o rompimento da quarta parede, proporcionando vivências intimistas e experiências inusitadas diante do público.
Classificação etária: Livre
______________________________
Movimento Ativo, do Coletivo Um Café da Manhã – Ana Col, até 24 de novembro, quartas e quintas-feiras, às 10h30
O projeto Movimento Ativo tem como objetivo proporcionar uma abordagem inovadora e inclusiva para promover a saúde física e mental na terceira idade. A atividade propõe uma vivência em circo com práticas introdutórias às suas habilidades básicas, como bandas elásticas, pesos leves, bolas de malabarismo, obstáculos para treinamento funcional, pontos de ancoragem e tecidos. O Movimento Ativo conta também com técnicas de movimento livre que contribuem para a promoção da coordenação, equilíbrio e concentração. Para participar da atividade, é preciso levar tapete de yoga ou uma toalha que possa ficar no chão.
Classificação etária: Adequado para pessoas a partir de 60 anos
Entrada gratuita | As inscrições podem ser feitas no local
Duração: 60 minutos
______________________________
Sede de Quê?, da Cia Dundú no dia 20 de novembro, quarta-feira, 11h e 15h
Dolores Coco e Dedílios Polegarius são dois palhaços que reinventam, ressignificam e apresentam a clássica entrada “Quero Água”, enredo popular da dramaturgia do palhaço. De forma inteligente e bem-humorada, o jogo entre a dupla diverte o público com um diálogo que propõe reflexão através da narrativa racializada que ressignifica o jogo e afirma a pauta identitária e visão de mundo.
Classificação etária: Livre
Entrada gratuita
Duração: 45 minutos
______________________________
A Alegria Continua, da Família Andreoly, no dia 21 de novembro, quinta-feira, 11h e 15h)
No espetáculo A Alegria Continua, a Família Andreoly apresenta sua tradição circense ao público em uma sequência empolgante de números de malabares, bambolê, palhaço, magia com troca de roupas, cubos e tecidos. Tudo isso será embalado por uma locução envolvente. O espetáculo é diversão garantida para todas as idades!
Classificação etária: Livre
Entrada gratuita
Duração: 50 minutos
______________________________
Variété Internacional, do Circo no Beco, no dia 23 de novembro, sábado, 11h e 15h
Espetáculo de variedades circenses criado especialmente para apresentação única n’O Mundo do Circo SP, com a presença de artistas internacionais vindos da Europa e América Latina. Com grande reconhecimento em seus países de origem, alguns deles estão de passagem pelo Brasil e esta será uma grande oportunidade de assistir seus trabalhos de palhaçaria, malabarismo, acrobacias e de outros universos e disciplinas circenses.
As Variétés do Circo no Beco são conhecidas pela sua diversidade de artistas, criatividade e capacidade de ressignificar a variété clássica, oferecendo ao público momentos de muita diversão e encantamento.
Classificação etária: Livre
Entrada gratuita
Duração: 60 minutos
______________________________
O Circo do Pica Pau (11h) e Uma Volta aos Anos 80 (17h), da Cia Circodança Suzie Bianchi, no dia 24 de novembro, domingo
Sarau dos alunos da escola Circodança com os trabalhos desenvolvidos ao longo de 2024. Com uma diversidade de pessoas e corpos, onde o objetivo é mostrar a arte do circo sem limites e sem barreiras para todos.
Classificação etária: Livre
Entrada gratuita
Duração: 60 minutos
______________________________
Manual de Como Encontrar um Bom Partido, de Priscila Senegalho, no dia 27 de novembro, quarta-feira, 11h e 15h
Funúncia é uma MC sonhadora que tem o desejo de se tornar uma grande artista internacional e conhecer o mundo. No entanto, ela é confrontada com inúmeras dificuldades e precisa passar por um processo de autoconhecimento, quebrando os estereótipos e padrões impostos às mulheres. Em meio às palhaçarias, o espetáculo aborda o empoderamento feminino.
Classificação etária: Livre
Entrada gratuita
Duração: 60 minutos
______________________________
Endereço de O Mundo do Circo SP: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Carandiru, São Paulo – SP, 02030-100
Sobre O Mundo do Circo SP
O Mundo do Circo SP é uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas com gestão e curadoria da Organização Social Amigos da Arte. O programa foi criado a partir do desejo de valorizar a experiência lúdica e afetiva do universo circense.
Dividido em três grandes lonas – Grande Lona, Lona Multiuso e Lona Exposição -, o programa ocupa um espaço de mais de 10 mil m² do Parque da Juventude, na capital paulista. O Mundo do Circo SP tem uma programação variada com artistas nacionais e internacionais que contemplam todo o universo circense, promovendo espetáculos para todos os públicos, além de performances e números de rua, exposições, oficinas, seminários e workshops.
Sobre a Amigos da Arte
A Associação Paulista dos Amigos da Arte é uma Organização Social de Cultura que trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 20 anos de atuação, a Organização desenvolveu mais de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.