Café Verão traz reexibições de episódios com discussões relevantes, como envelhecimento e a prática da psicanálise
O resgate de temas com reflexões que continuam atuais e instigantes ocorrerá até o final de fevereiro, durante pausa das gravações do Café Filosófico
|
A partir da próxima quinta-feira (05), o Café Filosófico CPFL fará uma pausa nas gravações ao vivo. No entanto, até o final de fevereiro de 2025, os entusiastas do programa poderão continuar acompanhando, sempre às quintas-feiras, às 19h, pelo canal do Café no YouTube, reexibições de episódios com discussões relevantes e profundas, que marcaram edições passadas, no especial Café Verão. A curadoria dessa temporada resgata temas debatidos ao longo dos anos, com reflexões que continuam atuais e instigantes.
Nos três primeiros episódios, que serão exibidos em dezembro, os internautas poderão assistir à íntegra de edições com pensadores renomados, cujos debates abordam questões fundamentais sobre a transformação pessoal, o envelhecimento e a psicanálise.
No primeiro episódio da série (05/12), o psiquiatra e psicanalista Flavio Gikovate (1943-2016) reflete sobre os processos de mudança pessoal, a busca pela autenticidade e os desafios emocionais envolvidos nesse percurso. Com o tema Mudar: caminhos para a transformação verdadeira, o programa explora as questões fundamentais sobre o que nos move a querer mudar e como dar os primeiros passos para uma transformação real.
No dia 12 de dezembro, inspirada no livro “A Velhice” de Simone de Beauvoir, a antropóloga e escritora Mirian Goldenberg explora o conceito da “bela velhice” – uma nova perspectiva sobre o envelhecimento que mistura liberdade, vitalidade e novos projetos de vida. A partir de suas pesquisas com pessoas de diversas idades e culturas, Goldenberg analisa como homens e mulheres vivenciam essa etapa da vida, discutindo temas como corpo, relacionamentos e expectativas.
Já em 19 de dezembro, o público irá acompanhar bate-paposobre o “Psicanálise – a clínica do real”. Neste programa, um time de psicanalistas renomados – Jorge Forbes, Claudia Riolfi, Elza Macedo, Liége Lise e Luiz Fernando Carrijo da Cunha – explora a prática da psicanálise no século XXI. A discussão aborda desde os desafios da entrada em análise até os complexos processos envolvidos ao longo de um tratamento, oferecendo uma visão ampla e acessível sobre a prática clínica no contexto contemporâneo.
O Café na TV
Além das reexibições das edições marcantes do Café Verão pelo YouTube, às quintas-feiras, o Café Filosófico CPFL segue com suas duas inserções na TV Cultura: o Café Expresso, programa derivado do Café Filosófico CPFL e que combina cenários itinerantes com convidados refletindo sobre diversos temas em uma abordagem interdisciplinar, além de uma versão editada do Café Filosófico, gravado no estúdio, em Campinas. Os episódios do Expresso são exibidos todas as terças, às 23h, com reprises aos sábados às 22h. Já a versão editada vai ao ar aos domingos, às 19h.
Em dezembro, o Café Expresso traz uma série sobre a relação da tecnologia com diferentes aspectos da vida humana. No dia 10, Marcelo Buzato aborda “Juventude e Tecnologia: Algoritmos, Big Data e Linguagem”, discutindo como as tecnologias afetam a vida dos jovens e a percepção do ser humano. Em 17 de dezembro, Carla Santana fala sobre “Envelhecimento e Tecnologia: Saúde, Inclusão e Bem-estar”, destacando a importância de adaptar tecnologias para as gerações mais velhas. No dia 24, Fernanda Marquetti trata de “Suicídio e Tecnologia: Desenraizamento, Redes Sociais e o Valor da Imagem”, analisando o impacto das redes sociais na saúde mental e na identidade. Finalmente, no dia 31, Jorge Vicente Lopes da Silva reflete sobre “Futuro e Tecnologia: Inteligência Artificial, Ética e Desenvolvimento”, explorando os avanços tecnológicos e os dilemas éticos que surgem com eles.
A programação do Café Filosófico na TV traz temas sobre saúde mental, filosofia e o amor em dezembro. No dia 08, a psicóloga e psicanalista Claudia Cavallini fala sobre “A saúde mental em cargos de liderança”, abordando os desafios das lideranças no contexto atual de aumento de transtornos mentais entre trabalhadores. No dia 12, o filósofo Clóvis de Barros Filho e o psicólogo Ilan Brenman discutem temas como justiça, felicidade, ética e amizade, com base no livro “Filosofia ao pé do ouvido: felicidade, ética, amizade e outros temas”. No dia 22, Martha Medeiros e Christian Dunker exploram o “Amor no divã”, refletindo sobre a natureza do amor, suas transformações e os desafios de amar e “desamar”. Por fim, no dia 27, o palhaço e educador Claudio Thebas apresenta “A alegria de viver”, discutindo a “Escuta Lúdica” como uma prática de conexão humana e recriação da realidade, com dinâmicas interativas entre palestrante e plateia.
Sobre o Café Filosófico CPFL
Criado em 2003, o Café Filosófico CPFL é o broadcast de reflexões do Instituto CPFL, com palestras abertas ao público semanalmente, transmissões ao vivo pelo YouTube (às quintas-feiras, às 19h) e programas de TV (domingos, às 19h; terças, às 23h; e sábados, às 22h, na TV Cultura).
Sobre o Instituto CPFL
O Instituto CPFL (ICPFL) é, há mais de 20 anos, a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL Energia. É responsável por coordenar as iniciativas de protagonismo social da companhia junto às comunidades onde as empresas do grupo atuam por meio das frentes: CPFL Jovem Geração, CPFL Intercâmbio Brasil-China, Circuito CPFL, CPFL nos Hospitais, Café Filosófico CPFL.