Atividades incluem festa junina judaica, cinema francês, feira de arte impressa, literatura, exposições e debates sobre o fazer artístico.
O CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, realiza ao longo do mês de julho uma programação gratuita e diversa em sua sede, o Edifício Oswald de Andrade, localizado na Rua Três Rios, 363, no bairro do Bom Retiro. A agenda inclui feira de arte impressa e cerâmica, mostra de cinema francês, encontros literários, debates sobre o mercado editorial, e uma exposição dedicada à “datiloarte”, uma forma de arte visual que utiliza máquinas de datilógrafos para criar imagens, padrões e composições estéticas. O programa CULTSP PRO é gerido pelo idg – Instituto de Desenvolvimento e Gestão.
A programação tem início no dia 2 de julho com o Cine-Debate promovido pelo grupo OCCUPART, que propõe reflexões sobre saúde e cultura. No dia 5, o escritor Marcelo Ariel abre o ciclo Diálogos Literários com um encontro em homenagem aos 105 anos de Clarice Lispector. Também no sábado, dia 5, acontece o Arraial Klezmer que será realizado no jardim do Edifício, a partir das 18 horas, em conjunto com o Restaurante Shoshana e a Banda Klezmer.
O Cineclube Oswald de Andrade, com sessões às sextas-feiras, traz neste mês uma mostra de cinema contemporâneo francês com curadoria especial. Entre os destaques estão os filmes Nós, de Alice Diop; As Bicicletas de Belleville, de Sylvain Chomet; A Batalha de Solférino, de Justine Triet; e Os Anos Super-8, de Annie Ernaux.
No dia 12, acontece o Sábado Literário com a leitura do conto Nos Olhos do Intruso, de Rubens Figueiredo. Logo mais, às 15h, acontece o Diálogo Literário com a psicóloga e pesquisadora Cássia V. Bittens, que vai falar sobre a imersão afetiva na presença da literatura na primeira infância entendida como espaço de escuta, partilha e linguagem, mesmo antes da fala.
Nos dias 19 e 20, a feira RASGA & QUEBRA ocupa o edifício. Esta feira é um espaço dedicado à arte impressa, publicações e cerâmicas de artistas independentes, com foco no que há de mais inovador e disruptivo na cena nacional e latino-americana. O evento é organizado pela plataforma Gengibrão e reúne mais de 60 expositores e mais de 300 artistas. Nesta edição, a feira amplia sua proposta com uma programação especial de palestras, masterclasses e workshops gratuitos oferecidos pelo CULTSP PRO fortalecendo a troca de saberes e o desenvolvimento de práticas criativas.
Também no dia 19, será inaugurada a exposição A GRANDE PÁGINA & OUTROS DÁTILOS, de João Reynaldo, em cartaz até 8 de agosto. A exposição procura relacionar prática artística ao uso da máquina de escrever, subvertendo a sua utilização preponderantemente burocrática e a sua “quase obsolescência na contemporaneidade”. Os trabalhos apresentados reúnem 10 anos de produção com máquinas de escrever mecânicas e elétricas, filiando-se ao que pode ser chamado de “datiloarte” (“typewriter art”), uma arte feita com acentuado emprego da visualidade em conjunto com a interação das linguagens verbal e não-verbal.
Também no dia 19 será realizado um Diálogo Literário às 15h com Lilian Sais. Ela vai conversar sobre literatura brasileira contemporânea, a partir da sua carreira como escritora. Lilian é autora dos livros O Livro do Figo, Palavra Nenhuma, A Cabeça Boa, entre outros.
Já entre os dias 24 e 26, acontece o Butim Editorial – Encontro Paulista de Trabalhadoras e Trabalhadores do Livro. O evento é um espaço dedicado à troca de experiências, debates e fortalecimento do mercado editorial independente e reúne profissionais, editoras e livrarias independentes para discutir desafios, estratégias e tendências, com uma programação diversificada que inclui seminário, plenária popular, palestras, masterclasses, workshops e momentos de convivência. Destaque para a plenária que conecta diferentes perspectivas do setor, mediada por processo coletivo, além da discotecagem comentada que relaciona música e literatura. O Butim Editorial promove a integração do público com uma livraria itinerante, fortalecendo a cena independente de forma colaborativa e aberta.
No encerramento do mês, no dia 26, o Diálogo Literário recebe a escritora Mandi Castro para uma aula aberta sobre estratégias de publicação independente.
Ao longo de julho, seguem também os encontros semanais do grupo Dedinho de Prosa, com rodas de conversa para a terceira idade, e as exibições do Cineclube às sextas, sempre às 19h.
SERVIÇO:
Edifício Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363, Bom Retiro
Cine-Debate OCCUPART
2 de julho (quarta), 14h30 às 17h
Classificação: 16 anos | Gratuito
Sábados Literários – Diálogo Literário com Marcelo Ariel
5 de julho (sábado), 15h
Tema: 105 anos de Clarice Lispector
Gratuito | Livre
Arraial Klezmer
5 de julho (sábado), 18h
Produção conjunta com Restaurante Shoshana e a Banda Klezmer
Gratuito | Livre
Cineclube Oswald de Andrade – Mostra Cinema Francês
4, 11, 18 e 25 de julho (sextas), 19h
Gratuito | Livre
Filmes:
4/7 – Nós, de Alice Diop
11/7 – A Batalha de Solférino, de Justine Triet
18/7 – As Bicicletas de Belleville, de Sylvain Chomet
25/7 – Os Anos Super-8, de Annie Ernaux e David Ernaux-Briot
Sábados Literários – Leitura de “Nos Olhos do Intruso”, de Rubens Figueiredo
12 de julho (sábado), 13h
Ao final, o livro estará disponível para empréstimo no Espaço do Livro.
Gratuito | Livre
Diálogo Literário com Cássia V. Bittens – Quando a palavra ainda é infância: ler como quem escuta
12 de julho (sábado), 15h
Tema: Literatura na primeira infância
Gratuito | Livre
Feira RASGA & QUEBRA
19 e 20 de julho (sexta e sábado), 11h às 18h
Gratuito | Livre
Exposição A GRANDE PÁGINA & OUTROS DÁTILOS, de João Reynaldo
Abertura: 19 de julho (sábado), 10h
Visitação: 19 de julho a 8 de agosto
Gratuito | Livre
Diálogo Literário com Lilian Sais – literatura brasileira contemporânea
19 de julho (sábado), às 15 horas
Gratuito | Livre
Butim Editorial – Encontro Paulista de Trabalhadoras e Trabalhadores do Livro
24 a 26 de julho
Horários: a partir das 18h30 (24 e 25/7) e das 12h (26/7)
Gratuito | Livre
Sábados Literários – Leitura de A Hora da Estrela, de Clarice Lispector
26 de julho (sábado), 14h às 15h
Gratuito | Livre
Diálogo Literário – Aula com Mandi Castro: Estratégias para Publicar seu Livro
26 de julho (sábado), 15h
Gratuito | Livre
Dedinho de Prosa
Quartas-feiras de julho, das 15h às 16h
Espaço do Livro | Gratuito | Livre