São mais de 30 atrações culturais de diversas linguagens para o público, veja a programação
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, traz uma programação eclética de Centros Culturais, Teatros e Casas de Cultura para o primeiro final de semana do mês de fevereiro – dias 01 e 02. As 31 atrações variam entre diversas formas de arte, como artes cênicas, palestras, workshop, música e artes visuais, e vão desde manhã quanto à noite, aproveitando todos os gostos e estilos, em que os munícipes podem conferir livremente com o Domingão Tarifa Zero nos ônibus no domingo.
Um dos maiores destaques deste sábado (01/02) é o show da cantora e compositora Yma, às 18h, na Casa de Cultura Municipal Vila Guilherme. Já para os sertanejos, há muita música sertaneja prevista na Casa de Cultura Campo Limpo a partir das 16h até 18h, com Christian Montero e Esaqueu Castilho. Para os amantes de artes plásticas, a Casa de Cultura Chico Science traz a exposição “Raízes e Resistência” às 16h, explorando a relação das comunidades periféricas com o meio ambiente. Por fim, a famosa Festa das Cores, ou “Pirâmide Party” aos mais chegados, acontece neste sábado (01) às 16h na Casa de Cultura São Rafael.
A partir de sábado, e estendendo durante todo o mês de fevereiro, muitas opções de teatro estreiam nos Teatros e Centros Culturais Municipais de São Paulo. No Centro Cultural da Juventude, a peça “Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, adaptada do clássico romance de Jorge Amado de 1976, chega gratuitamente atendendo duas sessões: às 11h e às 15h. enquanto no Centro Cultural Teatro Flávio Império, a peça “Nós Podemos” traz de forma gratuita e livre para todos os públicos um espetáculo circense que, de forma poética, retrata a dura rotina da mulher periférica. O Teatro Alfredo Mesquita, na Mooca, oferece as peças “Arquivo Negro”, livremente inspirado em histórias reais de personalidades negras que destacaram e influenciaram a história brasileira, e “Passaporte para o Amor”, adaptado do filme homônimo de 1990 ganhador do Globo de Ouro de ‘Melhor Filme Cômico ou Musical’.
Já durante o domingo (02/02), o Carnaval já chega cedo com o “Bloco AKiO”, tanto na Casa de Cultura Guaianases quanto na Casa de Cultura São Miguel, às 12h e às 16h (respectivamente), para toda a família. Ainda, na Casa de Cultura Vila Guilherme, o forró contagia o espaço, das 16h até 18h, com dois shows de Azulinho e Banda e Quarteto Domingando. Também vale a pena conhecer também a atração Jazz Café, que acontece às 11h no Centro Cultural Vila Itororó, apresentando uma experiência sonora e gastronômica, uma vez que baristas e produtores de café servem bebidas durante as apresentações musicais.
Tudo que acontece nos equipamentos municipais da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa neste fim de semana pode ser conferido abaixo. Toda a programação do mês de fevereiro já está disponível em nosso site oficial.
Programação do dia 01/02 (Sábado)
CASA DE CULTURA VILA GUILHERME – CASARÃO
Atração: Adriana Lima e Marcel Walbert – Workshop Minhas Neuras – Palestra
Quando: 01/02 (sábado) às 15h
Onde: Praça Oscár da Silva, 110 – Vila Guilherme
Ingresso: Gratuito
Classificação: Livre
Sinopse: Trata-se de um encontro em grupo com duração de quatro horas em que cada participante terá a oportunidade de olhar para si, através de exercícios vivenciais, terapêuticos e artísticos.
Atração: Yma – Par de Olhos – MPB
Quando: 01/02 (sábado) às 18h
Onde: Praça Oscár da Silva, 110 – Vila Guilherme
Ingresso: Gratuito
Classificação: Livre
Sinopse: Par de Olhos é o show da cantora e compositora paulistana YMA. Com sonoridade misteriosa e onírica, a artista busca potencializar os elementos estéticos e conceituais do disco tanto em suas formas sonoras como visuais, proporcionando ao público uma experiência imersiva em sua obra.
Atração: Miranda Caê – Pop
Quando: 01/02 (sábado) às 19h
Onde: Praça Oscár da Silva, 110 – Vila Guilherme
Ingresso: Gratuito
Classificação: Livre
Sinopse: Miranda Caê apresentará um show de teclado e voz, com músicas voltadas ao público LGBTQIA+..
CASA DE CULTURA SÃO RAFAEL
Atração: Helo Class – Workshop Tranças – Palestra
Quando: 01/02 (sábado) às 14h
Onde: Rua Quaresma Delgado, 354 – Jardim Vera Cruz
Ingresso: Gratuito
Classificação: Livre
Sinopse: O workshop Tranças trata sobre a ancestralidade e a importância de se reconhecer e encontrar em si. Será ensinado os cuidados necessários com os fios de cabelos, além de cuidados ao desembaraçar os cabelos; cuidados ao lavar; pentes apropriados; cuidados ao lavar e hidratar os fios, e etc
Atração: Festa das Cores – Pirâmide Party – Funk
Quando: 01/02 (sábado) às 16h
Onde: Rua Quaresma Delgado, 354 – Jardim Vera Cruz
Ingresso: Gratuito
Classificação: Livre
Sinopse: Pirâmide Party é uma equipe formada por cinco DJs, que tem o intuito de trazer lazer para o bairro, uma experiência de balada para uma região que não tinha acesso a esse tipo de evento, Além disso, o grupo preocupa-se em reunir todas as tribos e agradar a quem curte todo tipo de música, mas sempre focando no público LGBTQIA+, dando espaço para a diversidade.
CASA DE CULTURA CAMPO LIMPO
Atração: Christian Montero – Música Sertaneja
Quando: 01/02 (Sábado) às 15h
Onde: Rua Aroldo de Azevedo, 100 – Jardim Bom Refúgio
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: A Banda Cristian Montero possui um estilo que mescla a autenticidade da Música Sertaneja tradicional com toques modernos e inovadores.
Atração: Esaqueu Castilho – Música Sertaneja
Quando: 01/02(Sábado) às 17h
Onde: Rua Aroldo de Azevedo, 100 – Jardim Bom Refúgio
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: Esaqueu Castilho traz ao público uma mistura que resgata a essência da Música Caipira, mas também a transforma com sua assinatura pessoal. A viola, com seu som característico, tem um papel fundamental em muitas das suas canções, criando uma atmosfera intimista e nostálgica.
CASA DE CULTURA IPIRANGA – CHICO SCIENCE
Atração: Coletivo NAVE – Exposição Raízes e Resistências: Sustentabilidade na Favela – Artes Visuais
Quando: 01/02(Sábado) às 16h
Onde: Rua Abagiba, 20, Av. Pres. Tancredo Neves, 1265 – Vila Moinho Velho
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: A Exposição Raízes e Resistências: Sustentabilidade na Favela mergulha nas questões de sustentabilidade nas favelas, explorando a relação das comunidades periféricas com o meio ambiente, a coletividade e a transformação social. A mostra terá sete obras em telas de 140×80 cm e duas obras digitais para serem expostas com projeção.
CASA DE CULTURA SANTO AMARO – MANOEL MENDONÇA
Atração: Trio Estrela do Mar – Baile Estrela do Mar – Música Sertaneja
Quando: 01/02 (Sábado) às 14h30
Onde: Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434 – Santo Amaro
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: O Trio Estrela do Mar reacende a chama das antigas canções sertanejas, celebrando a tradição e a nostalgia. Ao som de modões marcantes e letras que contam histórias de amor e desilusão, o evento transporta o público para uma época onde as melodias simples tocavam os corações.
CASA DE CULTURA SANTO AMARO – JÚLIO GUERRA
Atração: Rene Sobral – Terreirão do Sobral – Samba
Quando: 01/02(Sábado) às 15h
Onde: Praça Floriano Peixoto, 131 – Santo Amaro
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: Rene Sobral interpretará sambas tradicionais e, principalmente, os sambas de terreiros e outros sucessos de escolas de Samba do Estado de São Paulo.
CENTRO CULTURAL OLIDO
Atração: Sarau Segunda Negra
Quando: 01/02 (Sábado) às 15h
Onde: Espaço HUB Leitura | Avenida São João, 473 – Centro Histórico
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: Três livros publicados e convites para eventos importantes são alguns dos acertos deste sarau que também atua em escolas públicas com literatura de periferia.
TEATRO FLÁVIO IMPÉRIO
Atração: Nós Podemos
Quando: 01/02 (Sábado) às 20h, 02/02 (Domingo) às 18h, 08 (Sábado) e 09 (Domingo) às 16h
Onde: Teatro | Rua Professor Alves Pedroso, 600 – Cangaíba
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: Espetáculo circense que, de forma poética, retrata a dura rotina da mulher periférica. Através de números artísticos e inspirados em histórias reais de suas protagonistas e outras grandes mulheres da periferia, destaca as lutas diárias entre essas mulheres para conquistar seu espaço em uma sociedade marcada pelo preconceito.
CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA
Atração: Murta
Quando: 01/02 (Sábado) às 19h
Onde: Sala Cênica | Baixos do Viaduto do Chá, s/nº, Galeria Formosa – Centro Histórico
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: Espetáculo solo de dança de Ester Lopes que tem como princípio motivador a ancestralidade e os meios de existir do corpo feminino periférico. Convoca e empresta seu corpo para a presentificação de todas as ancestrais que povoam suas lembranças, seja através de memórias vivas, seja através de relatos de familiares de mulheres que ela sequer conheceu, mas que são reconhecidas através de semelhanças físicas, sonoras e/ou gestuais.
CENTRO CULTURAL DA DIVERSIDADE
Atração: Atravessadas
Quando: 01/02 (Sábado) às 20h
Onde: Teatro Décio de Almeida Prado | Rua Lopes Neto, 206 – Itaim Bibi
Ingresso: Grátis
Classificação: +18 anos
Sinopse: Performance narrativa literária que explora as complexas e multifacetadas dimensões do amor, suas delícias e suas feridas. Através de textos poéticos e fragmentos de prosa, entrelaça histórias de relações intensas, entre o desejo e o sofrimento, o cuidado e o controle, a entrega e o abandono.
CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE
Atração: Gato Malhado e a Andorinha Sinhá
Quando: 01/02 (Sábado) a 16/02 (Domingo), às 11h e às 15h
Onde: Arena | Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 – Vila Nova Cachoeirinha
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: O romance O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá foi escrito por Jorge Amado em 1948 como um presente de aniversário para seu filho João Jorge, que fazia um ano na ocasião. A obra, que só seria publicada pela primeira vez em 1976, é uma fábula sobre um amor proibido entre um gato e uma andorinha. A montagem da Cia. Novelo, com direção de Maristela Chelala, direção musical de Marco França e direção de movimento de Dinho Hortêncio, adiciona recursos da linguagem do circo ao romance.
CENTRO CULTURAL VILA ITORORÓ
Atração: Samba Chic
Quando: 01/02 (Sábado) às 19h
Onde: Palco Éden | Rua Maestro Cardim, 60 – Bela Vista
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: Projeto criado por músicos, cantores e compositores das comunidades de samba de São Paulo e nos redutos musicais. O fruto dessas intervenções gerou esse coletivo de músicos qualificados e pesquisadores, que já fizeram várias apresentações homenageando cantores e compositores brasileiros dentro e fora do país.
TEATRO CACILDA BECKER
Atração: Do Mato e da Estrada – Victor Pradella
Quando: 01/02 (Sábado) às 20h
Onde: Rua Tito, 295 – Lapa
Ingresso: R$ 30,00 inteira e R$15,00 meia
Classificação: Livre
Sinopse: O artista Victor Pradella acaba de lançar seu novo álbum, Do Mato e da Estrada, uma obra que reflete suas raízes, experiências e a beleza da vida simples. O show de lançamento promete ser uma experiência inesquecível para todos os fãs e amantes da música. A convidada da noite é Jovelina, banda de indie rock formada pelos irmãos Maicke e Rubens Souza, de Diadema.
TEATRO ALFREDO MESQUITA
Atração: Os Donos do Mundo
Quando: de 01/02 (Sábado) a 23/02 (Domingo) | Sexta e sábado às 20h e domingo às 19h
Onde: Avenida Santos Dumont, 1770 – Santana
Ingresso: R$30,00 inteira e R$15,00 meia
Classificação: +12 anos
Sinopse: Como seria se todas as pessoas do mundo simplesmente desaparecessem e apenas um grupo de jovens adultos tivesse sobrado? Esse é o retrato de Os Donos do Mundo, peça autoral de Luccas Papp. Vindos de todos os cantos da cidade, e completamente diferentes entre si, os garotos precisam conviver em um supermercado abandonado enquanto buscam a explicação do sumiço repentino da humanidade e têm seus sensos de justiça e verdades postos à prova. Essa realidade tão surreal entra em conflito com a saudade da família e a necessidade que temos de ter pessoas que amamos ao nosso lado. Uma experiência sensível e nostálgica sobre o que é vida e o que podemos fazer dela
TEATRO ARTHUR AZEVEDO
Atração: Arquivo Negro
Quando: de 01/02 (Sábado) a 09/02 (Domingo) | Sexta e sábado 21h e domingo 19h
Onde: Avenida Paes de Barros, 955 – Alto da Mooca
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: Arquivo Negro é livremente inspirado em histórias reais de personalidades negras, que mesmo vivendo em situações de extrema adversidade se destacaram e influenciaram a história brasileira, como João Cândido, Maria Firmina dos Reis, Luiz Gama, Carolina Maria de Jesus, Abdias do Nascimento, Aleijadinho, entre outros. O espetáculo resgata e reapresenta arquivos históricos sobre uma cultura afro-brasileira, que não nos foi verdadeiramente contada. Não somos descendentes de escravos, somos descendentes de seres humanos africanos. Filhos da diáspora, trazidos ao mundo com o direito de sermos autores e protagonistas de nossa própria história. Assim, seguimos a passos largos em caminhos estreitos.
Atração: Passaporte para o Amor
Quando: de 01/02 (Sábado) a 23/02 (Domingo) | Sexta e sábado às 20h, e domingo às 18h
Onde: Sala Multiuso | Avenida Paes de Barros, 955 – Alto da Mooca
Ingresso: R$ 30,00 Inteira e R$ 15,00 Meia
Classificação: +14 anos
Sinopse: Ângelo e Marina, que se encontram inesperadamente em um aeroporto após perderem seus voos. Durante a aguardada realocação, a desconfiada aeromoça Marina e o determinado passageiro Ângelo trocam confidências, descobrindo afinidades surpreendentes repletas de humor e amor.
Programação do dia 02/02 (Domingo)
CASA DE CULTURA VILA GUILHERME – CASARÃO
Atração: Azulinho e Banda – Azulino Canta Azulão – Forró
Quando: 02/02 (domingo) às 16h
Onde: Praça Oscár da Silva, 110 – Vila Guilherme
Ingresso: Gratuito
Classificação: Livre
Sinopse: No show, Alexandre interpreta notáveis clássicos nordestinos que marcaram a trajetória musical de seu pai, o forrozeiro Azulão, além de apresentar composições originais de seus primeiros e segundo álbuns.
Atração: Quarteto Domingando – Forró
Quando: 02/02 (domingo) às 17h
Onde: Praça Oscár da Silva, 110 – Vila Guilherme
Ingresso: Gratuito
Classificação: Livre
Sinopse: O projeto Quarteto Domingando: Do Choro ao Forró é um espetáculo musical que canta as brasilidades por meio diálogo rítmico entre dois gêneros musicais brasileiros distintos e muito ricos em cultura e história, o Choro e o Forró.
CASA DE CULTURA GUAIANASES
Atração: Bloco AKiO – Carnaval 2025 – Samba
Quando: 02/02 (domingo) às 12h
Onde: Rua Castelo de Leça, s/n – Jardim Soares
Ingresso: Gratuito
Classificação: Livre
Sinopse: O Bloco Akió apresenta várias músicas e canções voltadas ao Carnaval de Rua de São Paulo, sendo um programa cultural para toda a família.
CASA DE CULTURA RAÚL SEIXAS
Atração: Round Rock Band – Classic Rock – Música
Quando: 02/02 (domingo) às 16h
Onde: Rua Murmúrios da Tarde, 211 – Jardim Bonifacio
Ingresso: Gratuito
Classificação: Livre
Sinopse: O conjunto Rock Round Band realiza um grande espetáculo musical em homenagem aos clássicos do Rock nacional e internacional. No repertório, clássicos de Elvis Presley, Joe Cocker, Johnny Rivers, Legião Urbana, Ira, Paralamas do Sucesso, entre outros.
CASA DE CULTURA SÃO MIGUEL
Atração: Alanzinho Miranda – Pagode do Alanzinho – Samba
Quando: 02/02 (domingo) às 13h
Onde: Rua Irineu Bonardi, 169 – Vila Pedroso
Ingresso: Gratuito
Classificação: Livre
Sinopse: Alanzinho vem encantando o público com sua musicalidade e carisma, trazendo diversas referências do Samba e do Pagode com uma experiência dançante seja em bares, festas de aniversários ou eventos abertos ao público.
Atração: Bloco AKiO – Carnaval 2025 – Samba
Quando: 02/02 (domingo) às 16h
Onde: Rua Irineu Bonardi, 169 – Vila Pedroso
Ingresso: Gratuito
Classificação: Livre
Sinopse: O Bloco Akió apresenta várias músicas e canções voltadas ao Carnaval de Rua de São Paulo, sendo um programa cultural para toda a família.
CENTRO CULTURAL GRAJAÚ
Atração: Treinalhaço – A competição de quem erra mais, com Coletivo MENELÃO de Teatro
Quando: 02/02 (Domingo) às 15h
Onde: Rua Professor Oscar Barreto Filho, 252 – Parque América
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: Após anos sem fazer seu espetáculo, a palhaça Curtiça e o palhaço Mais ou Menos se reencontram. No entanto, nenhum dos dois conseguiu superar o fatídico dia em que a dupla se separou. Dominados pela mágoa, surge entre eles o espírito da competição. Numa sequência de desafios clássicos, os palhaços tentarão provar um ao outro qual dos dois é o melhor!
Atração: Duelo Urbano – Coletivo Elo das Minas
Quando: 02/02 (Domingo) às 15h
Onde: Calçadão Cultural | Rua Professor Oscar Barreto Filho, 252 – Parque América
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: Duelo Urbano surge como uma iniciativa inovadora e inclusiva, destinada a fomentar a cultura urbana e fortalecer a cena artística independente em São Paulo. Durante o projeto ocorrerão eventos que têm como foco desafios de Batalha de Tag e Throw up, que são vertentes de escritas da arte urbana do graffiti, além de contar com oficinas e intervenções artísticas. O projeto prevê o empoderamento feminino, tendo como equipe de produção e artistas convidadas, um grupo produtivo e artístico composto por mulheres.
CENTRO CULTURAL VILA ITORORÓ
Atração: Jazz Café
Quando: 02/02 (Domingo) às 11h
Onde: Palco Éden | Rua Maestro Cardim, 60 – Bela Vista
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: Jazz Café é um combo musical formado por Aquiles Faneco na guitarra e Geremias Tiófilo no saxofone. O duo interpreta standards e canções de forma jazzística. No repertório, músicas que vão do Jazz a Bossa, passando pelo Pop, Choro e Música Latina, com uma roupagem moderna. A proposta é fazer das apresentações uma experiência, envolvendo música e sabor, com a presença de baristas e produtores de cafés especiais servindo a bebida no método V60.
TEATRO PAULO EIRÓ
Atração: Na Lona de Benjamin
Quando: de 02/02(Domingo) a 09/02(Domingo) | Quinta a sábado às 21h e domingo às 19h
Onde: Avenida Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro
Ingresso: Grátis
Classificação: +10 anos
Sinopse: Uma trupe de palhaçaria viaja no tempo/espaço remendando histórias do passado em busca da herança de Benjamim. Encontram uma velha lona de circo, onde existe um morador desmemoriado que não lembra sobre a sua história, muito menos a de Benjamim. Com samba, músicas do congado mineiro, folias de reis, mágicas, números cômicos, teatro de revista, radio novela e melodrama, a trupe embarca nas memórias do circo-teatro brasileiro para combater o surto de desmemória aguda.
TEATRO CACILDA BECKER
Atração: Doca e Gadel
Quando: 02/02 (Domingo) às 19h
Onde: Rua Tito, 295 – Lapa
Ingresso: R$30,00 inteira e R$15,00 meia
Classificação: Livre
Sinopse: Arthur Doca e Gadel compartilham uma noite especial de música brasileira. Doca apresenta Gosto do Horizonte, mesclando lançamentos, clássicos de sua trajetória e sua poesia rica em brasilidade, enquanto Gadel estreia Sobre Viver –Acústico, revisitando seu EP sob outro olhar e antecipando futuros lançamentos.
TEATRO ARTHUR AZEVEDO
Atração: Concerto Didático Matinal
Quando: 02/02 (Domingo) Às 11h
Onde: Avenida Paes de Barros, 955 – Alto da Mooca
Ingresso: R$ 20,00 inteira e R$10,00 meia
Classificação: Livre
Sinopse: Descubra os segredos por trás das melodias atemporais em um Concerto Didático que desvendará a fascinante jornada musical de grandes compositores clássicos. Nesta experiência educativa, a vida e obra de Franz Peter Schubert, um dos maiores melodistas da história, cuja genialidade muitas vezes é ofuscada por sua música otimista. O evento começará explorando a trágica e breve vida de Schubert, Mozart, VivO evento começará explorando a trágica e breve vida de Schubert, Mozart, Vivaldi e outros mestres da música clássica. Prepare-se para uma jornada de aprendizado musical, onde a harmonia entre informações históricas e apresentações ao vivo proporcionará uma compreensão mais profunda e enriquecedora da música clássica.aldi e outros mestres da música clássica.
Sobre a Secretária de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural brasileira, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra mais de 251 equipamentos culturais, incluindo 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, 14 Museus, 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística), 3 unidades da Rede Daora de capacitação em Indústria Criativa, além de 36 salas de PIAPI (Programa de Iniciação Artística à Primeira Infância) e 68 de PIÁ (Programa de Iniciação Artística). A pasta segue inovando e ampliando o acesso à cultura, consolidando São Paulo como referência em políticas culturais inclusivas e criativas.