Ausência de filas e preços mais baixos fizeram com que mais pessoas pudessem aproveitar a vida cultural na capital paulista
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Atrações culturais em todo o país tiveram de fechar as portas a partir de março de 2020. Museus, lugares de exposições, peças de teatro e muitos outros centros culturais do país não puderam seguir com suas atividades, e, agora, quase um ano depois do primeiro fechamento, muitos desses lugares encontraram alternativas para continuar oferecendo diversão a seus públicos, mesmo quando eles não podem sair de casa.
Muitas das exposições e dos eventos programados para acontecer em 2020 tiveram de ser reinventados para poder migrar para ambientes online, seja para tornar a experiência dos visitantes algo memorável ou para conseguir se adequar aos novos formatos.
De acordo com dados da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, os museus do estado tiveram um recorde de visitantes online em 2020. No total, foram 13 milhões de pessoas que aproveitaram a pandemia para conhecer mais dos museus, sem precisar sair de casa.
Esse número expressivo de visitantes virtuais foi importante para mostrar que a criação de conteúdo para o público online é uma área que deve continuar em alta entre as instituições de cultura do estado. Isso permite que visitantes de outras cidades, estados e países possam aproveitar as atrações de diferentes regiões.
Exposições exclusivas para o público virtual
Além das exposições já programadas para os espaços físicos, alguns centros culturais conseguiram trazer aos visitantes algumas atrações exclusivas para o meio virtual. Assim, até mesmo quem já pôde aproveitar o que esses museus vinham trazendo ao público antes do fechamento conseguiu se divertir com novidades.
Um dos grandes exemplos é a Japan House São Paulo, um centro fomentador da cultura japonesa na cidade de São Paulo, que lançou um projeto especial para engajar seus visitantes com as redes sociais do espaço. O uso do ambiente online ampliou ainda mais as possibilidades da iniciativa, que tem como objetivo divulgar a cultura japonesa entre os brasileiros.
Lojas de souvenir se modernizaram
Até mesmo as lojas que vendiam lembrancinhas para os visitantes entraram nessa onda. Atualmente, é possível fazer compras online de materiais exclusivos, além de fazer downloads em alta qualidade das obras e outros conteúdos dos museus, para então fazer a revelação de fotos em diferentes tamanhos, podendo eternizar um pedaço do museu dentro de casa.