A partir do dia 9 de novembro, o festival mostra trabalhos do fotógrafo brasileiro Araquém Alcântara e dos artistas visuais Pedro Vinicio e Mari Pini, antecedendo seu calendário oficial, que acontece de 28 de novembro a 1° de dezembro
Arte de Pedro Vinicio
|
Em contagem regressiva para sua 14ª edição, a Virada Sustentável, o maior festival de sustentabilidade da América Latina, abre a programação de 2024 com três exposições inéditas. A partir de 9 de novembro, a mostra Amazônia das Crianças, assinada pelo renomado fotógrafo brasileiro Araquém Alcântara, ocupará o canteiro central da Avenida Paulista com imagens, pela primeira vez, na horizontal. As fotos foram selecionadas de modo a estimular discussões sobre os direitos das crianças e a necessidade de proteção dos recursos naturais da Amazônia.
Diversas peças do mobiliário urbano da capital paulista vão receber obras inéditas dos artistas visuais Pedro Vinicio e Mari Pini: serão exibidas, por exemplo, em relógios de rua, em painéis instalados em estações do Metrô e mídia indoor. Todas as obras chamam à reflexão acerca de temas como mudanças climáticas, biodiversidade, economia circular e consumo consciente, sempre com a preocupação de imprimir um toque de arte à cidade.
Exposições
A exposição Amazônia das Crianças, de Araquém, chega em São Paulo depois de passar pelo norte do país na Virada Sustentável em Belém, Pará. Destacando a vida e a cultura das crianças que vivem na Amazônia, a mostra captura a essência da infância nas comunidades da região, revelando a beleza e os desafios que elas enfrentam em um ambiente rico em biodiversidade, mas vulnerável em questões sociais e ambientais.
Serão 22 painéis horizontais com fotografias do cotidiano, de brincadeiras e de tradições locais, proporcionando uma visão intimista e autêntica da realidade nessa parte do país. Em exibição até 1° de dezembro, a exposição busca sensibilizar o público para a importância da preservação da Amazônia, e valorizar a cultura e a identidade dos povos que a habitam.
Além disso, o mobiliário urbano de São Paulo recebe as exposições de Mari Pini e Pedro Vinicio. Mari apresenta uma série de dez imagens que exploram quatro temas centrais do evento: mudanças climáticas, biodiversidade, economia circular e consumo consciente. Com uma proposta visual que busca a síntese e o impacto pela simplicidade, as obras convidam o público a refletir de forma direta e acessível. O artista Pedro Vinicio também contribui com ilustrações que abordam, com humor, mensagens e temas pertinentes e caros ao festival.
A partir do dia 28 de novembro, como parte da programação oficial da Virada, estas mensagens visuais também serão projetadas em empenas na Avenida Paulista, na esquina com a Rua da Consolação.
“Estamos animados com a Virada Sustentável 2024 e com a oportunidade de montar três exposições impactantes que antecipam a programação oficial. Essa é uma forma de engajar o público desde já e colocar a sustentabilidade de forma leve no cotidiano das pessoas”, comenta André Palhano, cofundador da Virada Sustentável.
A programação completa será anunciada em breve. Para mais informações de programação, locais das ações e atrações, acesse o site da Virada Sustentável ou o perfil oficial no Instagram: @viradasustentavel.
A Virada Sustentável São Paulo 2024 é apresentada pelo Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura, e Governo Federal – União e Reconstrução e Sabesp. Tem patrocínio da Novelis, C6 Bank, Suzano e Copatrocínio da Mills. Oferecimento da Brookfield Properties. Apoio das empresas Nutrire, Scania, Vedacit, ICONIC. Correalização com a Prefeitura de São Paulo. Parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, Sesc São Paulo, Senac, Metrô de São Paulo, CPTM – Cia Paulista de Trens Metropolitanos, Poiesis, Casa das Rosas, Fábricas de Cultura, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL-SP), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
Programação da Virada Sustentável 2024:
Exposição Amazônia das Crianças, de Araquém Alcântara
De 9 de novembro a 1° de dezembro, no canteiro central da Avenida Paulista, entre a Av. Brig. Luís Antônio e a Pça Oswaldo Cruz.
Coletâneas de Mari Pini e Pedro Vinicio
De 9 de novembro a 1° de dezembro – mobiliário urbano distribuído pela cidade
Virada Sustentável
A Virada Sustentável é o maior festival de sustentabilidade do Brasil. Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades. Tem como objetivo apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, gerando reflexão e discussões a fim de promover um futuro sustentável e reforçando as redes de transformação e impacto social existentes.