Velha Guarda Musical do Camisa Verde e Branco faz apresentação cheia de significados na abertura da exposição Bambas na Barra Funda, no pré carnaval de São Paulo
Exposição no dia 26 abre às 19h, e roda de samba acontece às 20 horas, no Bananal, na zona oeste;
Mostra visual apresenta registros de entrevistas com personagens que foram protagonistas na cena do samba no território, a fim de documentar o legado deixado pela população negra para o samba paulistano e para a cidade;
Repertório especial para a data contará com sambas compostos por homenageados no projeto;
A mostra faz parte do projeto Cartografias de Bambas, ação de resgate da memória e do protagonismo negro na formação cultural do bairro da Barra Funda.
|
Ailton Mesquita, músico da Velha Guarda Musical do Camisa Verde e Branco – Foto de divulgação
No próximo dia 26, a poucos dias das festividades do Carnaval, a Velha Guarda Musical do Camisa Verde e Branco se apresentará na abertura da exposição Bambas na Barra Funda. A mostra visual realizada pela Iniciativa Negra — primeira organização negra dedicada a propor reformas nas políticas sobre drogas, segurança pública, e nos sistemas de justiça e saúde pública — contém registros de entrevistas históricas de personalidades do samba e articuladores culturais essenciais para o aquilombamento da população negra do território na época.
A exposição será aberta ao público a partir das 19 horas, no espaço Bananal, localizado à Rua Lavradio, 237, na Barra Funda, e ficará em cartaz até o dia 29 de março. No dia, o Bananal funcionará em parceria com a Cozinha Ocupação 9 de Julho.
A Velha Guarda Musical do Camisa Verde e Branco preparou um repertório especial para o evento, tocando sambas compostos por alguns dos bambas homenageados na exposição.
Depoimentos de grandes nomes do samba e articuladores culturais do território, tais como Ailton Mesquita, músico da Velha Guarda Musical do Camisa Verde e Branco, Simone Tobias, compositora e importante figura do samba paulistano, além de Zelão, Seu Ideval e Tia Neide, foram gravados em ação que faz parte do projeto Cartografias de Bambas, para resgate da memória e do protagonismo negro na formação cultural do bairro da Barra Funda, na zona oeste de São Paulo, através da história do samba e do legado deixado pela comunidade negra dessa área da cidade.
O Cartografias de Bambas é fruto de uma emenda parlamentar do mandato da Deputada Leci Brandão, e é realizado em parceria com Alma Preta Jornalismo, Ponte Jornalismo e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Sobre a Iniciativa Negra Por Uma Nova Política sobre Drogas
A Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas é uma organização da sociedade civil que atua, desde 2015, pela construção de uma agenda de justiça racial e econômica promovendo ações de advocacy em Direitos Humanos e propondo reformas na atual política de combate às drogas.
Sobre o Bananal
BANANAL é um centro cultural coletivo localizado na Barra Funda, voltado à produção, difusão e circulação de projetos de artistas e iniciativas fora do circuito institucional. Fundado em 2021, o espaço se dedica a pensar e acolher projetos que valorizem a história do bairro e suas comunidades, seja nas artes visuais, visitas pelo território, atividades formativas, festivais de música e a elaboração de registros da história da Barra Funda. Aos sábados e em dias de evento, o BANANAL abre o bar em parceria com a Cozinha Ocupação 9 de Julho.
Sobre a Velha Guarda Musical do Camisa Verde e Branco
A Velha Guarda Musical do Camisa Verde e Branco é a primeira Velha Guarda Musical do Estado de São Paulo, formada em 2002 a partir da tradicional roda de samba “Trevo das Onze”, reunindo membros da bateria e da Ala de Compositores da escola. Desde então, consolidou-se como referência no samba paulistano, lançando trabalhos autorais como Canto pra Viver (2006) e O Peso da Tradição (2020), este último com participações de Fabiana Cozza, Demônios da Garoa e Serginho Madureira. Mantendo viva a cultura do samba, segue se apresentando em diversos espaços, exaltando suas raízes e a tradição da Barra Funda.
SERVIÇO
Abertura da Exposição Bambas na Barra Funda
Data: de 26/2/2025 a 29/3/2025
Horário: 19 horas
Visitação: Terça a sexta das 14h às 19h
Para o agendamento de visitas guiadas basta enviar email para (cartografiadebamba@
Apresentação musical
Velha Guarda Musical do Camisa Verde e Branco
Data: 26/02/2025
Horário: 20 horas
Local: Bananal
Endereço: Rua Lavradio, 237 – Barra Funda