- A soprano Jéssica Leão, que mora na Alemanha, virá ao Brasil especialmente para viver a icônica personagem Rainha da Noite
- Público terá oportunidade de reencontrar solistas que participaram de outras montagens da companhia
Está quase tudo pronto para a estreia de A Flauta Mágica, de Wolfgang Amadeus Mozart. O ritmo dos ensaios está cada vez mais intenso e o time criativo está dando os últimos retoques no cenário e figurinos. Serão oito apresentações no Teatro Bradesco, a partir de 2 de novembro – sendo duas dedicadas especialmente ao público infantil, com récitas cantadas em Português e duração mais curta.
A montagem da UNIOPERA vai reunir um grande elenco para contar a história de amor entre Tamino e a Princesa Pamina, em um enredo repleto de reviravoltas e personagens icônicos. A soprano Jéssica Leão, que atualmente mora na Alemanha, virá ao Brasil especialmente para essa produção. Ela viverá a Rainha da Noite nas duas versões, original e infantil, retornando ao papel que foi sucesso na temporada de 2019 (leia entrevista abaixo).
A soprano Isabella Luchi se apresentará pela primeira vez para o público da UNIOPERA. Ela viverá a Princesa Pamina em cinco récitas e dividirá a personagem com Giulia Moura, que se encarregará de fazer a interpretação em três sessões. A solista retornará ao palco do Teatro Bradesco depois de uma performance emocionante como Micaëla na ópera Carmen e como solista na 9ª Sinfonia de Beethoven.
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Os tenores Rafael Ribeiro, conhecido do público por suas participações em Carmen e O Barbeiro de Sevilha, e Vinicius Cestari serão Tamino. Calebe Faria e Isaque Oliveira farão o divertido Papageno.
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A plateia da UNIOPERA reencontrará a voz poderosa do baixo-barítono Flávio Borges (Sarastro), conhecido por suas interpretações em O Barbeiro de Sevilha e A Criação, e a delicadeza de Yohana Granatta (Papagena), cuja primeira participação em montagens da companhia foi como solista em A Criação.
As Três Damas de A Flauta Mágica serão interpretadas por nomes conhecidos do público: Caroline Raquel (Carmen), Gabriela Bueno (Carmen e O Barbeiro de Sevilha) e Marcela Vidra (O Barbeiro de Sevilha e 9ª Sinfonia de Beethoven).
Os Três Gênios serão responsabilidade de Thainá Biasi, Mosielly Oriente e Bruno Costa. Felipe Vidal (Monostatos) e Marcos Ouros (Arauto) repetem a dobradinha que fizeram em Carmen.
Todas as apresentações serão executadas pela Orquestra Acadêmica de São Paulo e pelo Coral da Cidade de São Paulo, com regência de Luciano Camargo. A direção cênica do espetáculo será de Rodolfo García Vázquez, da companhia de teatro Os Satyros, com cenários de Priscila Soares, iluminação de Guilherme Bonfanti, figurinos de Amanda Pilla B. e Samantha Macedo (baseados na concepção original de J. C. Serroni) e maquiagem de Ana Paula Costa.
ENTREVISTA COM JÉSSICA LEÃO
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UNIOPERA – Você foi a Rainha da Noite na temporada 2019. O público pode esperar alguma diferença na sua interpretação, cinco anos depois?
Jéssica Leão – Certamente. Em cinco anos, minha técnica e minha compreensão da personagem amadureceram. A Rainha da Noite é um papel extremamente desafiador e, com mais experiência, pude aprofundar ainda mais a interpretação. Hoje, trago uma leitura mais rica, tanto vocal quanto emocionalmente falando, aproveitando os desafios técnicos para explorar sua complexidade e intenções. O público verá uma Rainha da Noite com mais nuances e uma intensidade renovada.
U – Qual é a importância de A Flauta Mágica para a sua formação e para a sua carreira?
JL – A Flauta Mágica tem um significado muito especial na minha trajetória. Além de ser uma obra-prima de Mozart, que oferece desafios técnicos e artísticos únicos, foi um dos marcos na minha formação como cantora. Interpretar a Rainha da Noite me deu a oportunidade de desenvolver a minha técnica na região aguda e o controle vocal que esse papel exige.
U – O que espera dessa temporada?
JL – Estou muito animada! Espero poder proporcionar ao público uma experiência ainda mais envolvente e emocionante. Cada apresentação é uma oportunidade de redescobrir a música e conectar-se com os espectadores e estou ansiosa para sentir essa troca de energia. Além disso, quero continuar a crescer como artista e deixar minha marca em cada performance, trazendo algo novo e autêntico para cada papel que interpreto.
Sobre a UNIOPERA
A UNIOPERA (Associação Coral da Cidade de São Paulo) é uma entidade não-governamental sem fins lucrativos dedicada à difusão da ópera, da música de concerto e do canto coral. São mais de 20 anos de tradição, realizando montagens nas principais salas de espetáculo no estado de São Paulo. Desde 2016 realiza regularmente temporadas de concertos sinfônicos e óperas no Teatro Bradesco, em São Paulo.
Desde sua fundação, em 2002, mais de 2 mil pessoas já tomaram parte do Coral da Cidade de São Paulo e de seus cursos de teoria musical, solfejo e técnica vocal, oferecidos gratuitamente para participantes de todas as idades, profissões e interesses. A entidade, constituída juridicamente desde 2009, possui atualmente centenas de associados e participantes de suas atividades artísticas e formativas.
A UNIOPERA é pioneira em produções independentes na área da música de concerto e ópera, e realiza espetáculos de grande porte fora do circuito estatal, com a participação voluntária por meio de um coral comunitário, inspirado no modelo da “Wiener Singverein” (União Vienense de Canto).
SERVIÇO:
A FLAUTA MÁGICA, de W. A. Mozart
Classificação indicativa etária: Livre
Duração: Original 150 minutos | Infantil: 90 minutos
Teatro Bradesco São Paulo
Shopping Bourbon – R. Palestra Itália, 500 – Perdizes – São Paulo – SP
VERSÃO ORIGINAL
Dias 2 e 3 de novembro, às 16h
Dias 5, 6, 7 e 8 de novembro, às 20h
VERSÃO INFANTIL
Dias 9 e 10 de novembro, às 16h
Tanto a versão original como a versão infantil são recomendadas para todas as idades. Os dois espetáculos seguem rigorosamente a partitura de Mozart, com a orquestra completa, coro e solistas.
Realização:
Associação Coral da Cidade de São Paulo/UNIOPERA | Link
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Apoio cultural:
Beare Gioielli