Esta iniciativa cultural revela o papel da ciência para o aumento da produção de alimentos,
reflete sobre segurança alimentar e os impactos do crescimento populacional
A exposição Tesouros da Terra, semente da inovação chega em São Paulo com o propósito de despertar a consciência da sociedade para os desafios da segurança alimentar em 2050, quando o mundo, de acordo com a ONU, será habitado por 9.7 bilhões de pessoas e haverá a necessidade de aumentar em 60% a produção de comida e ainda superar tantos desafios climáticos previstos por especialistas.
Tesouros da Terra, é uma iniciativa cultural idealizada e produzida pela YABÁ Consultoria, especializada em ESG. O projeto é realizado com patrocínio da GDM via Lei Federal de Incentivo à Cultura e apresenta de forma leve e didática as biotecnologias que estão sendo utilizadas no campo, tornando a agricultura cada vez mais produtiva e sustentável.
Em uma jornada de conhecimento, os visitantes irão compreender sobre o DNA das plantas e como a agricultura tem se modernizado com o uso de diferentes tecnologias de gestão e informação, incluindo a inteligência artificial.
A exposição é uma experiência imersiva, um programa para toda a família que trata da chegada dos imigrantes ao Brasil como ponto de partida unindo, de forma sensível, nostalgia e inovação. Enquanto por um dos dispositivos interativos mostra a realidade do campo nos dias de hoje, por outros são apresentadas as histórias de agricultores rurais e de seus familiares que dedicam suas vidas nas lavouras de soja, milho, trigo entre outros cultivos.
|
Da enxada aos drones, os visitantes têm a oportunidade de vivenciar a lavoura sob a ótica da agricultura de precisão e produtiva do século XXI. A biotecnologia e o trabalho dos cientistas também são apresentados em uma jornada que envolve diferentes etapas: desde pesquisa, desenvolvimento em ambiente de laboratório e análise no campo, até averiguar se as sementes estão adequadas para serem multiplicadas e comercializadas, gerando grande impacto na sociedade. Jogos e experiências táteis também apresentam o dia a dia de profissionais que se dedicam ao campo, desde biotecnólogos, agrônomos, bioquímicos, entre outras formações que são, inclusive, absorvidas por empresas que atuam no segmento do agronegócio.
|
“A exposição Tesouros da Terra, faz um convite para olharmos para o futuro. O ODS 2 (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), destaca como meta acabar com todas as formas de fome e má nutrição até 2030. Conectar a arte à um tema tão complexo, é fundamental para que a sociedade compreenda as oportunidades da biotecnologia, bem como, a importância do melhoramento genético das plantas para assegurar a alimentação da polução daqui há 30 anos”, explica a produtora cultural Andrea Moreira da YABÁ Consultoria.
Serviço
Exposição Tesouros da Terra – Sementes da inovação
Data: de 20 de fevereiro a 20 de abril
Horário: das 9h30 às 18h30
Local: Biblioteca de São Paulo (Avenida Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana); referência: dentro do Parque da Juventude
Obs: a Biblioteca não abre às segundas-feiras.
Site: Link
Sobre a YABÁ Consultoria – Proponente cultural e idealizadora do projeto
Criada em 2013, a Yabá Consultoria é especializada no “s” do ESG, em que os aspectos ambientais, sociais e de governança são estratégicos para a gestão de empresas ou organizações sociais. A sua fundadora Andrea Moreira, mestre em Gestão Humana e Social e profissional com mais de 20 anos na área de Sustentabilidade, dedica-se a integrar temas complexos à projetos artísticos-culturais, levando informação de qualidade e experiência imersivas para diferentes públicos de empresas que destinam parte dos impostos para iniciativas socioculturais. A consultoria customiza projetos culturais alinhando estratégias corporativas, interesses da sociedade e as políticas públicas, contribuindo assim para que os impostos sejam utilizados de forma eficaz e com acesso gratuito à população.
Sobre a GDM Genética – empresa incentivadora
GDM é um grupo global que pesquisa, desenvolve e comercializa produtos com propriedade intelectual em genética de plantas de cultivos extensivos. Está presente no Brasil há 20 anos e na Argentina desde 1982. Opera em 15 países com 3.400 colaboradores. A GDM apoia o Projeto Tesouros da Terra – Sementes da Inovação via Lei Federal de Incentivo à Cultura.