Outras quatro rodadas estão previstas até o final do ano |
|
O ano de 2025 começa com boas notícias para as comunidades de Paranaguá, Curitiba e região metropolitana. A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, anunciou os projetos selecionados em sua rodada mais recente de aportes, que irão beneficiar 19 iniciativas nas áreas de saúde, cultura, esporte e inclusão. Desde 2007, a empresa já apoiou 149 projetos por meio de leis de incentivo fiscal e, até o fim do ano, prevê realizar outras quatro rodadas de investimentos.
Entre os projetos contemplados nesta fase, estão cinco iniciativas via Lei Rouanet, seis por meio do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), quatro pela Lei do Idoso e outras quatro no segmento esportivo. “Desde 2007, a TCP apoia iniciativas que impactem positivamente a vida das comunidades da capital e do litoral paranaense, pois acreditamos na construção de um futuro melhor, com mais acesso à cultura, educação, lazer, saúde e esporte. Por isso, todos os programas contemplados nesta rodada de aportes promovem o desenvolvimento social em suas áreas de atuação, e reforçam os vínculos da TCP com a comunidade”, destaca Patrícia Cobra, gerente de marketing e assuntos administrativos da TCP.
Projeto Aprova amplia oportunidades de aprendizado para jovens
|
Entre os projetos contemplados, o “Aprova”, da entidade GERAR, é voltado ao reforço escolar e ao aprimoramento do aprendizado de alunos da rede pública de ensino. Criado em 2020, o programa busca fortalecer a formação técnica e aumentar as chances de sucesso em vestibulares e no ENEM. Sua metodologia prevê 20 aulas semanais, distribuídas de segunda a quinta-feira, com 5 aulas diárias de 50 minutos, abrangendo disciplinas como Matemática, Língua Portuguesa, Ciências da Natureza, Filosofia e Sociologia.
Todos os participantes recebem três volumes de material didático específico e uma camiseta personalizada para uso durante as aulas. Esses recursos, aliados a uma infraestrutura acessível, têm sido essenciais para fortalecer a educação pública no Paraná.
“Parcerias são a essência do projeto. Trabalhamos em conjunto com colégios de todas as cidades para alcançar mais jovens e garantir acesso ao reforço educacional de qualidade. Nossa prioridade é beneficiar jovens entre 14 e 18 anos em situação de vulnerabilidade social, e o apoio da TCP tem sido fundamental para levar essa iniciativa adiante e transformar realidades no litoral do estado,” destaca Karoline Castro de Amorim, coordenadora do Projeto Aprova.
Em 2025, o projeto atenderá 11 cidades paranaenses, incluindo Paranaguá, que retorna para o seu segundo ano de participação. Em 2024, dos 2.222 alunos beneficiados, 177 eram parnanguaras. As inscrições para a próxima etapa estão abertas até 25 de abril e podem ser feitas clicando aqui.
Segunda edição do Cinenaguá celebra o cinema em Paranaguá e na Ilha do Mel
Assim como o Aprova, o Cinenaguá, festival de cinema produzido pela Grafo, retorna a Paranaguá para sua segunda edição, após o sucesso do evento inaugural. Com o objetivo de ampliar o acesso à cultura e deixar um legado duradouro, o festival integra cinema e educação em vivências marcantes. Realizado de 11 a 20 de abril, contará com 20 sessões gratuitas, exibindo 18 filmes em locais icônicos de Paranaguá e da Ilha do Mel. |