Confira a programação do Sesc Santo Amaro para adultos e crianças de 4 a 8 de dezembro
O Ballet Paraisópolis é um dos destaques do mês, que traz ainda, música, teatro e contação de história
|
Vórtex_Foto: Lygia Contin
No mês de dezembro, as atrações musicais estão entre os principais destaques da Unidade, iniciando no dia 5/11 com o show de Rod Anthony, multi-instrumentista, cantor, compositor e produtor musical, que traz ao público paulista um espetáculo único e personalizado, destacando a figura do crooner vocal como o personagem central. Já no dia 6/11, Ubuntu Ensemble, coletivo vibrante e inspirador de músicos cameristas negros do Brasil, unidos por um objetivo grandioso: promover a música de câmara e reivindicar o merecido espaço para a representatividade negra no cenário da música clássica.
No dia 7/12, o Coral Câmara LGBT+ do Brasil apresenta: Cantata de Natal – Celebrando a Diversidade. Sob a regência do maestro Ettore Verissimo, com direção cênica de Péricles Martins e direção de movimento de Bruna Dias, esta apresentação se destaca pela sua narrativa envolvente e repertório musical diversificado, que celebram os encontros, a diversidade e o respeito. Dia 8/12, o grupo Mayombe apresenta o Natal Latino, com temas que representam as celebrações natalinas em diversos países latino-americanos e caribenhos, e suas expressões musicais. A Navidad, como é chamado o Natal latino-americano, é apresentada através de ritmos e instrumentos folclóricos tradicionais.
Os espetáculos de dança também marcam presença com Ballet Paraisópolis, que apresentam o programa duplo: Vórtex e Dobr[A]berta, o primeiro, de Christian Casarin, leva o virtuosismo do treinamento do ballet clássico para reorganizar estruturas tradicionais, alternando e misturando códigos do vocabulário da dança. Já Dobr[A]berta, de Mauricio de Oliveira, o corpo-dobradura se revela em todas suas contradições como esculturas, mas que deixam no espaço os rastros de suas tentativas, seus erros e acertos. Dias 7 e 8/12.
No final de semana, a programação para as crianças também está garantida. No dia 7/12, Tatiana Belink, elas contam: O Grande Rabanete, com o Grupo Cafezinho, que tem como objetivo homenagear e apresentar a obra da artista. Já no dia 8/12, é a vez do Leiturinha – com a Cia. Pé do Ouvido, com abertura para experimentar as marcas que a leitura pode deixar. Um encontro com o livro, promovido e sustentado por uma mediação cuidadosa e sensível. Fechando o domingo, a Cia Teatro de Sobras apresenta Mundo Sonha Mundo, um espetáculo que garante a diversão de toda a família.
Confira a programação completa abaixo:
[oficina – tecnologia e artes] Canto Coral Dia 4/12, quarta-feira, às 9h30. Livre. Espaço de Tecnologia e Artes. 120 minutos. Inscrições no local
Vivência de canto coral e princípios de musicalização para pessoas interessadas em cantar em coral de forma amadora. Experimentação de improviso, cânones e exercícios vocais de aquecimento e relaxamento para trabalho coral.
Alexandre Rüger, formado em Composição e Regência e Educação artística com Mestrado em Educação Musical, já deu aulas no Ceu Casablanca e no CLM em São Bernardo do Campo. É Educador do Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Santo Amaro.
[serviço] Contato – Promoção da saúde sexual e reprodutiva e a prevenção das (ISTs)
Com CCLGBTI Sul e CTA Santo Amaro Paula Legno
Dia 4/12, quarta-feira, 12h às 16h. Fachada da Unidade.
O projeto Contato visa estimular discussões e reflexões acerca da promoção da saúde sexual e reprodutiva e a prevenção das ISTs, com especial destaque para HIV/AIDS. Na unidade do Sesc Santo Amaro, teremos a colaboração do Centro de Cidadania LGBTI Edson Neris de Santo Amaro, que estará presente com sua Unidade Móvel na fachada da Unidade, e Centro de Testagem e Aconselhamento Santo Amaro.
[oficina – tecnologia e artes] Smartphone e os aplicativos que facilitam a vidaDia 4/12, quarta-feira, às 14h. Livre. ETA. Duração: 90 minutos. Sem retirada de ingressos.Buscando conectar-se com o mundo tecnológico, as pessoas têm aderido aos novos aparelhos de celular e procurado aplicativos para facilitar a comunicação com outras pessoas, como o whatsapp. Se você já tem um desses celulares e quer aprender a usar melhor seus recursos e aplicativos, traga seu celular e suas dúvidas.
Karina Rhomberg Costa é graduada em História pela FFLCH- USP. Integra a equipe do Sesc Santo Amaro desenvolvendo oficinas e cursos na área de tecnologias e artes com ênfase em letramento digital, tecnologias livres, fotografia e arte.
[bate-papo] Contato – Sexo também é trocar ideia
Com Marina Vergueiro, Priscila Obaci, Laura Ribeiro e David Oliveira
Dia 4/12, quarta-feira, às 15h. Livre. Praça coberta. 90 minutos. Sem retirada de ingressos
A ideia da atividade é promover uma conversa franca com o público, através dos depoimentos de algumas pessoas de diferentes contextos, idades, raças, gêneros e orientações sexuais, todas atravessadas pelo HIV, para ressaltar a importância do diálogo com nossos parceiros sexuais e afetivos.
[oficina – tecnologia e artes] Faça Você Mesmo: Customização de Ecobags
Dia 4/12, quarta-feira às 18h. Grátis. 14 anos. Inscrições 30 minutos antes no Espaço de Tecnologia e Artes.
Nesta oficina, os participantes aprenderão a fazer a tradicional Mandala olho de Deus, utilizando palitos de madeira e linha de crochê.
Fabio Bridges é jornalista especializado em cultura pop, entusiasta de novas tecnologias e da arte ao alcance de todos.
[oficina – tecnologia e artes] Aplicativos do google
Dia 5/12, quinta-feira às 9h30. Grátis. 14 anos. 120 minutos. Inscrições 30 minutos antes no Espaço de Tecnologia e Artes.
Apresentação de aplicativos como agenda online, e-mail, mapas, vídeos, drive, fotos, utilizados tanto no notebook como no Smartphone. A utilização de aplicativos do google ajuda a organizar a vida cotidiana e executar tarefas simples como passar e-mail, armazenar arquivos e se localizar na cidade.
Alexandre Rüger, formado em Composição e Regência e Educação artística com Mestrado em Educação Musical, já deu aulas no Ceu Casablanca e no CLM em São Bernardo do Campo. É Educador do Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Santo Amaro.
[oficina – tecnologia e artes] Enfeites para o Natal
Dia 5/12, quinta-feira às 14h. Grátis. 14 anos. 90 minutos. Inscrições 30 minutos antes no Espaço de Tecnologia e Artes.
Esta oficina parte da ideia de utilizar materiais simples, preferencialmente recicláveis e de fácil acesso para criar um enfeite utilizando materiais simples para o Natal, tendo como foco exercitar a criatividade dos alunos e integrá-los.
Karina Rhomberg Costa é graduada em História pela FFLCH- USP. Integra a equipe do Sesc Santo Amaro desenvolvendo oficinas e cursos na área de tecnologias e artes com ênfase em letramento digital, tecnologias livres, fotografia e arte.
[oficina – tecnologia e artes]CosturETA- Ateliê Aberto de Costura Dia 5/12, quinta-feira, às 15h30. Livre. 14 anos. 90 minutos Espaço de Tecnologia e Artes. Inscrições no local 30 minutos antes
A proposta visa criar um espaço aberto de experimentações, propostas e trocas onde as máquinas de costura estarão disponíveis para uso e a partir disso o público possa desenvolver projetos ou ter um primeiro contato com este universo. Basta chegar e utilizar as máquinas disponíveis, será necessário trazer seu próprio material para o desenvolvimento da ideia.
Karina Rhomberg Costa é graduada em História pela FFLCH- USP. Integra a equipe do Sesc Santo Amaro desenvolvendo oficinas e cursos na área de tecnologias e artes com ênfase em letramento digital, tecnologias livres, fotografia e arte.
[oficina – tecnologia e artes] Como fazer Cartazetes para CinemaDia 5/12, quinta-feira, às 19h. Livre. Espaço de Tecnologia e Artes. 90 minutos. Inscrições no local 30 minutos
O curso visa produzir o cartaz de um filme, criar uma narrativa visual, fazer experimentos e gráficos e explorar a imaginação. O público é convidado a criar uma narrativa e produzir um cartaz com técnicas de colagem, carimbo e stencil. São apresentadas as opções de imagens e elementos que podem ser utilizados.
Anike Laurita é artista multimídia e arte-educadora. Atua há 20 anos na área cultural, como artista, cenógrafa, produtora, artista-educadora e mediadora em diversas exposições. Vem ministrando oficinas de práticas artísticas em diversas instituições de ensino e espaços culturais. Sua poética volta-se para temas como hibridismo, universo onírico e alquimia, explorando diversas técnicas como suporte. Formada em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP.
[música] Rod Anthony
Dia 5/12, quinta-feira, às 19h30. Livre. Praça coberta. 60 min. Sem retirada de ingressos
O show destaca a figura do crooner vocal como personagem central. O cantor é acompanhado de alguns dos melhores e mais consagrados nomes do Jazz no Brasil como: Moises Alves ao piano, Jarbas Barbosa na guitarra, Thiago Alves no baixo e Edson Silva na bateria.
[oficina – tecnologia e artes] Costura de Natal – com studio Teka (Esgotado)
Dia 6/12, sexta-feira, às 14h. 14 anos. 180 minutos Espaço de Tecnologia e Artes. Inscrições na Central de Atendimento
No curso, você irá aprender a fazer enfeites de Natal para mesa. Teka é professora de costura criativa especializada em Utilitários, Bolsas de tecido, Bichos de pelúcia e Acessórios para bebês e crianças. Começou a dar aulas em 2004. Atualmente, participa de programas de TV, oferece cursos on-line e produz vídeos tutoriais.
[música] Ubuntu EnsembleDia 6/12, sexta-feira, às 19h. Livre. Convivência. 60 minutos. Sem retirada de ingressosO Ubuntu Ensemble é um coletivo vibrante e inspirador de músicos cameristas negros do Brasil, unidos por um objetivo grandioso: promover a música de câmara e reivindicar o merecido espaço para a representatividade negra no cenário da música clássica. Originados de diversas regiões do país, esses talentosos artistas se unem não apenas pela paixão pela música, mas também pela vontade de destacar a diversidade e excelência dos músicos pretos na música erudita. Com uma proposta ousada, o grupo busca não apenas encantar com suas performances, mas também abrir caminhos para que mais artistas negros encontrem espaço e reconhecimento nesse cenário muitas vezes marcado pela falta de diversidade. Ao unir suas habilidades e experiências, o Ubuntu Ensemble não só encanta os ouvintes com a beleza da música de câmara, mas também desafia os estereótipos e preconceitos, promovendo uma mudança significativa e necessária no panorama da música clássica brasileira.
[teatro] Vórtex e Dobr[A]berta – Programa duplo com Ballet Paraisópolis
Dia 6/12, sexta-feira, às 20h e dia 07/12, sábado às 19h. Teatro. 70 minutos. Ingressos: R$18 (credencial plena), R$30 (meia entrada), R$60(inteira).
Vórtex, de Christian Casarin, leva o virtuosismo do treinamento do ballet clássico para reorganizar estruturas tradicionais, alternando e misturando códigos do vocabulário da dança. Em Dobr[A]berta, de Mauricio de Oliveira, o corpo-dobradura se revela em todas suas contradições como esculturas, mas que deixam no espaço os rastros de suas tentativas, seus erros e acertos.
Abertura com “Vórtex'”, coreografia neoclássica de Christian Casarin.
Sinopse de Vórtex:
Utilizando o conhecimento técnico e a agilidade dos bailarinos, Vórtex leva o virtuosismo do treinamento do ballet clássico para reorganizar estruturas tradicionais, alternando e misturando códigos do vocabulário da dança. Com música original composta por Fernando Dalla nora, que serve como fio condutor para criar um contraponto entre disciplina e tradição numa paisagem sonora eletrônica, Vórtex é uma obra que coloca no centro os bailarinos e suas experiências, permitindo uma recomposição corporal e rítmica.
Sinopse de Dobr[A]berta:
A arte de dobrar papel remonta a própria história do papel. A flexibilidade e sensibilidade das fibras se contrapõe a durabilidade e firmeza de sua estrutura criando esculturas que desafiam o tempo. Mesmo desfeitas, suas dobras permanecem como rastro indissolúvel na história do papel. Assim como o origami, o corpo nasce de suas dobras. Cada músculo e articulação compõe tonalidades que fazem do corpo uma escultura mutante, em que a experiência se torna a cicatriz potencial do movimento por vir.
Em Dobr[A]berta, o corpo-dobradura se revela em todas suas contradições como esculturas em busca de uma forma final, mas que deixam no espaço os rastros de suas tentativas, seus erros e acertos, seus encontros e despedidas. Esta condição de busca se expande para além do domínio do corpo, criando um ambiente que se reconfigura constantemente ao longo do tempo, como paisagens flutuantes.
Ficha técnica
Direção Executiva: Monica Tarragó
Produção Geral: Associação Ballet Paraisópolis
Produção Executiva: Renato Modesto
Assistente de Produção: Wellington Lucio
Coreógrafos: Christian Casarin e Mauricio de Oliveira
Ensaiadores: Danielle Rodrigues, Rebeca Guilherme e Weverton Aguiar
Trilha Sonora: Fernando Dalla Nora e May Manão
Operação de som: André Moro
Desenho de Luz: Jum Nakao
Operação de luz: Nicolas Marchi
Figurino: Jum Nakao e Adriana Hitomi
Comunicação: Wellington Lucio e Lygia Contin
Fotógrafos: Fernanda Kirmayr, Lygia Contin e Wellington Lucio
Assessoria de imprensa: Nossa Senhora da Pauta
Secretaria: Priscila Pinheiro e Kamila Oliveira
Apoio de elenco: Ferd Souza
Assessoria Contábil: Service Keep Assessoria e Consultoria Contábil
Assessoria Jurídica: Rinaldo Amorim Araujo
Elenco: Amanda Dalla, Bruno Antunes, Daniela Oliveira, Geise Santos, Giovana Guimarães, Haissa Santos, Luiz Dias, Maju Vieira, Mariana Farias, Rafael Mattoso, Rebeca Guilherme, Ruan Soza, Sayuri Katsuki, Thaís Dariolli, Vitoria Andregueti e Wellington Dambroski.
Coreografia: Vórtex
Coreógrafo: Christian Casarin
Ensaiadores: Weverton Aguiar e Rebeca Guilherme
Figurino: Jum Nakao
Desenho de luz: Nicolas Marchi
Trilha Sonora: Fernando Dalla Nora
Coreografia: Dobr[A]berta
Direção e Criação Coreográfica: Maurício de Oliveira
Assistente de Direção: Tono Guimarães
Direção de Ensaios: Danielle Rodrigues
Desenho de luz: Jum Nakao
Figurino: Adriana Hitomi
Trilha Sonora: May Manao
[oficina – tecnologia e artes] Etnofotografia com Emidio Luisi (Esgotado)
Dia 30/11, sábado às 10h30. 14 anos. Espaço de Tecnologias e Artes. Inscrições pelo aplicativo Credencial Sesc SP de 08 a 30/11. R$20 (inteira), R$10 (meia entrada) e R$6 (credencial plena)
A Fotografia como memória do instante transitório”, tem como objetivo, estimular pessoas a fotografar sua cidade seu bairro sua família, fazendo uma sinopse fotográfica do modo de vida de uma determinada comunidade sob os aspectos da arquitetura, profissões, arte, comércio etc.
Emidio Luisi Nasceu na Itália, começou a fotografar na década de 1970. Trabalhou como fotojornalista para a revista Veja SP e para o Diário do Grande ABC, atuando também em espetáculos de teatro, dança, etnofotografia e ensaios pessoais. Coordenou oficinas de fotografia em diversas cidades brasileiras e foi professor convidado do Curso de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Realizou várias exposições no Brasil e no exterior. Recebeu o XI Prêmio Abril de Fotojornalismo (1985), o Prêmio Aberje (1987) e o Prêmio Fotografia da APCA (2011).
[contação] Tatiana Belink, elas contam: O Grande Rabanete – Com Grupo Cafezinho
Dia 7/12, sábado, às 15h. Praça coberta. Grátis. 50 minutos. Sem retirada de ingressos
Essa história foi escrita por Tatiana Belinky em 2017 e é uma fábula sobre cooperação e trabalho em equipe. Havia um avô que plantou um rabanete na horta. O rabanete cresceu tanto que ele precisou da ajuda de sua esposa, neta, cachorro, gato e rato para arrancá-lo do chão.
Esse trabalho tem como objetivo homenagear e apresentar a história de Tatiana Belink, cujo trabalho dedicado às crianças, atravessou a televisão, o teatro e os livros.
O grupo Cafezinho foi criado em 2010 por artistas que tem como objetivo pesquisar a linguagem cênica e suas raízes dentro do teatro infantil.
Ficha técnica:
Narrador: Kathia Bissoli e Fernanda Schaberle
Figurinos: Fernanda Schaberle
Produção: Nena Imasaki
[oficina – tecnologia e artes] Ateliê para a família: criando com material reciclávelDia 7/12, sábado, às 15h. Livre. Espaço de Tecnologia e Artes. 120 minutos. Inscrições no local
O ateliê para família parte da ideia de utilizar materiais simples, preferencialmente recicláveis e de fácil acesso para criar brinquedos, jogos e etc que possam ser reproduzidos outras vezes em casa, sempre tendo como objetivo, exercitar a criatividade. As atividades são pensadas para serem desenvolvidas em família sendo um momento lúdico e de integração.
Karina Rhomberg Costa é graduada em História pela FFLCH- USP. Integra a equipe do Sesc Santo Amaro desenvolvendo oficinas e cursos na área de tecnologias e artes com ênfase em letramento digital, tecnologias livres, fotografia e arte.
[música] Cantata De Natal – Celebrando a DiversidadeDia 7/12, sábado, às 15h e às 17h. Livre. Praça coberta. 60 minutos. Sem retirada de ingressos
Coral Câmara LGBT+ do Brasil apresenta: “Cantata de Natal: Celebrando a
Diversidade”. Sob a regência do maestro Ettore Verissimo, com direção cênica de Péricles Martins e direção de movimento de Bruna Dias, esta apresentação se destaca pela sua narrativa envolvente e repertório musical diversificado, que celebram os encontros, a diversidade e o respeito.
Neste projeto inspirador, vozes de resistência se unem para celebrar a
alegria do Natal e ampliar a percepção sobre a data.
Essa experiência integra música, teatro e movimento de maneira harmoniosa, cativando o público com canções natalinas e uma narrativa que exalta a verdadeira reflexão sobre o espírito natalino. Baseado na diversidade, no respeito, no acolhimento e inclusão, a apresentação não apenas encanta, mas também promove uma mensagem poderosa de aceitação e empoderamento.
[crianças – literatura] Leiturinha ao pé do ouvido – com a Cia. Pé do Ouvido
Dia 8/12, domingo, às 13h. Biblioteca. Grátis. Duração: 60 minutos. Sem retirada de ingressos
Mediar uma leitura é estar aberta para a escuta: a escuta do livro e a escuta de nossos leitores, ouvintes, interlocutores. Não são necessários grandes recursos para que a experiência aconteça: basta um livro, um ouvinte e a vontade de ouvir histórias! Com afeto e cuidado, chegamos ao público oferecendo a leitura de um livro. Leitura realizada com abertura para a construção do sentido em parceria, em posição de escuta e confiança. Com abertura para experimentar o livro se completar na mente do leitor, com a certeza de que não existe uma única leitura possível. Com abertura para experimentar as marcas que a leitura sempre pode deixar. Um encontro com o livro, promovido e sustentado por uma mediação cuidadosa e sensível.
[oficina] Ateliê para a família: criando com material reciclável
Dia 8/12, domingo, às 14h. Grátis. Inscrições 30 minutos antes no Espaço de Tecnologia e Artes
O ateliê para família parte da ideia de utilizar materiais simples, preferencialmente recicláveis e de fácil acesso para criar brinquedos, jogos e etc que possam ser reproduzidos outras vezes em casa, sempre tendo como objetivo exercitar a criatividade. As atividades são pensadas para serem desenvolvidas em família sendo um momento lúdico e de integração.
Karina Rhomberg Costa é graduada em História pela FFLCH- USP. Integra a equipe do Sesc Santo Amaro desenvolvendo oficinas e cursos na área de tecnologias e artes com ênfase em letramento digital, tecnologias livres, fotografia e arte.
[crianças – teatro] Mundo Sonha Mundo – Com Teatro de Sobras
Dia 8/12, domingo, às 16h. Livre. Praça coberta. Grátis. 50 minutos. Sem retirada de ingressos
Pétala vive no século XXI – uma jovem cientista conhecedora das máquinas e filha da tecnologia de sua era. Concentrada em seu laboratório, passa horas na construção de uma máquina do tempo e, assim que realiza seu primeiro teste, é transportada para o futuro. Ao chegar lá, descobre que o mundo como o conhecemos hoje está em ruínas e dominado por montanhas de lixo.
Criação Cênica – Teatro de Sobras (Ribeirão Preto/SP)
Assessoria Cênica – Coletivo Pigmalião, escultura que mexe (Belo Horizonte/MG)
Cenografia e Bonecos – Teatro de Sobras
Atores-animadores – Mariana Cazula, Renan Eichel, Júlio Avanci e Ju Marques
Concepção Iluminação – Daniele Viola
Concepção e Produção Musical – Híbrida – Floresthá Produções
Figurino Pétala – Zezé Cherubini
Design Gráfico – Rodrigo Lima
[música] Natal Latino – com Mayombe Afro Latino Dia 8/12, domingo, às 17h. Livre. Praça coberta. 60 minutos. Sem retirada de ingressos
Neste projeto o grupo Mayombe apresenta temas que representam as celebrações natalinas em diversos países latino-americanos e caribenhos, e suas expressões musicais. A Navidad, como é chamado o Natal latino-americano, é apresentada através de ritmos e instrumentos folclóricos tradicionais. São interpretadas canções de países como Bolívia, Argentina, Peru, Cuba, dentre outros.
O Mayombe é formado por Jara Arrais (violão, percussão, charango e voz), Sérgio Turcão (baixo, violão e voz), Afonsinho Menino (percussão), Ademar Farinha (viola, violão, quena, zamponha e voz), e João Miranda (charango, quena, zamponha, percussão e voz).
Sesc Santo Amaro
Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro, São Paulo (SP)
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h30 | Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h30.
Como Chegar de Transporte Público: 300m a pé da Estação Largo Treze (metrô), 900m a pé da Estação Santo Amaro (CPTM), 350m a pé do Terminal Santo Amaro (ônibus).
Acessibilidade: A praça dá acesso a todos os andares (subsolo | térreo | 1º pav. | 2º pav.) do prédio e aos espaços de atividades por meio de dois elevadores. A Unidade possui banheiros e vestiários adaptados para pessoas com mobilidade reduzida, espaço reservado no Teatro e conta com seis vagas especiais no estacionamento.