SÃO LUIZ DO PARAITINGA RECEBE FESTIVAL INTERNACIONAL DO DOCUMENTÁRIO MUSICAL IN-EDIT BRASIL A PARTIR DESTA QUINTA (14)
**É o segundo ano consecutivo do evento, referência no gênero, na cidade, desta vez com 16 filmes nacionais e internacionais, shows e debates
**Documentários mostram a vida e obra de artistas como Luiz Melodia, Moacyr Luz, Carlos Santana, Arrigo Barnabé, Cindy Lauper, Brian Jones e Rolling Stones
**Shows com a banda de música cigana Vitsa Ramanush, Tributo a Luiz Melodia (com Renato Piau, Lia Marques, Camilo Frade e Caio Frade) e Tributo aos Rolling Stones (com Mário Manga, Fabio Tagliaferri, José Antonio Algodoal e banda Antiprisma) movimentam a Praça Dr. Oswaldo Cruz
|
O In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical está de volta a São Luiz do Paraitinga! Após o sucesso da primeira edição itinerante, em 2023, a cidade recebe programação gratuita de filmes, bate-papos e apresentações musicais, de 14 a 17 de novembro. O evento começa nesta quinta (14), às 11h30, com “Moacyr Luz, o Embaixador dessa Cidade”, sobre o músico boêmio carioca.
Durante os quatro dias, as atrações vão ser realizadas no Auditório da Biblioteca Municipal Nelson Ferreira Pinto, no Mercado Municipal, no Coreto Elpídio dos Santos e no Café Cultural Mai Será o Binidito.
Na quinta (14), a biblioteca recebe os filmes “Funk Favela” – que mostra as multiplicidades e as contradições desse movimento em São Paulo –, às 15h; e “Let the Canary Sing” – sobre a estrela pop Cyndi Lauper –, às 17h30.
O último filme do dia, “Terra de Ciganos”, foi um dos grandes destaques da edição paulistana e será exibido no Mercado Municipal, às 19h30. O documentário mostra como as comunidades ciganas preservam suas tradições enquanto se integram à sociedade brasileira, com um olhar especial para os desdobramentos na música.
O Coreto Elpídio dos Santos sedia o show que encerra a programação de quinta-feira com o quarteto Vitsa Ramanush, que mistura ritmos ciganos tradicionais e influências de world music, criando uma atmosfera festiva e envolvente. Com violões e acordeão, o grupo conduz o público a uma imersão cultural, celebrando a tradição das fogueiras ciganas (em caso de chuva, a apresentação ocorrerá às 11h de sexta, dia 15).
O In-Edit Brasil em São Luiz do Paraitinga terá mais duas atrações musicais. Na sexta (15), será realizado o Tributo a Luiz Melodia, com Renato Piau e três expoentes da cena local: Lia Marques, Camilo Frade e Caio Frade. Encerrando a programação de shows, no sábado (16), acontece o Tributo aos Rolling Stones, com Mário Manga, Fabio Tagliaferri, Zé Antonio Algodoal e músicos da banda Antiprisma.
A programação também inclui dois debates: no dia 15 de novembro, a jornalista Patricia Palumbo conversa sobre Luiz Melodia – No Coração do Brasil, documentário no qual assina a direção musical. Já no dia 16, Patricia retorna ao lado do diretor Riba de Castro para relembrar o Lira Paulistana, histórico espaço que foi berço da vanguarda musical paulistana, e avaliar o legado desse movimento.
“A edição do ano passado em São Luiz foi um grande sucesso, fazendo jus à tradição artística da cidade, especialmente relacionada à música. Por isso, fizemos questão de incluir a cidade na itinerância deste ano, com uma programação recheada de filmes que foram destaque São Paulo, inclusive os que receberam prêmio e menção honrosa”, afirma Marcelo Aliche, diretor artístico do In-Edit Brasil.
Toda a programação está disponível em: www.in-edit-brasil.com | ineditbrasil
|
|
Serviço:
In-Edit Brasil – São Luiz do Paraitinga (SP)
De 14 a 17 de Novembro
Locais:
Biblioteca Municipal: Rua Monsenhor Ignácio Gioia, Centro Histórico.
Mercado Municipal: Rua Monsenhor Ignácio Gioia, Centro Histórico.
Coreto Elpídio dos Santos: Praça Dr. Oswaldo Cruz, Centro Histórico.
Café Cultural Mai Será o Binidito: Praça Dr. Oswaldo Cruz, 322, Centro Histórico.
Entrada Gratuita
A realização do In-Edit Brasil em São Luiz do Paraitinga foi viabilizada por emenda parlamentar impositiva indicada pelo deputado Prof. Carlos Giannazi.
Apoio: Prefeitura Municipal de São Luiz do Paraitinga
Realização: In Brasil Cultural, Associação Cultural Kinoforum e Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
PROGRAMAÇÃO _ IN-EDIT SÃO LUIZ DO PARAITINGA
14/11 _ QUINTA-FEIRA
Na Biblioteca
11h30_MOACYR LUZ, O EMBAIXADOR DESSA CIDADE
15h_ FUNK FAVELA
17h30_ LET THE CANARY SING
No Mercado Municipal
19h30_ TERRA DE CIGANOS
No Coreto
21h_ SHOW: VITSA RAMANUSH – MÚSICA CIGANA
–
15/11 _ SEXTA-FEIRA
Na Biblioteca
11h _ CARLOS
15h_ TERROR MANDELÃO (sessão apresentada pelo diretor Felipe Larozza)
17h30_ SARAVAH
18h30_ VIVA VOLTA
No Café Mai Será o Binidito
16h30_ CONVERSA AFINADA: LUIZ MELODIA (bate-papo com a diretora musical do filme, Patricia Palumbo)
No Mercado Municipal
19h30_ LUIZ MELODIA – NO CORAÇÃO DO BRASIL
No Coreto
21h_ SHOW: TRIBUTO A LUIZ MELODIA, COM RENATO PIAU, LIA MARQUES, CAMILO FRADE E CAIO FRADE
–
16/11 _ SÁBADO
Na Biblioteca
11h_ O HOMEM CROCODILO
15h_ BLACK RIO! BLACK POWER!
17h30_ NO RASTRO DO PÉ DE BODE
18h30_ OUTRAS HISTÓRIAS DO MAR (sessão apresentada pela diretora Carolina Rolim
No Café Mai Será o Binidito
16h30_ CONVERSA AFINADA: LIRA PAULISTANA E A VANGUARDA PAULISTA (bate-papo com Patricia Palumbo e Riba de Castro)
No Mercado Municipal
19h30 _ THE STONES & BRIAN JONES
No Coreto
21h_ SHOW: TRIBUTO AOS ROLLING STONES (MÁRIO MANGA, FABIO TAGLIAFERRI, ZÉ ANTONIO ALGODOAL E BANDA ANTIPRISMA)
–
17/11 _ DOMINGO
Na Biblioteca
11h _ BLACK FUTURE, EU SOU O RIO
15h _ GERMANO MATHIAS – O CATEDRÁTICO DO SAMBA
INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Cabana Press
Felipe Conrado – (12) 99191-7856
Filipe Manoukian – (12) 98164-2428
_ SINOPSES DE FILMES NACIONAIS
Moacyr Luz, O Embaixador Dessa Cidade
Tarsilla Alves| Brasil | 2024 | 92’
Parceiro de Aldir Blanc e criador do Samba do Trabalhador, Moacyr Luz é acompanhado pelas câmeras de Tarsilla Alves por uma semana. Inveterado boêmio, acompanhamos as andanças de Moacyr, regadas a muita birita, encontros com amigos e belos sambas que o qualificam a ser chamado de “embaixador” da capital fluminense.
Funk Favela
Kenya Zanatta | Brasil | 2024 | 71′
Combinando depoimentos de personagens que fazem a cena do funk paulistano com trechos observacionais, a diretora Kenya Zanatta busca identificar as raízes sociais de um gênero que nasceu e ainda encontra sua maior potência criativa nas periferias das grandes cidades.
Terra de Ciganos
Naji Sidki |Brasil | 2024 | 90′
O Brasil é o lar da terceira maior população cigana do mundo, com aproximadamente 800 mil membros. O diretor Naji Sidki explora a vida de várias comunidades ciganas pelo país, mostrando como suas tradições se integram à sociedade brasileira, com um olhar especial para os desdobramentos na música.
Terror Mandelão
Felipe Larozza e GG Albuquerque | Brasil | 2024 |75’
O filme acompanha a caminhada do DJ K, um dos principais DJs do Baile do Helipa, a maior favela de São Paulo, e seu amigo MC Zero K, mostrando os altos e baixos enfrentados pelos jovens na luta para viver da sua música.
Viva Volta (curta-metragem)
Heloísa Passos| Brasil | 2005 | 16’
Em 2004, vivendo em Paris, Raul de Souza, um dos maiores trombonistas brasileiros da história, retorna ao Rio de Janeiro para reconstruir sua trajetória e revisitar o filme “Saravah” (1972) e sua parceria com Maria Bethânia. Cópia restaurada em 4k.
Luiz Melodia – No Coração do Brasil
Alessandra Dorgan | Brasil | 2024 | 85’
Injustamente taxado como “maldito”, Luiz Melodia foi um dos maiores artistas surgidos no Brasil. Através de diversas imagens de arquivo, ele conta sua trajetória, desde a infância nos morros do Rio de Janeiro, o início da música, passando pelo sucesso radiofônico, os conflitos com gravadoras e com o showbiz.
Premiação Melhor Filme – In-Edit Brasil 2024 (edição São Paulo)
O Homem Crocodilo
Rodrigo Grota | Brasil | 2024 | 84’
Um dos expoentes da Vanguarda Paulistana, Arrigo Barnabé é o foco desse filme-experimento que aborda seus anos em Londrina, antes de se mudar para São Paulo. Com uma mistura de interferência sonoras e visuais, o diretor Rodrigo Grota apresenta o inconsciente estético na obra do criador de Clara Crocodilo.
Black Rio! Black Power!
Emílio Domingos | Brasil | 2023 | 75’
Emílio Domingos se debruça sobre a cena dos bailes black surgida no Rio de Janeiro nos anos 1970. Com depoimentos de Dom Filó, figura fundamental no surgimento da cena, e de outros personagens, conhecemos uma história de afirmação que levava milhares de jovens pretos para dançar e cantar: “I’m black and I’m proud!”.
Menção Especial do Júri – In-Edit Brasil 2024 (edição São Paulo)
No Rastro Do Pé De Bode
Marcelo Rabelo | Brasil | 2023 | 60’
Um dos instrumentos fundamentais na criação do forró foi a sanfona de oito baixos. Tornada lendária por Januário (pai de Luiz Gonzaga), o instrumento caiu em desuso. Neste road movie, Rato Branco, um velho músico, percorre o sertão da Bahia em busca de instrumentistas que preservam a tradição dos oito baixos, revelando a memória musical da região.
Outras Histórias Do Mar (BNegão Canta Caymmi) (curta-metragem)
Carolina Rolim | Brasil | 2024 | 29’
O amor ao mar, a Dorival Caymmi e a Iemanjá uniu a cineasta Carolina Rolim e o músico BNegão. Na gestação do projeto “BNegão Canta Caymmi”, em 2018, os dois se encontraram em Salvador (BA) para registrar, à beira mar, o mergulho que o artista faz quando interpreta este repertório. Acompanhado por Bernardo Bosisio no violão, o intrépido vocalista do Planet Hemp se transporta para o universo das canções praieiras do compositor baiano transformando suas apresentações em um ritual.
Black Future, Eu Sou o Rio
Paulo Severo | Brasil | 2023 | 77’
“Eu sou o Rio”, álbum de estreia do Black Future, esteve em todas as listas de melhores lançamentos de 1988. Sucesso de crítica, foi ignorado pelo público e nunca foi relançado. Com entrevistas feitas aos vinte anos de lançamento do disco, seus ex-integrantes e pessoas próximas esmiúçam a história da banda.
Germano Mathias – O Catedrático do Samba
Cauê Angeli e Hernani de Oliveira Ramos | Brasil | 2023 | 70’
Branco, porém forjado no samba de engraxate, Germano Mathias se tornou ícone de um estilo musical que misturava muita malandragem e poesia. Dirigido por Cauê Angeli e Hernani de Oliveira Ramos (vencedores do In-Edit 2013, com “Triunfo”), o filme acompanha Germano contando sua vida, trajetória e nos trazendo lembranças de uma cidade que não existe mais.
_ SINOPSES DE FILMES ESTRANGEIROS
Let The Canary Sing
Alison Ellwood | Estados Unidos, Reino Unido | 2023 | 96’
Documentário vigoroso e alegre sobre a estrela pop dos anos 1980 Cyndi Lauper. Desde sua origem humilde até à criação da sua própria personalidade de palco – excêntrica, desbocada e deliberadamente ingénua – que a catapultou para a fama.
Carlos
Rudy Valdez | Estados Unidos | 2023 | 87’
O filme narra a vida do virtuoso guitarrista Carlos Santana, desde a infância até o estrelato internacional, entrelaçando entrevistas com o protagonista e sua família com imagens de arquivo recém-descobertas, além de sua lendária apresentação em Woodstock.
Saravah
Pierre Barouh |França, Brasil |1972 | 62’
Documentário histórico da música brasileira ganha restauro em 4k. Em 1969, o francês Pierre Barouh desembarca no Rio de Janeiro para encontrar músicos como Pixinguinha, João da Baiana, Maria Bethânia, Paulinho da Viola e Baden Powell, tentando capturar a essência do samba.
The Stones & Brian Jones
Nick Broomfield | Reino Unido | 2023 | 93’
Brian Jones tinha muitas facetas e ninguém ficava indiferente a ele. Neste documentário, o aclamado diretor Nick Broomfield desvenda a história do ícone dos Rolling Stones que terminou misteriosamente seus dias no fundo de uma piscina, com apenas 27 anos de idade.