Já virou tradição em Curitiba. O restaurante Baviera, clássico da cidade é conhecido não só pela excelente comida e seu ambiente antiquário intacto há mais de 50 anos, está bastante concorrido neste final de ano. Tudo isso graças também a toda uma construção temática de Natal.
“Para trazer um toque de originalidade e surpreender os clientes, este ano criamos uma decoração de Natal, como sempre germânica, com o tema “White Christmas Baviera”, inspirada no clima frio Germânico” afirma uma das responsáveis pelo projeto, a arquiteta (e sócia da casa) Thayana Hey.
Ao entrar no restaurante, os visitantes são transportados para uma atmosfera encantadora de inverno, mesmo estando em Curitiba, onde o Natal acontece em pleno verão. Essa proposta inusitada adiciona uma experiência sensorial única.
Esta decoração foi inteiramente importada, e exigiu 9 meses de trabalho e preparação. Foram utilizados quase 2 km de luzes de led, mais de 20 vilas natalinas eletrônicas, 5 dias inteiros para montagem envolvendo 9 pessoas.
No primeiro momento, o espaço é marcado pelo branco das neves fictícias, com detalhes que remetem ao frio natalino europeu, como renas brancas e ursos polares cuidadosamente posicionados para transmitir a ideia de um ambiente gelado. A paleta inicial privilegia o branco e tons suaves, passando a sensação de um inverno nevado.
À medida que os clientes avançam pelo restaurante, o clima vai se transformando de forma sutil, aquecendo com toques de vermelho e uma gama de tons rústicos. Elementos como detalhes em madeira e texturas mais acolhedoras foram incorporados para criar uma transição visual e sensorial, levando os visitantes a uma atmosfera mais calorosa e aconchegante, perfeita para celebrar o Natal. A mudança gradual de cores e materiais torna-se quase um convite para “esquentar” no coração do restaurante.
As diversas vilas natalinas formam um elemento mágico e encantador, que traz a sensação de nostalgia e aconchego. No Baviera, elas ajudam a transportar os clientes para uma vila europeia mágica, coberta de neve, como em um conto de Natal.
Como este restaurante fica em uma antiga estrebaria do centro histórico (97 anos), o delicado presépio que consta na decoração traz uma conexão comovente, sem igual à atmosfera do restaurante.
Neve ao lado de fora
Um sistema de máquinas de neve artificial foi cuidadosamente projetado, garantindo uma experiência imersiva de muita qualidade aos clientes. Ele é acionado diversas vezes, tanto no almoço quanto no jantar. E sob pedido dos clientes, na chegada ou saída do restaurante.
É um momento além do instagramável.
Esses pequenos detalhes, além de impressionarem visualmente, oferecem uma experiência imersiva e envolvente, que certamente deixará uma lembrança especial em quem visitar o restaurante.
Iniciada em novembro, a procura por reservas está muito grande. Pelo site da casa você pode reservar on-line.
Dicas para ir até o restaurante
Aproveitar os almoços.
Há mais mesas disponíveis.
O branco da decoração é mais impactante de dia e todas as luzes internas continuam em evidência. Mesmo a neve ao lado de fora fica ainda mais bonita a luz do dia.
Para o jantar há poucas mesas disponíveis para reserva (expiram as 19h) mas, vale tentar no site.
A dica de ouro para jantar sem reserva é chegar após as 21h, pois a espera por ordem chegada já não demora e a casa fica aberta para entrada até 00h, e até a 01am na sexta e no sábado (a experiência é ótima por estes horários).
Você ainda aproveita para fazer suas fotos, vídeos, e curte ali fora a maravilhosa neve em pleno dezembro, ao seu dispor.
Cantina Baviera
Dr. Muricy, 1089, Centro Histórico de Curitiba
Há 3 quadras da rua XV
Fone fixo e WhatsApp: 3232-1995
Abre todos os dias para almoço e jantar
11h30 às 15h / 18h às 00 (sexta e sábado você entra até a 01h)
Informações e reservas:
Créditos: Alison Martins