Na tela do Estação Net Rio, dia 27/11, quarta-feira, às 21h, o “Só Cartola” apresentará a gravação inédita do show com os cantores e compositores Nelson Sargento (25/7/1924-27/5/2021) e Elton Medeiros (22/7/1930-4/9/2019). Participação especial do grupo Galo Preto. No repertório com 20 sambas, conforme o nome do documentário indica, apenas composições de um dos fundadores da Estação Primeira de Mangueira. Direção artística: Didu Nogueira e Afonso Machado. A entrada é franca.
Já ao vivo no palco, a plateia vai ouvir ótimas histórias sobre samba no bate-papo entre os amigos Roberto Carvalho (Rob Digital) e os cantores e compositores Didu Nogueira e Agenor de Oliveira, além do músico Afonso Machado. A exibição do DocShow “Só Cartola” dá continuidade as comemorações do centenário de nascimento de Nelson Sargento em 2024, que começaram com shows no Rio e São Paulo tendo à frente o músico Paulão Sete Cordas e o cantor e compositor Agenor de Oliveira. “Só Cartola surgiu em 1997 com a conversa entre dois nomes da mais pura linhagem do samba brasileiro: Didu Nogueira, o sobrinho de João Nogueira, e Pedro Paulo Nogueira, o neto de Cartola” – ressalta Agenor.
“Só Cartola” foi um show com inspiração para o documentário com mesmo nome. “Primeiro veio a realização da apresentação musical que logo teve proposta de gravação em disco pela Rob Digital. Depois eu pensei na produção do documentário que acho importante ter o lançamento no Mês da Consciência Negra – acrescenta Didu.
Só Cartola
No ano de 1998 Nelson Sargento sobe ao palco do Teatro Municipal de Niterói como intérprete das canções de Cartola, sob a batuta do bandolinista e arranjador Afonso Machado, e divide a cena com o cantor e compositor Elton Medeiros. Acompanhados do conjunto Galo Preto os bambas mostram o repertório do compositor e grande amor de Dona Zica. Produção de Claudia Calmanowitz “in memoriam” e direção de Roberto Carvalho. Em seguida, uma série de shows foi realizada no RJ ao som ainda do grupo instrumental a pedido do próprio Nelson Sargento, pela confiança que tinha no talento dos integrantes. Já estava aí garantida a gravação do documentário “Só Cartola”.
Ficha técnica – documentário/show “Só Cartola”
Músicos: Nelson Sargento (voz) e Elton Medeiros (voz). Participação especial do grupo Galo Preto (Alexandre Paiva – cavaquinho, Bartholomeu Wiese – violão, Marcos Farina – violão 7 cordas, Afonso Machado – bandolim, José Maria Braga – flauta, João Alfredo Schleder – percussão. Direção musical e arranjos: Afonso Machado / Produção: Didu Nogueira e Afonso Machado/ Realização: Rob Digital.
Fotos/divulgação: ©Alaor Filho
Repertório do show em disco e documentário:
“Só Cartola” • Elton Medeiros e Nelson Sargento • Selo Rob Digital • 1998
‘Pot-pourri’: Quem me vê Sorrindo (Cartola e Carlos Cachaça) / Sei chorar (Cartola) / Alegria (Cartola) / 2. ‘Pot-pourri’/ Alvorada (Cartola, Carlos Cachaça e Hermínio Bello de Carvalho) / Ao amanhecer (Cartola) / 3. Sala de recepção (Cartola) / 4. ‘Pot-pourri’/ Tempos idos (Cartola e Carlos Cachaça) / A Mangueira é muito grande (Cartola e Ataliba) / 5. Fiz por você o que pude (Cartola) / 6. O inverno do meu tempo (Cartola e Roberto Nascimento) / 7. Tive sim (Cartola) / 8. Amor proibido (Cartola) / 9. Acontece (Cartola) / 10. Sol e chuva (Cartola) / 11. O que é feito de você (Cartola) / 12. Divina dama (Cartola) / 13. Velho Estácio (Cartola e Nelson Sargento) / 14. Ciúme doentio (Cartola e Nelson Sargento) / 15. Deixa (Cartola e Nelson Sargento) / 16. Sofreguidão (Cartola e Elton Medeiros) / 17. A mesma história (Cartola e Elton Medeiros) / 18. Peito vazio (Cartola e Elton Medeiros) / 19. ‘Pot-pourri’: Injúria (Cartola e Elton Medeiros) / O sol nascerá {A sorrir}. (Cartola e Elton Medeiros) / 20. As rosas não falam (Cartola).
Serviço
Documentário/show: “Só Cartola” com os cantores e compositores Nelson Sargento e Elton Medeiros
Participação: Galo Preto
Direção artística: Didu Nogueira e Afonso Machado
Data: 27 de novembro, quarta-feira
Horário: 21h
Duração: entre o doc/show e o bate-papo: 2h
Onde: Estação Net Rio – Sala 5
Capacidade: 105 pessoas
Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 35 – Botafogo, Rio de Janeiro/RJ
Entrada franca