5° edição do Escuta Festival celebra a cultura periférica, com shows, oficinas e performances
No próximo sábado (15/2), o IMS promove a 5ª edição do Escuta Festival, um encontro de múltiplas linguagens artísticas, com entrada gratuita. O evento acontece no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), no Rio de Janeiro, e integra a série de iniciativas realizadas pelo IMS, em parceria com outras instituições culturais, enquanto sua sede carioca está fechada para reformas.
.
Com curadoria de Erika Tambke, do Observatório de Favelas do Rio de Janeiro, Lis Freitas, do Coletivo Kambacua, e Osmar Paulino, da Uniperiferias, a edição de 2025 tem como tema central “Corpo utopia”.
A programação inclui oficinas de audiovisual, culinária e dança, performances, atividades infantis e atrações musicais. O evento será apresentado pela mestra de cerimônia Valen, que também atua como MC, rapper, compositora e poeta.
Confira mais abaixo:
O evento tem início às 11h, com a oficina Corpo-memória, ministrada pela artista plástica Gabriella Marinho. Simultaneamente, até às 13h, acontece o encontro Estética do corpo? Manifestos pela contravisualidade, com os artistas visuais Elaine Rodrigues, Osvaldo Eugênio e Junior Negão, e mediação de Horrana de Kássia, curadora do IMS. Às 12h , a Oficina-espetáculo trocação ocupa a área do palco com o Debonde, um coletivo de artistas criadores que articula a dança com as diversas brasilidades contemporâneas.
Às 14h30, o multiartista Rona Neves apresenta a performance Corpo-quintal. Durante a tarde, a programação musical traz os DJs Renan Valle, KOHAMA e Izza Tavares, e os grupos Orkestra Popular Barracão e Pau Valdemar Madalena. Às 18h, acontece a exibição do filme Arte, corpo e metrópole, e, às 19h30, uma roda de samba com o grupo Terreiro de Criolo. Na programação paralela, destaque para a intervenção Área molhada, do artista Deneir, e da Feira Crespa, espaço dedicado ao afroempreendedorismo.
Escutinha
Em parceria com o Espaço Quilombinho, criado por Jéssica Yjí e Joyce Oliveira, o Escuta irá oferecer uma programação inteira voltada para o público infantil. As atividades começam às 11h com a Experimentação das águas, uma vivência sensorial que remete às brincadeiras de quintal. Às 11h30, o Mural dos sonhos propõe uma oficina de memórias, onde as crianças irão criar um mural coletivo. Às 12h30, acontece uma experimentação de musicalidades e, às 14h, uma atividade de jardinagem e cerâmica. Às 15h, o Quintal das águas traz contação de histórias e brincadeiras na água.
Projeto Black Safari leva ao IMS Poços a musicalidade dos lendários bailes black
Neste sábado (15/2), às 18h30, o IMS Poços recebe o projeto Black Safari, que oferece ao público uma experiência imersiva na arte da mixagem e na rica história da música preta. Com apresentações do DJ Leopac, do MC Castor e da cantora Estephanie Nascimento, o evento é inspirado nos grandes movimentos culturais da Black Music, e explora uma ampla variedade de estilos musicais.
Com entrada gratuita, a atividade une a energia vibrante do carnaval à sofisticação dos lendários bailes black, como os da Chic Show, Zimbabwe, Festa Black Lab3 e os icônicos Bailes Charme de Madureira. O evento marca o encerramento da exposição Walter Firmo: no verbo do silêncio a síntese do grito, em cartaz no centro cultural até domingo (16/2). saiba mais
exposições
última semana Walter Firmo
A mostra Walter Firmo: no verbo do silêncio a síntese do grito encerra no domingo (16/2). Com entrada gratuita, a retrospectiva, que já foi exibida em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Salvador, traça um panorama da obra do fotógrafo carioca, marcada, sobretudo, pelas imagens que retratam e exaltam a população e a cultura negra do país. A seleção reúne mais de 260 fotografias, tiradas desde a década de 1950, no início da carreira de Firmo, até 2021. saiba mais
vem aí Zanele Muholi
A partir de 22 de fevereiro, o IMS Paulista apresenta a primeira exposição individual de Zanele Muholi no Brasil, com obras que celebram a beleza da comunidade negra LGBTQIAPN+. A retrospectiva, que abrirá com a presença de Muholi, reúne mais de 100 obras concebidas desde os anos 2000 até hoje, incluindo trabalhos inéditos produzidos recentemente no Brasil. A mostra traça um panorama da produção de Muholi, cuja obra funde arte e ativismo em prol de sua comunidade. saiba mais
cinema
IMS Paulista
Nesta quinta (13/2), às 17h30, o Cinema do IMS Paulista promove uma sessão especial de Baby, dirigido por Marcelo Caetano, vencedor de prêmios em Cannes e no Festival do Rio. O filme será exibido junto com o longa Garotos de programa (1991), clássico de Gus Van Sant, em cópia restaurada em 2K. Separados por mais de 30 anos de distância, os dois filmes tratam da relação afetiva e conflituosa entre dois homens que vivem entre a prostituição e pequenos delitos. No sábado (15/2), destaque para a exibição de Amantes, de John Cassavetes. Confira outros filmes em cartaz no cinema do IMS Paulista aqui.
IMS Poços
Nesta quinta (13/2), às 19h, o IMS Poços exibe o thriller sexual Babygirl, estrelado por Nicole Kidman. Na sexta (14/2), às 19h, destaque para a exibição do filme Inferno carnal, de José Mojica Marins. A projeção faz parte da mostra José Mojica Marins Restaurado, que homenageia um dos grandes cineastas brasileiros e mestre do terror, conhecido sobretudo pelo seu personagem Zé do Caixão. No domingo (16/2), às 16h, será projetado o filme Kasa Branca, de Luciano Vidigal, vencedor de diversos prêmios no Festival do Rio, em 2024, como o de Melhor Direção e Melhor Fotografia. Confira outros filmes em cartaz no cinema de Poços aqui.
loja do IMS
Catálogo da mostra Walter Firmo
A publicação da mostra de Walter Firmo está à venda nos centros culturais e na loja online do IMS. O catálogo reúne as obras do fotógrafo presentes na exposição, além de textos de autoria do próprio Firmo, de João Fernandes, diretor artístico do IMS, e dos curadores Sergio Burgi e Janaina Damaceno Gomes. O livro também traz uma entrevista com o fotógrafo e uma cronologia da trajetória de Firmo, entre outros destaques. compre aqui