IMS Paulista apresenta primeira exposição individual de Zanele Muholi no Brasil
Neste sábado (22/2), o IMS Paulista abre a retrospectiva Beleza valente, de Zanele Muholi, um dos nomes mais aclamados da fotografia contemporânea. Em sua primeira exposição individual no Brasil, Muholi apresenta um panorama de sua trajetória, com obras que documentam e celebram a comunidade negra LGBTQIAPN+ na África do Sul e no mundo.
Com curadoria de Daniele Queiroz, Thyago Nogueira e Ana Paula Vitorio, a mostra reúne mais de 100 obras, produzidas ao longo da carreira de Muholi, de 2002 até hoje. O conjunto inclui fotografias, vídeos, pinturas e uma escultura de bronze. Serão apresentadas suas principais séries, como Faces e fases (Faces and Phases), Somnyama Ngonyama e Bravas belezas (Brave Beauties).
A retrospectiva traz também obras inéditas feitas no Brasil em 2024, quando Muholi veio a São Paulo para participar do Festival ZUM e conheceu organizações e instituições LGBTQIAPN+, num diálogo entre a história da luta por direitos no seu país e no contexto brasileiro.
Programação de abertura
A exposição abre no sábado (22/2), às 10h, com entrada gratuita. Às 15h, Muholi e a equipe curatorial participam de uma conversa com o público no cinema do IMS Paulista. Às 17h, acontece uma sessão de autógrafos do catálogo da retrospectiva, lançado na ocasião (saiba mais abaixo). As atividades são gratuitas, com distribuição de senhas a partir das 14h. saiba mais
Mais sobre Zanele Muholi
Muholi nasceu em 1972, em Umlazi, Durban, durante o regime do apartheid na África do Sul. O fim do apartheid e a nova Constituição, implementada por Nelson Mandela em 1996 – que proibiu a discriminação racial, sexual e de gênero –, não foram suficientes para deter o racismo, o preconceito e os crimes de ódio. A fim de lutar contra essa realidade, Muholi estudou fotografia e passou a fazer reportagens que expunham episódios de violência. Em 2004, seu trabalho ganhou atenção nacional. Com o passar do tempo, trocou as fotografias de denúncia por retratos e autorretratos, criando um vasto arquivo de imagens que confrontam e subvertem os olhares e narrativas coloniais. “Eu uso a fotografia para confrontar e curar, por isso me denomino ativista visual”. Dessa forma, Zanele Muholi descreve sua trajetória, em que arte e política são inseparáveis. saiba mais
exposição l ims paulista
Visita guiada na exposição de Thomaz Farkas
No dia 26 de fevereiro (quarta), às 19h, o curador da mostra Thomaz Farkas, todomundo, Sergio Burgi, conduz uma visita guiada na exposição, em cartaz no IMS Paulista.
No encontro, o curador irá apresentar e debater com o público o conjunto da obra fotográfica e cinematográfica de juventude de Farkas, percorrendo trabalhos, reflexões e projetos no campo da fotografia experimental e documental do período, incluindo sua produção fotográfica pioneira em cores dos anos 1940.
O evento tem entrada gratuita, com distribuição de senhas 1 hora antes, e interpretação em Libras. saiba mais
cinema l ims paulista
mutual films Johnny Guitar + Farol do caos
O Cinema do IMS Paulista recebe a nova edição da Sessão Mutual Films, com um programa dedicado ao ator Sterling Hayden. Nesta terça (18/2), às 19h30, será exibido o filme Johnny Guitar (1954), de Nicholas Ray, com apresentação do crítico Paulo Santos Lima. Na quarta (19/2), às 19h30, o programa segue com a exibição do documentário Farol do caos (1983), de Wolf-Eckart Bühler e Manfred Blank, apresentado pelos curadores da Mutual, Aaron Cutler e Mariana Shellard. No domingo (23/2), os filmes serão exibidos em sequência. Os ingressos custam R$10 (inteira) e R$5 (meia). saiba mais
cinema l ims poços
Programação da semana
No IMS Poços, segue em exibição a mostra México Macabro: 1958-1961, dedicada ao cinema de horror mexicano. Na sexta (21/2), às 19h, será exibido o filme A maldição da Chorona (1961), de Rafael Baledón, um dos clássicos do período. Outro destaque é a sessão especial do longa Amantes (1984), um dos últimos trabalhos do diretor John Cassavetes, no sábado (22/2), às 16h. Também seguem em cartaz os filmes Babygirl, de Halina Reijn, Flow, de Gints Zilbalodis, e Anora, de Sean Baker. saiba mais
loja do IMS
Catálogo da mostra Zanele Muholi
Por ocasião da retrospectiva, o IMS lança o catálogo Zanele Muholi: Beleza valente. Com 256 páginas, a publicação traz todas as obras de Muholi apresentadas na mostra, textos da equipe de curadoria, das professoras Bárbara Copque e M. Neelika Jayawardane, um conto da artista Castiel Vitorino Brasileiro, um poema do escritor floresta, e depoimentos de Busi Sigasa e All Ice, pessoas registradas por Muholi na série Faces e fases, além de um extensa cronologia construída em parceria com o Museu da Diversidade Sexual. O livro estará à venda na unidade da Livraria da Travessa do IMS Paulista, na loja online do IMS, e em outras livrarias.
Legenda e crédito das imagens: Gif com imagens de divulgação de Zanele Muholi; Zanele Muholi. Divulgação; Exposição Thomaz Farkas, todomundo no IMS Paulista. São Paulo, 2024. Foto de Julia Thompson; Cena do filme Johnny Guitar, de Nicholas Ray; Cena do filme Amantes, de John Cassavetes.
IMS Paulista
Av Paulista, 2424
São Paulo – SP
11 2842 9120
IMS Rio
Fechado temporariamente para reformas. Conheça nossa programação em instituições parceiras na cidade em ims.com.br