Em 2025, nova turma com diferentes temas da arte digital no auditório da Estação Primeira de Mangueira
Neste fim de semana, o Museu do Samba abre as portas e recebe mais uma vez os jovens de comunidades do Rio de Janeiro da 4a edição do “Olhares Cariocas” no dia 23/11, sábado. Na próxima oportunidade, a equipe do projeto sociocultural quer promover com todos uma reflexão sobre a negritude, aproveitando o Mês da Consciência Negra.
A visita dos participantes será pela manhã após a entrega de certificado no auditório da quadra da Estação Primeira de Mangueira, onde a turma como de costume tem aulas de produção do audiovisual por oito sábados. O projeto com curadoria de Ana Brites e coordenadoria pedagógica de Claudiene Esteves incentiva o jovem à arte digital, uma tendência nas comunidades para inovar na cultura que é desenvolvida nas periferias, criando impacto em todo entorno com o conhecimento e a perspectiva de ensino.
Em novembro o Museu do Samba abriga exposições como a “Força Feminina do Samba”, que narra a trajetória de grandes sambistas e destaca a potente influência de D. Zica no samba e na Mangueira. O espaço promove valores como dignidade, igualdade de oportunidades, inclusão social, empoderamento e senso de pertencimento.
_ No sábado passado, a primeira visita ao Museu do Samba foi enriquecedora para todos. Lá, os jovens conheceram sobre a história do Cartola e dos demais criadores da Mangueira. Uma manhã é pouca para conhecer e refletir sobre a importância desse espaço e dos sambistas, por isso vamos voltar para respirar mais sobre a importância da cultura afro-brasileira – explica Ana Brites.
Olhares Cariocas
Com o celular na palma da mão e sem nenhum custo, o projeto “Olhares Cariocas” é realizado em oito sábados pela manhã. O foco das aulas é a imersão cultural potencializando o aprendizado com oficinas audiovisuais e de artes digitais para jovens a partir de 14 anos, moradores da Mangueira e de outras comunidades cariocas. São oito temáticas de olhares sob diferentes perspectivas, que proporcionam aos participantes uma visão global sobre o audiovisual e a tecnologia aplicada às Artes Digitais e ao Metaverso. Através de oficinas todos têm a oportunidade de capacitação ao mercado da produção audiovisual: Olhar Fotográfico, Olhar Cinematográfico, Olhar periférico, Olhar Artificial, Olhar Artístico, Olhar Digital, Olhar Tridimensional e Olhar Empreendedor. A realização é da Aloha Consultoria & Eventos.
Patrocínio: MetrôRio, CERTVS, CHP Brasil, AMT, Novi, Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
Mais informações
@olharescariocas2024
@museudosamba