Estamos chegando ao final do ano e com ele vem também um dos eventos que não pode faltar em nossa programação!
Neste mês de novembro, acontece por aqui a 12ª edição do Encontro de Corais, momento em que o Coral Tradição, nosso coletivo veterano, convida outros grupos para compartilharem seus repertórios em uma tarde que enche a Casa do Povo de música.
Desta vez, estarão presentes outros cinco corais além do anfitrião: Vox Jubili, Mães Coreanas, Beitenu, Kadosh e Vahakn Minassian.
A festa musical tem repertórios em seis línguas diferentes, passando pelo armênio, coreano, hebraico, inglês, português e, claro, as tradicionais canções em ídiche regidas pela maestrina Hugueta Sendacz.
A apresentação é gratuita e aberta. Venha e traga a família e os amigos!
A Casa do Povo e Diaspora Alliance realizam um seminário internacional que busca repensar os usos da memória, desafiar políticas do medo e apontar para as formas de luta contra o racismo, o antissemitismo e o etnonacionalismo.
Em tempos de dor e incerteza, articulações e solidariedades transnacionais para a elaboração de estratégias coletivas se tornam fundamentais. Observamos como traumas recentes têm sido instrumentalizados para justificar ações violentas e como novas formas de nacionalismos têm surgido embasadas em construções identitárias imaginárias. Na contramão, é preciso retomar nossas memórias, nas suas diversidades, para desafiar as políticas pautadas pelo medo, desenhar e fundamentar outras alianças nas diásporas. O encontro acontece em meio às devastações no Oriente Médio, situando as disputas linguísticas e políticas sobre o significado do antissemitismo, que têm sido instrumentalizadas pela extrema-direita de diversas formas na última década, enfraquecendo assim as possibilidades de articulação e atuação no campo progressista.
Para estarem conosco ao longo desses três dias, convidamos estudiosos e ativistas da Alemanha, Argentina, Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Israel, Palestina, entre outros. Entre os participantes confirmados estão Ben Ratskoff, Emily Dische-Becker, Emmanuel Kahan, Eyal Weizman, Fadi Quran, Gary Younge, Lia Vainer Schucman, Michel Gherman, Nacho Rullansky, Santiago Slabodsky, Sonali Thakker.
O encontro é gratuito, mas é necessário se inscrever antecipadamente aqui. Saiba mais no nosso site.
NOVOS MORADORES NA RUA ANHAIA
A seleção dos habitantes do apartamento Anhaia, habitação social renovada e gerida pelo Fundo FICA, foi feita em parceria com a Casa do Povo, com foco nos coletivos que atuam aqui! Quem vai viver lá é a Zulema, da Flor de Kantuta, e sua família. O FICA mudou de escritório, mas seguimos construindo juntos possibilidades para o bairro – conheça o trabalho deles aqui.
INSCRIÇÕES ABERTAS PARA LABOR
Até 29/11, é possível se inscrever para o laboratório de dança que Cristian Duarte realiza aqui no espaço em 10, 11 e 12/12. O projeto é direcionado a profissionais, estudantes e pesquisadores de dança ou artes cênicas. Saiba mais e inscreva-se aqui!
APOIE A CASA DO POVO SEM GASTAR NADA!
Você sabia que é possível usar o imposto de renda que você já paga para apoiar a programação da Casa do Povo? Através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, você pode fazer uma doação para a Casa do Povo, que é deduzida integralmente na sua declaração do ano seguinte.
O processo é muito simples e ajuda a garantir que a Casa do Povo siga viva e atuante em 2025! A gente explica como funciona passo a passo no nosso site, mas não precisa fazer nada sozinho: se essa é uma forma possível de doação para você, mande um alô pelo Whatsapp ou pelo email incentivo@casadopovo.org.br que nós te orientamos ao longo de todas as etapas.
O Teatro TAIB foi um dos palcos mais importantes de São Paulo, seja para o teatro ídiche nos anos 60, seja para o teatro de resistência dos anos 70. Nos últimos anos, embora adormecido no subsolo da Casa do Povo, acolheu ativações diversas que nos mostram outras possibilidades para sua reinvenção – como uma instalação de Dan Lie, as filmagens de LESTE, de Martha Kiss Perrone, e Mir Zaynen Do!, de Yael Bartana, ou a apresentação que deu origem a Exílio: notas sobre um mal estar que não passa, do Coletivo Legítima Defesa.
Para devolver à cidade este teatro de rua que é também um espaço de possibilidades, de encontros e de vida, apresentamos TAIB PRESENTE, uma campanha colaborativa de reforma de um palco do futuro dividida em atos. O primeiro deles acontece no dia 30 de novembro, com convites à venda em prol da Casa do Povo e da reforma do teatro. Adquira o seu aqui e acesse nosso site para saber mais sobre a campanha.