Esse é o último evento antes do fechamento temporário do museu para realização de obras de modernização do seu sistema elétrico.
A partir de dezembro de 2024, o Museu Histórico Nacional suspende temporariamente suas atividades para realização de obras de modernização do sistema elétrico de suas instalações. Os visitantes ainda têm uma última oportunidade de se reunir no museu para uma noite de celebração, visita mediada especial e muita música.
No dia 5 de dezembro, quinta-feira, a partir das 16h, o público se reúne com a equipe de servidores e os parceiros. A metodologia durante parceiros para um momento ‘saideira’, uma experiência única para quem deseja passar uma noite no museu, com entrada totalmente gratuita.
Confira a programação para este dia:
17h (abertura): Cerimonial com parceiros do MHN
18h: Início do momento festivo com música ambiente
19h: Visita mediada especial pelo circuito expositivo
20h30: Roda de samba com o grupo Samba de Ponta
17h (abertura): Cerimonial com parceiros do MHN
18h: Início do momento festivo com música ambiente
19h: Visita mediada especial pelo circuito expositivo
20h30: Roda de samba com o grupo Samba de Ponta
Durante todo o evento: barracas de comes e bebes com o Cumê Artesanal e o já tradicional Pegue e leve de publicações do MHN.
A visitação ao circuito expositivo será suspensa a partir de 8 de dezembro e a previsão de reabertura é em outubro de 2025. As ações de modernização estão sendo custeadas pelo Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O Museu Histórico Nacional vai passar por uma obra de modernização do sistema elétrico de suas edificações, envolvendo também a implantação do sistema de proteção contra descargas atmosféricas, drenagem de uma das fachadas do museu e implementação de um programa de prevenção e combate a incêndio.
“As obras vão permitir o uso mais eficiente de energia, adequando o Museu Histórico Nacional aos critérios mais modernos de sustentabilidade e colaborar para que o museu disponha de um sistema elétrico estável. Isso vai refletir no uso de tecnologias mais modernas no circuito expositivo e na possibilidade de implantação do sistema de climatização no museu, que vai proporcionar mais conforto aos visitantes e ajudar na conservação do acervo”, informa o diretor-substituto do MHN, Pedro Colares Heringer.
O intuito desta celebração, no próximo dia 5, é reunir o público fiel do MHN, os parceiros que contribuem para a manutenção desse importante equipamento cultural da cidade e as empresas responsáveis pela obra de modernização.
Para outras informações, faça contato pelo endereço eletrônico faleconosco.mhn@museus.gov.br