Concerto natalino será apresentado pela Camerata de Cordas da UFC; palestra contará história da casa construída em 1950 onde funciona o MIS desde 1996
O Museu da Imagem e do Som realiza nesta semana (4 a 8) palestra sobre a história do casarão histórico do MIS, concerto natalino com a Camerata de Cordas da UFC e a Feira da Fotografia, com venda de diversos artigos, fala aberta e oficina. Além disso, a sala imersiva recebe nova programação de exposições. Todos os eventos são gratuitos. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.
Palestra: “Casarão por Dentro e por Fora”, com Alisson Freitas
A atividade tem como objetivo resgatar a história da casa que abriga o MIS-CE desde 1996, explorando os diferentes usos de sua materialidade ao longo do tempo, desde residência de uma família abastada até museu. O percurso de mediação utiliza para além de relatos orais e fotografias antigas, o próprio espaço do edifício e permanências e modificações que esse apresenta. Tratando a trajetória do Casarão como a trajetória de uma pessoa, liga-se a história do MIS-CE com a história da cidade e de suas transformações espaciais e estéticas e discute-se sobre sobre cultura material e tombamento. A programação acontece no sábado (7), das 16h às 18h, no auditório. Serão ofertadas 50 vagas, e as inscrições serão feitas por ordem de chegada na recepção do casarão.
Concerto Natalino | Camerata de Cordas da UFC convida o Coral da UECE
A Camerata de Cordas da UFC apresenta o seu Concerto Natalino, tendo como grupo convidado o Coral da UECE, sob regência da profª Inez Martins. No repertório estão músicas como “Fatto per la notte di Natale” de A. Corelli, “Glória” de A. Vivaldi, “Jesus Alegria dos Homens” de J. S. Bach, “Noite Feliz”, entre outras canções natalinas tradicionais. A apresentação acontece no sábado (7), às 18h, na Praça do MIS.
A Camerata de Cordas da UFC – Fortaleza iniciou suas atividades em março de 2016, sob a direção da Profª Drª Liu Man Ying (violino e viola) e da Profª Ms. Dora Utermohl de Queiroz (violoncelo e contrabaixo). O grupo desenvolve um repertório pedagogicamente selecionado de ampla abrangência, desde músicas eruditas dos períodos barroco, clássico, romântico, música popular brasileira até repertório de video games.
Feira da Fotografia
A Feira da Fotografia é realizada no MIS sempre no segundo domingo de cada mês. Criada em 2012 pelo fotógrafo Chico Gomes, passou a ser realizada no MIS em 2022. O evento é um espaço para difusão da fotografia, comercialização de equipamentos fotográficos novos e antigos, fotos, livros relacionados às artes visuais e outros itens relacionados. A iniciativa inclui ainda outras atividades, como oficinas e palestras, projetadas para atender tanto aos fotógrafos profissionais quanto aos entusiastas da fotografia, criando oportunidades e estimulando o intercâmbio cultural.
A próxima edição da Feira da Fotografia acontece neste domingo (8), das 15h às 19h, na praça do MIS, e conta com a seguinte programação paralela:
-
Oficina: “Revelação Fotográfica com Cafenol”, com Keli Pereira e Yan Belém
A Oficina “Revelação Fotográfica com Cafenol”, a ser ministrada por Keli Pereira e Yan Belém, apresentará os fundamentos da fotografia analógica, explorando processos alternativos de revelação e proporcionando uma vivência prática com materiais alternativos. A oficina será dividida em três momentos: uma introdução teórica sobre fotografia analógica e seus processos de revelação, uma prática fotográfica com câmera e filme disponibilizados pelo MIS, e a revelação das imagens utilizando o Cafenol, um revelador caseiro feito à base de café e vitamina C. A oficina é aberta a todos os interessados, sem necessidade de conhecimentos prévios ou de levar equipamentos. A atividade acontece no domingo (8), das 13h às 16h, na sala multiuso (andar -1 do Anexo). Estão sendo ofertadas 15 vagas e as inscrições devem ser feitas neste link.
Keli Pereira é artista, arte educadora, fotógrafa e graduanda do curso de Gestão e Empreendedorismo. Atuou na coordenação de ações educativas do Museu da Fotografia Fortaleza. É monitora dos cursos de fotografia da escola de indústria criativa Infinity School e atualmente está como educadora no MIS-CE.
Yan Belém é fotógrafo, educador e artista das imagens e das sonoridades. Tem formação em fotografia, participando de oficinas e workshops em diversos equipamentos culturais de referência no Pará e no Ceará, como a Fundação Curro Velho, Sesc Ver-o-Peso e Porto Iracema das Artes, e em cenografia pela Escola de Teatro e Dança da UFPA. Desde 2009, trabalha em ações educativas e em projetos de arte-educação relacionados à fotografia, artes visuais, videomapping e sonoridades. Em 2022, passou a integrar a equipe de Educação e Formação e do MIS Ceará.
-
Fala Aberta: “A Essência do Retrato”, com Igor de Melo
A palestra discutirá o que é o retrato fotográfico, seu uso em diferentes vertentes da fotografia, a manipulação da superfície e seus pilares constituintes através do trabalho do fotógrafo palestrante. O objetivo é apresentar e reforçar a importância de elementos como cenário, figurino, pose, elementos de cena, luz, foco, perspectiva e tratamento da imagem dentro desta linguagem. A atividade acontece no domingo (8), das 16h às 17h30, na Praça do MIS.
Igor de Melo é fotógrafo independente e professor de fotografia, tendo o retrato como principal área de atuação, seja no uso autoral, editorial, de moda ou publicidade. Teve passagem como fotojornalista no Jornal O Povo e na SECOM da Prefeitura de Fortaleza. Também foi um dos idealizadores e editor de fotografia da multiplataforma Vós.
Nova programação da sala imersiva
Nesta semana (4 a 8), a sala imersiva do MIS ganha nova programação. Segue sendo exibida a obra “Aves do Ceará”, e retornam outras de grande sucesso apresentadas anteriormente, como “Ontem choveu no futuro” e “Cores que cantam, dragões que se devoram: o universo de Chico da Silva”. A exibição das três produções acontece de forma seguida, repetindo-se continuamente. Fora a programação da sala imersiva, seguem também em cartaz as exposições físicas “Laboratório dos Sentidos” (casarão) e “Imaginar os Cearás: memórias e tecnologias” (andar -1 do Anexo).
SERVIÇO:
– Visita mediada “Casarão por Dentro e por Fora”, com Alisson Freitas
Data: 07 de dezembro (sábado)
Horário: 16h às 18h
Local: Casarão
Classificação indicativa: Livre
50 vagas. Inscrições por ordem de chegada na recepção do Casarão.
Acessível em Libras.
– Concerto Natalino | Camerata de Cordas da UFC convida o Coral da UECE
Data: 07 de dezembro (sábado)
Horário: 18h às 19h30
Local: Praça do MIS
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras.
– Feira da Fotografia
Data: 08 de dezembro (domingo)
Horário: 15h às 19h
Local: Praça do MIS
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras.
– Feira da Fotografia: Oficina “Revelação Fotográfica com Caffenol” com Yan Belém e Keli Pereira
Data: 08 de dezembro (domingo)
Horário: 13h às 16h
Local: Sala Multiuso
Classificação indicativa: A partir de 16 anos.
15 vagas. Inscrições no link da bio do perfil @mis_ceara
Acessível em Libras.
– Feira da Fotografia: Fala Aberta “A Essência do Retrato” com Igor de Melo
Data: 08 de dezembro (domingo)
Horário: 16h às 17h30
Local: Praça do MIS
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras.
EXPOSIÇÕES
SALA IMERSIVA:
Local: andar -2 do Anexo
Obras em exibições sucessivas:
“Aves do Ceará”
“Ontem choveu no futuro”
“Cores que cantam, dragões que se devoram: O universo de Chico da Silva”
“Imaginar os Cearás: Memórias e Tecnologias”
Local: andar -1 do Anexo
“Laboratório dos Sentidos”
Local: Casarão
Horário de acesso às exposições:
Quarta e quinta-feira: 10h às 18h (acesso até 17h30)
Sexta-feira a domingo: 13h às 20h (acesso até 19h30)
BIBLIOTECA MARLY MARIANO & THOMAZ FARKAS
Local: andar +1 do Anexo
Funcionamento:
Quarta a sexta-feira: 13h às 18h
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO CEARÁ
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.
Entrada: gratuita.
Acompanhe a programação completa no Instagram: @mis_ceara.