Com quase sete milhões de visitantes, o museu de ciências mais visitado do Estado se reinventa a cada ano, com ampla programação e instalações que despertam a criatividade e imaginação do público
Comemorando 15 anos de inovação e conhecimento na próxima terça-feira (26), o Museu Catavento, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, ganha destaque como um ícone cultural em São Paulo, recebendo quase sete milhões de visitantes desde sua inauguração. Uma jornada de descoberta, aprendizado e diversão aguarda aqueles que exploram suas 219 instalações, celebrando não apenas seu aniversário, mas também seu compromisso inabalável com a cultura, educação e preservação do patrimônio, já que está localizado no histórico Palácio das Indústrias, ocupando uma área construída de 12 mil m².
Para celebrar, neste sábado (23), às 11h, a instituição receberá a apresentação do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, em seu auditório. O Quarteto apresenta-se constantemente no Brasil e no exterior, em eventos como a Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha; o Festival de Música de Saragoza, na Espanha; e o Festival Internacional de Música de Morelia, no México. No Brasil, além da participação nos mais importantes festivais e cursos de música, desenvolveu projetos de estímulo a jovens instrumentistas por meio de concursos e de concertos didáticos em escolas da rede pública, universidades e escolas de música. Já no dia 26 de março, das 11h às 16h, os visitantes do museu poderão participar de uma oficina de confecção de cataventos, em homenagem ao símbolo do Museu.
Nos últimos três anos, o Museu Catavento introduziu 10 novas exposições de longa duração e apresentou uma média de cinco exposições de curta duração por ano, além de realizar sete exposições virtuais. Com 197 itens do acervo cadastrados no BDA (banco de dados), o museu também conduziu 122 pesquisas e visitas técnicas, e inventariou 1.900 itens de acervo bibliográfico.
O compromisso com a cultura e educação é refletido nos números de visitantes em destaque: quase sete milhões presenciais, dos quais 694 mil em 2023, incluindo 228 mil de grupos agendados e 466 mil visitantes espontâneos. Desde a implantação, mais de 40 mil escolas foram atendidas, beneficiando quase 2,3 milhões de alunos, sendo mais de 1,6 milhão de escolas da rede pública (municipal e estadual).
Nos anos de 2015 a 2019, o Museu Catavento foi o mais visitado de São Paulo e consistentemente classificado entre os primeiros em outros anos. O índice de satisfação do público presencial é de 95%, e no ambiente virtual é de 90%. Além disso, o museu já foi premiado mais de 20 vezes, pelas suas contribuições para a diversidade, acessibilidade, igualdade racial, entre outros.
Reconhecido como um zoológico, o Museu abriga animais vertebrados (peixes) e invertebrados (corais, moluscos, crustáceos, bicho-pau e borboletas). Também conta com aproximadamente 230 árvores de mais de 35 espécies em seus jardins, oferecendo um ambiente acolhedor e educativo para os visitantes.
Com uma presença digital robusta, contando com 260 mil seguidores nas principais redes sociais e um público virtual de 1,4 milhão, o Museu Catavento se destaca como um dos principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Sua capacidade de atrair visitantes de todas as idades é evidente, refletindo-se em uma busca constante pela inovação a cada nova exposição. Na instituição, aprender sobre temas importantes se torna uma experiência envolvente e divertida, reforçando o museu como o destino ideal para explorar o mundo da ciência e da cultura.
Serviço: Museu Catavento comemora 15 anos
- Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo: 23/03, às 11h. Ingresso: R$ 18 inteira e R$ 9 meia. Consulte a política de isenções no site.
- Oficina de Confecção de Cataventos – 26/03, das 11h às 16h. Entrada gratuita.
- Visite o museu: De terça a domingo, das 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h). Entrada gratuita às terças-feiras. Adquira seu ingresso: Link.