Evento reúne 10 atrações na Praça Mauá, no RJ, com entrada gratuita
Com dez atrações e a promessa de entregar potência percussiva em alta voltagem, o Aliança Global Festival Contra a Fome e a Pobreza começa nesta quinta-feira (14) véspera de feriado, a partir das 17h, na Praça Mauá, no Rio de Janeiro. A noite de estreia, intitulada Muito Obrigado Axé, terá Daniela Mercury, Diogo Nogueira e Seu Jorge brilhando em uma programação que conta ainda com a energia da banda baiana Afrocidade, a modernidade afro-brasileira das cantoras Larissa Luz (BA), Rita Benneditto (MA) e Raquel Reis (BA), a disrupção estética de Ilessi (RJ), o som do Recôncavo de Roberto Mendes (BA) e o ritual percussivo do grupo Aguidavi do Jêje. A voz grave do cantor e compositor Mateus Aleluia, com sua arte que evoca a herança africana, completa a lista.
A exaltação da ancestralidade como fio condutor das apresentações faz parte da direção musical assinada por Kainã do Jêje e Marcelo Galter, do Aguidavi do Jêje, banda indicada este ano ao 25º Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa.
Cantar a história e lembrar as origens da miscigenação no Brasil a partir do tráfico de pessoas escravizadas foi a forma que os idealizadores do evento encontraram para “pedir licença” e homenagear também o território histórico da “Pequena África”, que abrange a zona portuária do Rio, onde o festival acontece, e que representa um dos mais importantes legados da cultura negra no país.
O Aliança Global Festival será uma grande celebração cultural em três noites que integram a programação do G20 para encher a Praça Mauá de alegria e com o melhor da música brasileira. O evento antecede a Cúpula de Líderes do G20 marcada para os dias 18 e 19 de novembro e ocorre simultaneamente à Cúpula Social do G20. O Festival irá aproveitar o poder transformador das expressões artísticas e culturais para, quando os olhos do mundo se voltam para o Brasil, lançar uma mensagem sobre o compromisso do país de construir uma rede colaborativa e de impacto duradouro, envolvendo países, organizações e cidadãos na luta pela justiça alimentar.
Baile Black Bom
A festa inicia às 17h em todas as três noites sob o comando do Baile Black Bom colocando todo mundo para dançar com o melhor do flashback, charme e hip hop. Ao final da última atração, o baile retorna e ‘mete dança’ até a hora do encerramento.
Realização
O Aliança Global Festival Contra Fome e a Pobreza é uma realização do Governo do Brasil, com correalização da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e Serpro. Conta com a parceria do Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Caixa Econômica Federal (CEF), Itaipu, Petrobras, Prefeitura do Rio de Janeiro, Única, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Serviço
Aliança Global Festival Contra a Fome e a Pobreza
Data: 14 a 16 de novembro
Horário: 17h
Local: Praça Mauá – Centro – Rio de Janeiro
Entrada: aberta ao público e gratuita
Programação
14/11 (quinta-feira)
1° Dia – Muito obrigada axé
Abertura: Baile Black Bom
Shows: Afrocidade, Aguidavi do Jêje, Daniela Mercury, Diogo Nogueira, Ilessi, Larissa Luz, Mateus Aleluia, Rachel Reis, Rita Benneditto, Roberto Mendes, Seu Jorge
Encerramento: Baile Black Bom
15/11 (sexta-feira)
2° Dia – O show tem que continuar
Abertura: Baile Black Bom
Shows: Marcelle Mota, Maria Rita, Mariene de Castro, Pretinho da Serrinha, Roberta Sá, Teresa Cristina, Zeca Pagodinho
Encerramento: Baile Black Bom
16/11 (sábado)
3° Dia – Pro dia nascer feliz
Abertura: Baile Black Bom
Shows: Alceu Valença Fafá de Belém, Jaloo, Jota.Pê, Jovem Dionísio, Kleber Lucas, Lukinhas, Maria Gadú, Ney Matogrosso, Romero Ferro, Tássia Reis
Encerramento: Baile Black Bom