Evento, realizado em parceria com o Consulado Geral da Hungria em São Paulo, acontece nos dias 07 e 08 de novembro
Still do filme “Semmelweis”. Imagem: divulgação
Nos dias 07 e 08 de novembro, o MIS, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, apresenta, em parceria com o Consulado Geral da Hungria em São Paulo, a Mostra de Cinema Húngaro, com exibição de três títulos da filmografia do país. O evento contará com uma fala de abertura do Consul-Geral Zsuzsanna László. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS.
Confira, abaixo, a programação completa da Mostra de Cinema Húngaro.
07.11, às 19h
Semmelweis
(dir. Lajos Koltai, Hungria, 2023, 124 min, 12 anos)
O filme gira em torno de Ignác Semmelweis, pioneiro médico húngaro de temperamento explosivo, mas apaixonado, que luta para encontrar a cura para uma febre misteriosa que está matando pacientes — mães e seus bebês — na maternidade que ele supervisiona. Semmelweis foi o primeiro médico a comprovar cientificamente a importância de lavar as mãos para combater diversos germes.
08.11, às 17h
Um por todos
(Egy mindenkiért, dir. András Pires Muhi, Hungria, 2021, 80 min, livre)
Still do filme “Um por todos”. Imagem: divulgação
Documentário sobre Áron Szilágyi, esgrimista húngaro tricampeão olímpico de sabre. O filme conta a história de um período crucial em uma grande carreira, a partir de uma perspectiva cheia de ação.
08.11, às 19h
Sangue nas águas
(Szabadság, szerelem, dir. Krisztina Goda, Hungria, 2006, 120 min, 16 anos)
Still do filme “Sangue nas águas”. Imagem: divulgação
O filme narra uma história de amor durante a Revolução de 1956 e retrata, além dos combates e acontecimentos revolucionários, um episódio heroico do esporte nacional: a partida russo-húngara de polo aquático nas Olimpíadas de Sydney daquele ano.
—
A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O MIS tem patrocínio institucional das empresas Livelo, B3, John Deere, NTT Data, Vivo, TozziniFreire Advogados, Grupo Comolatti e Sabesp e apoio institucional das empresas Grupo Travelex Confidence, PWC, Colégio Albert Sabin, Unipar e Telium. O apoio operacional é Kaspersky, Pestana Hotel Group, Quality Faria Lima, Hilton Garden Inn São Paulo Rebouças, Renaissance São Paulo Hotel, Pipo Restaurante, illycaffè, Sorvetes Los Los e Água Mineral São Lourenço.