Até dia 21 de fevereiro, a SIM São Paulo, maior conferência de música e economia criativa da América Latina, reunirá cerca de 60 painéis e espera receber 50 mil pessoas
Lama Padma, pastor Kléber Lucas, Luiza Lian, Monja Coen e babalorixá Rodney William
Fotos da SIM São Paulo 2025 estão disponíveis no link
O ser humano e seu encontro com o íntimo sempre é um motivo de incógnita. O sofrimento do existir, a realidade disforme e todo o jogo de poder e realizações contidos na humanidade sempre foram temas de inflexões do pensamento. Estes temas foram debatidos no painel “O Despertar da Consciência”, apresentado na SIM São Paulo nesta tarde. Estiveram à mesa Monja Coen, o pastor Kleber Lucas, Babalorixá Rodney William e Lama Padma. A mesa foi mediada pela artista Luiza Lian.
Durante o painel, foi discutido principalmente o esquecimento do indivíduo como detentor da consciência humana universal e a volta ao individualismo e, portanto, à visão distorcida do que seria viver em sociedade.
Monja Coen, uma das mais respeitadas lideranças do budismo no Brasil, afirma que o ser humano ainda está distante de entender que precisamos ter paciência no processo de compreensão da própria contradição de viver. “Estamos presentes em nós mesmos para mudarmos de rumo. Todos temos as plenas condições de modificar a realidade em que vivemos. O respirar, o viver e o sentir têm o início no cerne da existência. O que procuro ensinar é sobre o valor e aprendizagem que existem no silêncio, quando voltamos ao que mais importa no final — a nossa consciência, o nosso eu universal”, explica a budista.
Pastor Kléber Lucas diz que se identifica como pastor, mas também com os pretos velhos, entidade conhecida da umbanda. Nascido em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, o líder cristão afirma que passou por momentos difíceis na infância e que sempre foi ajudado por terreiros de candomblé e umbanda. “O terreiro nunca foi somente um lugar de espiritualidade. Quando passei fome, eles me ajudaram, quando fiquei doente, eles também me acolheram”, diz Kleber, que continua dizendo “quando eu falo destes temas, a comunidade evangélica logo me ataca com violência. Como vou falar de consciência humana quando me atacam assim?
Estamos adormecidos e adoecidos, em meio a um fundamentalismo que somente nos separa. Por isso estar aqui nesta mesa para mim é alentador.”
Para o babalorixá Rodney William, o candomblé é fundamental no papel do acolhimento aos indivíduos para que construamos cada vez mais uma sociedade menos narcisista e que mais compreende o diferente. “Em minha crença, tudo é um ritual e serve para nos preparar para o peso do mundo. O terreiro é uma extensão da nossa forma de pensar. São as minhas memórias e de todos aqui presente, pois é a memória dos nossos ancestrais que nos ensinam e nos transformam como indivíduos.”, afirma o líder religioso.
Em 2024, o Brasil registrou 4 mil casos de intolerância religiosa, um aumento de 80% em relação a 2023. Reunir lideranças religiosas de diferentes vertentes com o intuito do cultivo ao respeito mútuo e da diversidade entre as crenças é, sobretudo, um ato de coragem e respeito pela multiplicidade que nos constroem como pessoas, bandeiras que foram substancialmente tratadas durante a SIM São Paulo 2025.
A SIM São Paulo 2025 continua com sua programação nos dias 19 e 20 de fevereiro, no Memorial da América Latina, oferecendo uma plataforma para debates e apresentações que celebram a diversidade e a inovação na música brasileira.
O evento tem o patrocínio do Instituto Cultural VALE, Rede (Itaú-Unibanco), cartão Elo e Heineken, além de vários parceiros, através da Lei de Incentivo Federal, Ministério da Cultura / Governo federal.
COMPROMISSOS:
Além da vasta programação, os credenciados poderão desfrutar de um Espaço Gastronômico com parceiros que valorizam o consumo consciente, respeito à produção agroecológica e à biodiversidade. Além de uma feira de novos criadores, em parceria com o Jardim Secreto, e cobertura da Rádio e TV SIM.
Reforçando o compromisso de diversidade, inclusão e representatividade assumidos pela SIM desde 2015, um dos pilares do evento são os 30 nomes escolhidos para os showcases diurnos oficiais. São nomes que vêm de 14 estados brasileiros e outros 6 países (da África e América Latina) e representam os tempos em que vivemos, trazendo novos movimentos artísticos de criadores emergentes ou consolidados; discursos afiados e potentes, que chacoalham as estruturas sociais e mudam as narrativas eurocentradas; além de mostrarem as possibilidades de caminhos a se percorrer dentro de uma indústria com tanta força cultural e econômica.
SIM TRANSFORMA:
A SIM Transforma é uma plataforma de diálogo permanente entre as pontas da cidade e do mercado. Em 2024, já realizou dois programas: um de capacitação de jovens profissionais da música e outro de aceleração de novos artistas da periferia de São Paulo. Foram 2 meses de aulas ministradas por profissionais renomados do mercado em várias áreas, totalizando 8 aulas, 16 horas de aprendizado e troca, além de mentorias individuais durante os cursos.
Todos os jovens que participaram do programa de capacitação serão contratados para trabalhar na próxima edição da SIM São Paulo. Já os artistas se apresentarão na programação oficial do evento em uma sessão de pitche para uma banca de compradores e possíveis parceiros.
Além de tudo isso, 8 palestras serão realizadas nas Fábricas de Cultura de São Paulo durante o mês de fevereiro de 2025 e ônibus saindo das Fábricas levarão alunos e outros interessados no mercado da música, moradores da periferia, gratuitamente para participar da SIM no Memorial. Tudo isso, com apoio da Poiesis e Fábricas de Cultura.
A SIM TRANSFORMA tem como objetivo dar perspectiva de carreira e de vida a jovens em situação de vulnerabilidade.
#TeVejoNaSIM
Sobre a SIM São Paulo 2025:
A SIM São Paulo 2025 acontecerá entre os dias 18 e 22 de fevereiro, consolidando-se como o maior encontro da música e economia criativa da América Latina. A conferência no Memorial da América Latina reunirá artistas, produtores, executivos da indústria fonográfica, festivais, selos e profissionais do setor em uma programação intensa de painéis, workshops, showcases e networking. Em 2025, a SIM reforça sua vocação como plataforma global de conexão e inovação no mercado musical, promovendo debates sobre o futuro da música, novas tecnologias, sustentabilidade, diversidade e políticas culturais. Além da programação oficial, o evento contará com uma extensa agenda paralela espalhada pela cidade, reafirmando São Paulo como um polo de efervescência cultural e artística.
Acesse simsaopaulo.com para saber mais e se programar. E acompanhe as atualizações também pelo Instagram oficial: @simsaopaulo
SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE
O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. É o maior apoiador privado da Cultura no Brasil, patrocinando e fomentando projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo que atua para o fortalecimento da economia criativa. Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país com investimento de mais de R$ 1 bilhão em recursos próprios da Vale e via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org
SOBRE A REDE
Mais do que maquininha, a Rede é a laranjinha do Itaú, que oferece toda a expertise em soluções e produtos completos para os negócios brasileiros. Com ela, o cliente tem acesso a um banco completo e seguro para vender mais: venda a distância com o link de pagamento com sistema antifraude gratuito ou fisicamente com débito, crédito, Pix e QR Code. Leva também facilidades à vida do cliente, cuidando do seu negócio com os extratos de vendas e de rendimentos, vendas de hoje, recebimentos futuros, relatórios financeiros e muito mais. Fundada em 1996, a Rede iniciou sua trajetória como Redecard, sendo adquirente das bandeiras MasterCard e Diners. Em 2001, lançou sua primeira plataforma de e-commerce. Em 2012, o Itaú Unibanco fez uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) e fechou o capital da Redecard. No ano seguinte, a marca foi remodelada, e a Redecard passou a se chamar Rede.
SOBRE O CARTÃO ELO
A Elo foi fundada em 2011, com foco em cartões de débito e crédito e, desde então, ampliou sua atuação para outros negócios. Com uma plataforma tecnológica proprietária e local, garante mais agilidade e flexibilidade para atender às necessidades dos clientes. Tem a missão de fomentar a inclusão de pagamentos digitais no Brasil, oferecendo uma variedade de produtos de pagamentos para todos os perfis de pessoas e empresas, incluindo um portfólio completo de cartões de crédito, débito, pré-pagos, especializados e de benefícios. Com um DNA brasileiro e inovador, a Elo também disponibiliza soluções customizadas para empresas, seja por meio das plataformas de tokenização e de prevenção a fraudes, pagamentos por aproximação via QR Code e NFC, ou de consultoria de dados especializada em gerar mais negócios para os seus parceiros.
SOBRE A HEINEKEN
O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, duas microcervejarias e também já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos (MG). No Brasil, o portfólio de bebidas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®️, Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas, Amstel, Amstel Ultra, Devassa, Devassa Tropicaê, Tiger, Bavaria, Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e Amstel Vibes. O portfólio de não alcoólicos inclui Heineken®️ 0.0, CLASH’D, FYS, Itubaína, Viva Schin, Skinka e Água Schin. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa.