O evento realizado no Ceará tem como objetivo fortalecer a rede de museus e instituições pensando a preservação do patrimônio audiovisual, sonoro e iconográfico
O Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE) recebe representantes dos MIS de todo o Brasil durante três dias durante o II Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som. De 21 a 23 de novembro, serão realizados em Fortaleza paineis sobre os temas “Estratégias e Desafios na Gestão de Museus da Imagem e do Som”, “O Papel dos Museus na Educação e Formação Cultural” e “Financiamento e sustentabilidade: Desafios na Captação”. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.
O II Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som tem como objetivo fortalecer a rede de museus e instituições pensando a preservação do patrimônio audiovisual, sonoro e iconográfico. Foram convidados gestores, especialistas e artistas para participar de mesas que discutirão os seguintes temas “A Preservação Digital e o Futuro da Memória Cultural”, “Transformação Digital em Museus: O Impacto das Novas Mídias e Tecnologias nos Museus”, “Tecnologias e mediação cultural” , “Acessibilidade e Inovação: Tecnologias para inclusão nos museus” e “Desafios e Oportunidades na Gestão de Museus”.
O diretor do Museu da Imagem e do Som do Ceará, Silas de Paula, ressalta a importância de sediar esse encontro em Fortaleza. “A iniciativa é uma oportunidade de apresentar a estrutura e os projetos do MIS-CE para representantes de outros museus da imagem e do som. Além disso, podemos pensar juntos em propostas que ampliem nossa atuação, proponham soluções para questões similares que enfrentamos e representem o fortalecimento dessas instituições”, ressalta o diretor.
O que é o Fórum MIS
A criação do Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som se concretizou em junho de 2023 e o primeiro encontro do Fórum foi realizado em outubro de 2023, em São Paulo. Naquela ocasião houve um momento de intercâmbio de experiências e de identificação de especificidades da natureza dos Museus da Imagem e do Som e da constituição de acervos e trajetória de cada instituição e dos desafios comuns. Foi ainda uma oportunidade de articular a atuação dos MIS com instituições e entidades por meio da participação de representantes do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA), da Cinemateca e da Secretaria de Audiovisual (SAV)
Dentre os desafios comuns já elencados pelos representantes do Fórum estão a dimensão da preservação e difusão dos acervos e as potencialidades das tecnologias para agregar e difundir conteúdos culturais em rede, além dos desafios decorrentes destes processos. As atividades destes museus são impactadas por questões relacionadas aos parâmetros de digitalização, armazenamento, sistemas de catalogação e difusão, às licenças e direitos envolvidos e à natureza de suas coleções, que tratam tanto de suportes quanto de conteúdos.
O MIS Ceará
O Museu da Imagem e do Som do Ceará, criado em 1980, conta atualmente com um acervo composto por mais de 150 mil itens. Em meio às referências ao patrimônio imaterial do estado, nesses 44 anos houve diversos processos de aquisição, doação, preservação e salvaguarda nos quais foram reunidos múltiplos conteúdos e suportes que estão a serviço da população.
Serviço:
II Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som
21 a 23 de novembro de 2024
21 e 22 de novembro – 9h às 17h
23 de novembro – 9h às 19h30
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO CEARÁ
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.
Funcionamento:
-
Quarta e quinta: 10h às 18h, com acesso às exposições até 17h30.
-
Sexta a domingo: 13h às 20h, com acesso às exposições até 19h30.
Entrada: gratuita.
Programação do II Fórum Brasileiro dos Museus da Imagem e do Som 2024
Dia 21 de Novembro (Quinta-feira): Abertura e Introdução
08:30 – 09:00 | Credenciamento e Recepção
● Recepção dos participantes com café da manhã e entrega de materiais.
09:00 – 09:30 | Cerimônia de Abertura
● Abertura oficial com discursos de boas-vindas e apresentação sobre o Fórum MIS e a Funarte.
Falas de Luisa Cela (Secretária da Cultura do Ceará), Laís Almeida (Funarte) Tiago Santana (Diretor-presidente do Instituto Mirante), Silas de Paula (Diretor do Museu da Imagem e do Som do Ceará) e Jéssica Ohara (Coordenadora de Patrimônio Cultural e Memória da Secretaria da Cultura do Ceará)
09:30 – 10:30 | Painel de Abertura: Estratégias e Desafios na Gestão de Museus da Imagem e do Som
Sobre o tema: abordagens inovadoras e os obstáculos enfrentados pelos gestores para promover a eficiência, a sustentabilidade e o impacto cultural desses espaços, visando a adaptação às mudanças e o engajamento do público.
● Elizabeth Ponte, Vice-presidente do Conselho da Associação Brasileira de Organizações Sociais da Cultura (ABRAOSC)
10:30 – 11:00 | Coffee Break
11:00 – 13:00 | Mesa 1: A Preservação Digital e o Futuro da Memória Cultural
Sobre o tema: Especialistas em preservação digital, curadores e historiadores discutem desafios e soluções para a preservação digital.
● Marco Dreer, Especialista em preservação sonora e audiovisual.
● Alan Emannuel, David Felício e Gabriela Dantas, técnicos especialistas em preservação, conservação e digitalização do MIS-CE
● Mediação: Simone Lopes – Acervo e Pesquisa MIS-CE
13:00 – 14:00 | Intervalo
14:30 – 16:30 | Mesa 2: Transformação Digital em Museus: O Impacto das Novas Mídias e Tecnologias nos Museus
Sobre o tema: Analisa como a integração de novas tecnologias e mídias digitais está reformulando a forma como os museus operam, engajam o público e preservam o patrimônio cultural.
● Adriano Oliveira, Universidade Federal do Ceará (UFC)
● Dalton Martins, diretor Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM
● Mediação: Silas de Paula, Museu da Imagem e do Som do Ceará | MIS-CE 17:00 | Coffee Break – Encerramento do Dia
Dia 22 de novembro (Sexta-feira): Desenvolvimento e Exploração
09:00 – 10:30 | Painel 2: O Papel dos Museus na Educação e Formação Cultural
Sobre o tema: Discussão sobre a contribuição dos museus para a educação e formação cultural.
● Fabíola Cavalcante, Supervisora do Ponto MIS | MIS-SP
● Antônia Kanindé, Orientadora de Célula de Defesa e Promoção dos Povos Indígenas da Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará.
● Léo Silva, Fotógrafo, realizador audiovisual e escritor.
10:30 – 11:00 | Coffee Break
11:00 – 13:00 | Mesa 3: Tecnologias e mediação cultural
Sobre o tema: Técnicas e práticas inovadoras para apresentar arquivos audiovisuais de forma criativa.
● Aires, Garu Pirani, rømã, Trair o CIStema | MIS-CE
● Daniel Flores, Docente do Curso de Arquivologia da UFSM Docente do Mestrado Prof. em Patrimônio Cultural/UFSM
● Mediação: Diego Ricca, Professor de Design da UFC e membro do LED/UFC (Laboratório de Experiência Digital)
13:00 – 14:00 | Intervalo
14:30 – 16:30 | Mesa 4: Acessibilidade e Inovação: Tecnologias para inclusão nos museus
Sobre o tema: explora como as novas tecnologias estão sendo utilizadas para promover a inclusão e melhorar o acesso de todos os visitantes aos espaços culturais e museus.
● Prof. Roberto Vieira, UFC Inclui
● Daina Leyton, consultora Mirante
● Mikael Oliveira, intérprete de libras MIS-CE
● Mediação: Yan Belém
17:00 | Coffee Break e Encerramento do dia.
Dia 23 de novembro (Sábado): Consolidação e Encerramento
09:00 – 11:00 | Mesa 5: Desafios e Oportunidades na Gestão de Museus
● Daniela Fernandes, Diretoria de Preservação e Difusão Audiovisual da SAV ● Fernanda Castro, presidenta do IBRAM
● Mediação: Mirele Camargo, MIS-PR
11:30 – 14:00 | Intervalo
14:00 – 15:30 | Painel 3: Financiamento e Sustentabilidade: Desafios na Captação para Museus ● Solange Moscato, Relações institucionais MIS-SP
16:00 – 18:00 | Avaliação e Próximos Passos
● Discussão e encaminhamentos sobre organização dos MIS, coleta de feedback dos participantes e criação de carta do fórum MIS.
18:00 – 19:30 | Mostra de Filmes Digitalizados pelos Museus (MIS)
● Mostra especial de filmes digitalizados pelos Museus da Imagem e do Som.