O projeto sociocultural realiza oficinas para capacitação no mercado da produção audiovisual
Exposição das criações dos participantes para visitação pública em novembro
Com o celular na palma da mão, a 4ª edição do projeto “Olhares Cariocas” em oito sábados pela manhã faz imersão cultural potencializando o aprendizado com oficinas audiovisuais e de artes digitais para jovens a partir de 14 anos, moradores da Mangueira e de outras comunidades cariocas. As inscrições gratuitas estão abertas e mesmo tendo iniciado o projeto, cada oficina tem um tema diferente, agregando ótimo conteúdo à turma.
As aulas no auditório da Quadra da Mangueira serão ministradas por professores especializados nos dias 14, 21 e 28/9; 5,19 e 26/10; 9 e 16/11. O encerramento é com uma exposição das criações dos participantes para visitação de familiares dos alunos e moradores da comunidade. A realização é da Aloha Consultoria & Eventos e tem a curadoria de Ana Brites.
É a 4a edição do projeto na Mangueira e durante esses anos vem capacitando jovens com foco na geração de renda e destaque na área digital. Muitos conseguem ocupação, até mesmo antes de entrar numa faculdade, contribuindo com a estratégia de combate à desigualdade social.
A cada Oficina, uma vivência diferente e inovadora! Sem nenhum custo, o aluno aprende todos os itens do audiovisual e arte digital: fotografia, vídeo, design, NFT e outros. Assim, se prepara para o mercado de trabalho. O projeto escolheu 8 temáticas de “Olhares sob diferentes perspectivas, que proporcionarão aos participantes uma visão global sobre o audiovisual e a tecnologia aplicada às Artes digitais e ao Metaverso”.
_ Para isso reunimos um time de professores, artistas, mentores e convidados que trarão ensinamentos valiosos e dicas que prepararam os jovens para o mercado de trabalho e para a tão icônica Era do Metaverso. O objetivo é ensiná-los a produzir artes digitais e prepará-los para dominar as novas ferramentas do mercado de audiovisual, mídias sociais e do metaverso. Dando base para, por exemplo, a utilizar dispositivos como Realidade Virtual, Inteligência Artificial e outras tecnologias da Web3 – comenta Ana Brites.
A proposta no espaço da Mangueira é que os alunos apresentem na sua própria comunidade o resultado da aprendizagem com as novas tecnologias. Muitos jovens que não teriam essa chance tão cedo, usando uma ferramenta que tem na palma da mão, às vezes apenas subutilizadas com redes sociais e bate-papo.
_ O projeto audiovisual incentiva o jovem à arte digital, uma tendência nas comunidades para inovar na cultura que é desenvolvida nas periferias, criando impacto em todo entorno com o conhecimento e a perspectiva de ensino – finaliza a curadora.
OLHARES CARIOCAS – Oficinas em 8 sábados:
- Dia 14/09 – Olhar Fotográfico – Profa. Kim
– Desenvolver o olhar, usando a câmera do telefone; Elementos fazem parte da produção de fotos e vídeo; Noções de enquadramento, foco e exposição; Aplicativos de edição mais usados e prática com exercícios e gincanas.
- Dia 21/09 – Olhar Cinematográfico (Prof. Pedro Bittencourt/ Profa. Kim)
– Apresentação de trabalhos de profissionais que produzem filmes e vídeos no celular; Captura de imagens; Roteiro e Edição, Aperfeiçoamento das criações, conhecendo aplicativos gratuitos para celular.
- Dia 28/09 – Olhar periférico (Prof. Pedro Bittencourt)
– Criações de produções audiovisuais e ampliação do olhar criativo para a potência das periferias.
- Dia 5/10 – Olhar Artificial (Prof. Igor – Favelaverso)
– Apresentando como usar a Inteligência Artificial na Arte.
- Dia 19/10 – Olhar Artístico (Profa. Klara Kopi – Prof. Becopro)
– Introdução a WEB3, Blockchain e como criar NFTS para gerar renda.
- Dia 26/10 – Olhar Digital (Prof. Igor – Favelaverso)
– Criação de Artes Digitais e NFTS usando diversos recursos. Aprendendo a comercializar suas artes.
- Dia 09/11 – Olhar Tridimensional (Profa. Klara Kopi – Prof. Becopro)
– Conhecendo o Metaverso e a Web3
- Dia 16/11 – Olhar Empreendedor (Todos os professores)
– Exposição de Artes Digitais criadas pelos participantes e entrega de certificado.
Patrocínio: MetrôRio, CERTVS, CHP Brasil, AMT, Novi, Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
SERVIÇO
Olhares Cariocas, inscrições até 13/9
- Oficinas Audiovisuais
8 aulas aos sábados: 14, 21 e 28/9; 5, 19 e 26/10; 9 e 16/11
Horário: 9h às 12h
Local: Auditório da Quadra da Estação Primeira de Mangueira
Endereço: Rua Visconde de Niterói, 1072 – Mangueira, Rio de Janeiro – RJ
- Para participar, basta fazer a inscrição pelo link: bit.ly/olharescariocas2024
Mais informações: projetoolharescariocas@gmail.com @olharescariocas2024
Atendimento à imprensa – Clóvis Corrêa/ CICLO Comunicação