Livro retrata as memórias das populações cerradeiras e destaca a biodiversidade local
Projeto da editora Bela Vista Cultural busca registrar e difundir a cultura dos habitantes do Cerrado goiano
A Bela Vista Cultural – editora e produtora paulistana focada em ações de impacto social – apresenta o seu último lançamento de 2024: o projeto ‘Cerrado Imaterial – Berço da Vida’. Com patrocínio da CMOC Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, esta ação dará origem a um livro criado para registrar e divulgar o estilo de vida, as tradições culturais e os hábitos das pessoas que vivem em áreas rurais e pequenas comunidades dos municípios de Catalão e de Ouvidor, no sudeste goiano, com o objetivo de destacar o patrimônio cultural dos habitantes da Zona Rural local.
Os “cerradeiros” são povos tradicionais que habitam o Cerrado brasileiro – o segundo maior bioma da América do Sul e que abrange cerca de 25% do território nacional. Vivendo em harmonia com o meio ambiente, são guardiões de conhecimentos ancestrais fundamentais para a memória cultural e ecológica regional, assegurando a continuidade de uma parcela importante do patrimônio histórico e imaterial do País.
O lançamento alerta para dilemas que o Brasil enfrenta, não somente na seara ambiental, mas também na manutenção das suas raízes e do estilo eminentemente rural, que vem enfrentando desafios que vão do aumento da senioridade na zona rural ao estilo de vida das novas gerações. “São pessoas com hábitos, histórias, tradições e até mesmo receitas gastronômicas que possuem forte ligação com a terra e seus recursos naturais. O projeto busca registrar o modo de vida dessas populações e divulgar suas histórias.”, explica Renan Cyrillo, diretor executivo da Bela Vista Cultural.
Com imagens inéditas de André Dib, premiado fotógrafo brasileiro com vasta experiência na área documental de paisagens, fauna, flora e do modo de vida de povos e comunidades tradicionais, o livro tem um tratamento gráfico diferenciado e é composto por imagens e cores inspiradas no Cerrado e no uso de fontes que mesclam o moderno e o tradicional. Impresso em diferentes papeis, com texturas e cores próprias, a obra busca proporcionar uma experiência sensorial que fica mais quente e intimista com o decorrer das páginas, criando uma conexão maior com o árido e a atmosfera dos personagens e da rusticidade local, transmitindo assim uma sensação de intimidade e acolhimento.
Quase toda a totalidade da tiragem será distribuída para as Secretarias de Educação dos dois municípios goianos, junto de uma cartilha pedagógica, com sugestões de atividades em sala de aula baseadas no livro para os diferentes níveis de ensino. Além da versão impressa, que terá uma pequena cota disponível para compra no site da editora, o projeto lançará um audiolivro e apresentações com Libras e audiodescrição, atendendo a diferentes públicos, incluindo pessoas com deficiência visual e auditiva.
Além disso, as escolas públicas locais serão palco de uma série de atividades complementares, incluindo palestras, atividades formativas e outras ações pedagógicas, com o intuito de oferecer recursos e experiências que complementem o trabalho realizado pelos docentes em sala de aula. Ao contar com a participação de profissionais ligados às Secretarias de Educação de Catalão e de Ouvidor em sua elaboração, é esperado que o livro seja incorporado aos currículos locais e utilizado como material de referência pelas comunidades escolares em aulas sobre Cultura, História, Geografia e Meio Ambiente.
“Para a CMOC Brasil, é uma honra apoiar o projeto ‘Cerrado Imaterial – Berço da Vida’ e contribuir para a valorização e preservação do rico patrimônio cultural e ambiental do Cerrado nas regiões de Catalão e Ouvidor. Este livro captura e celebra não apenas as tradições e o conhecimento ancestral dos moradores com raízes profundas no território, mas também a exuberante fauna e flora que compõem esse bioma singular. Em um momento em que o modo de vida rural e as culturas tradicionais enfrentam desafios crescentes, esta obra fortalece nosso compromisso em promover iniciativas que celebrem e preservem a história e a biodiversidade locais. O apoio ao Cerrado Imaterial reafirma a dedicação da CMOC ao desenvolvimento sustentável e à proteção dos nossos bens naturais e culturais.”, destaca Davidson Miranda, Coordenador de Gestão Social e ESG da CMOC Brasil.
Neste ano, a Bela Vista Cultural deu voz a temas urgentes e relevantes, tais como a importância da alimentação saudável para a qualidade de vida; o papel das unidades de conservação da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, que completou 30 anos em 2024; o desenvolvimento de projetos de vida bem planejados; a necessidades de evitarmos acidentes de jovens e crianças por meio de ações de cidadania no trânsito, dentre outros exemplos. Os títulos lançados podem ser acessados pelo site da editora: “Projeto de Vida & Cidadania”; “Saúde, Alimento & Cultura”; “Cultura & Vida no Trânsito”, “Arco da Vida: a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo”, “Caminho das Águas no Brasil” e agora o “Cerrado Imaterial – Berço da Vida”, jogando luzes sobre a importância de preservação desse bioma tão rico em manifestações culturais e biodiversidade.
Ficha Técnica
Cerrado Imaterial – Berço da Vida
Livro | “Cerrado Imaterial – Berço da Vida”
Tiragem: 3.000 exemplares
Formato: 21 cm x 25 cm fechado; 42 cm x 25 cm aberto
Número de páginas: 144
Miolo: em papel papéis couché e pólen bold, impresso a 4×4 cores
Capa: dura, impressa a 4×0 cores e serigrafia
Valor de venda: R$ 50,00
Cartilhas Pedagógicas e Materiais Acessíveis
Todos disponibilizados virtualmente
Acesso via: https://www.belavistacultural.
Sobre a Bela Vista Cultural
Fundada em 2016, a Bela Vista Cultural é uma editora, produtora cultural e consultora especializada no desenvolvimento de projetos de forte impacto social. Desenvolve iniciativas culturais, educacionais e de responsabilidade social, voltadas à divulgação de temas urgentes e contemporâneos, em áreas como cultura, educação, meio ambiente, artes plásticas e patrimônio, entre outras.
A empresa idealiza e desenvolve livros, cartilhas pedagógicas, exposições, filmes, palestras e cursos, a depender da temática e do formato de cada um de seus projetos culturais, sendo que todos possuem uma característica em comum: parte da distribuição desses materiais e o acesso às atividades complementares é gratuito aos professores e alunos da rede pública de ensino no Brasil, estimulando o diálogo e a continuidade das iniciativas educacionais.
A Bela Vista Cultural atua como um elo entre as empresas socialmente responsáveis e suas partes interessadas, utilizando a cultura para gerar impacto positivo e implementar ações inovadoras em comunidades e instituições de ensino por todo o Brasil.
Desde a sua fundação, a Bela Vista Cultural está à frente de uma série de projetos culturais sob as mais diferentes temáticas. Livros: Caminho das Águas no Brasil (2024); Arco da Vida: a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (2024); Cultura & Vida no Trânsito (2024); Saúde, Alimento & Cultura (2024); Projeto de Vida e Cidadania (2024); A Cultura dos Alimentos (2023); China-Brasil: invenções que mudaram o mundo (2023); Educação Financeira para Jovens & Estudantes (2023); Caminhos do Brasil – terra, água e céus (2023); Flores, Cores e Sabores dos Alimentos (2022); Cultura e Saúde: Personagens e Histórias do Saneamento no Brasil (2022); Cultura e Natureza: RPPNs do Espírito Santo (2022); Caminhos da Riqueza no Brasil: o guia da Educação Financeira (2022); China Impressões: Cultura e Natureza (2022); Suíça-Brasil: 200 anos de Imigração (2021); Associação Comercial de Pernambuco – Rumo aos 200 anos (2023); Personagens e Histórias da Medicina no Brasil (2023); Art Déco São Paulo (2019) e; ABCZ: 100 anos de história e histórias (2019). Exposição de arte: Paixão: caminhando no amor, na união e na justiça (2017). Documentário: Belém 400 anos: a influência francesa na capital paraense (2016).
@belavistacultural
Sobre a CMOC Brasil
A CMOC Brasil, presente no país desde 2017, é uma das principais empresas de mineração do mundo, atuando na extração e beneficiamento de nióbio e fosfatos. Como a segunda maior produtora de nióbio do mundo e uma das maiores fornecedoras de fertilizantes fosfatados do Brasil, a empresa desempenha um papel crucial no desenvolvimento econômico das regiões onde opera. Com sede em Goiás, a CMOC gera cerca de 5 mil empregos no Brasil. Comprometida com a sustentabilidade e inovação, a companhia também desenvolve importantes iniciativas em educação, saúde e apoio comunitário, reafirmando sua responsabilidade social nas áreas onde atua. Para mais informações: Site Oficial | LinkedIn