Alaíde Costa, Filó Machado e Léa Freire foto: José de Holanda
Apresentação marca o encerramento da turnê nacional de “A Música Natureza de Léa Freire”, premiado documentário de Lucas Weglinski, que apresenta mais importante compositora, arranjadora e instrumentista de sua geração, equiparada a Mozart, Debussy, Villa Lobos, Jobim e Hermeto
Léa Freire e o diretor promoveram sessões especiais com debates e realizam ações como oficinas e shows, ativando instituições educativas públicas de música, em cada cidade por onde passaram
Em dezembro, filme estreia no Canal Brasil (11) e na Sesc TV (14)
Após quase 50 anos de sua última apresentação juntos, Léa Freire, Alaíde Costa e Filó Machado reúnem-se no palco para um show histórico. O encontro dos artistas marca o encerramento da turnê nacional do premiado documentário “A Música Natureza de Léa Freire”, de Lucas Weglinski, dia 03 de dezembro, às 20h, no teatro Centro da Terra. O filme entra na programação do Canal Brasil a partir de 11 de dezembro e da Sesc TV, no dia 14 de dezembro.
Mais importante compositora, arranjadora e instrumentista de sua geração, Léa Freire tem sua história marcada pelas parcerias – no palco e fora dele – com Alaíde Costa e Filó Machado. A artista iniciou sua carreira na noite de São Paulo em apresentações ao lado de Filó, que a apresentou a Alaíde. A cantora adotou Léa, que tinha barreiras familiares para seguir na música, na adolescência e o trio passou a fazer shows para jovens em instituições. Léa esnobou a maior escola de música do mundo; era presença ilustre nos encontros dos Originais do Samba; foi professora no CLAM do Zimbo Trio; criou um selo e gravou nomes lendários do instrumental nacional e acredita que sensibilizar as pessoas é revolucionário.Cantor, compositor, multi-instrumentista e arranjador, Filó Machado possui treze álbuns lançados, uma indicação ao Grammy Latin Jazz e coleciona colaborações com grandes nomes da música mundial. Ìcone da música brasileira, Alaíde Costa foi indicada ao Grammy Latino 2024 na categoria de Melhor Canção em Língua Portuguesa, prestes a comemorar 90 anos.
Desde a estreia do filme em São Paulo, em julho deste ano, a compositora e o diretor viajaram pelo país para lançar o longa numa dinâmica inovadora de turnê de cinema. Além de ter ficado em cartaz com o filme por dois meses pelo Brasil, com sessões especiais onde abrem conversas com o público, Léa e Weglinski realizam ações como oficinas e shows, ativando instituições educativas públicas de música, em cada cidade por onde passam. A turnê passou por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Palmas, Manaus, Brasília, Campinas, Salvador, Belo Horizonte, São João Del Rei, Fortaleza, Recife, Porto Alegre e Curitiba.
SERVIÇO:
LÉA FREIRE. ALAÍDE COSTA E FILÓ MACHADO NO CENTRO DA TERRA
Encerramento da turnê nacional do filme “A MÚSICA NATUREZA DE LÉA FREIRE”
local: Centro da Terra (Rua Piracuama, 19 Perdizes).
horário: 20h
Ingressos:https://www.sympla.
https://centrodaterra.org.br/