“Idosos assistem filme gratuito, em Duque de Caxias, com representatividade negra e debatem depois – A importância da socialização entre idosos com temas relevantes (Como a representatividade negra).
O VT tem por objetivo mostrar como o cinema coletivo para um público majoritariamente 60+ é importante para sua qualidade de vida e que eles podem debater temas importantes como a representatividade negra.
A ideia é mostrar a diferença de quando uma pessoa da terceira idade vai ao cinema sozinha e quando ela vai em uma sessão exclusiva para o público de sua idade, tendo debates pós filme, criando novos laços com outras pessoas.
O ponto de cultura Cinema Presente destaca como o cinema coletivo para o público 60+ promove a convivência, fortalece vínculos sociais e estimula o bem-estar emocional. Diferente da experiência individual, ele oferece um espaço de troca, onde idosos discutem filmes, compartilham memórias e constroem amizades, combatendo o isolamento social e reforçando o sentimento de pertencimento.
O CineVelho estará:
19 de Novembro – Centro Cultural O. Niemeyer, Duque De Caxias – RJ;
20 de Novembro – Centro Cultural O. Niemeyer, Duque De Caxias – RJ;
Todas as cidades com duas sessões, sendo elas: Às 16h e às 18h.
PESQUISAS
- De acordo com a pesquisa do Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (2023), 85% dos adultos mais velhos que assistem regularmente a filmes relatam uma melhora significativa no bem-estar emocional, destacando o impacto positivo de filmes que abordam suas próprias vivências e desafios.
- Atividades coletivas relacionadas ao cinema, como sessões temáticas e debates, são especialmente valiosas. Elas ajudam a criar vínculos sociais, combatendo o isolamento, e incentivam os participantes a compartilharem suas histórias e perspectivas, reforçando o senso de pertencimento. Além disso, filmes que abordam questões da terceira idade, como “Para Sempre Alice” ou “Meu Pai”, destacam desafios como o Alzheimer e a memória, promovendo empatia e discussões sobre os direitos e cuidados com os idosos