Com direção e roteiro do cineasta Gints Zilbalodis (“Longe” e do curta “Oasis“), o animado acompanha um gatinho cinza escuro e solitário, que tem seu lar destruído por uma grande inundação. Ele encontra refúgio em um barco habitado por diversas espécies, tendo que se juntar a elas apesar das diferenças.
Além das indicações ao Oscar, FLOW (Flow) venceu o Globo de Ouro de melhor animação e está concorrendo ao César (o Oscar francês), recebeu também duas indicações ao BAFTA (o Oscar britânico), nas categorias de melhor filme de animação e de melhor filme infantil e uma indicação ao Sindicato dos Produtores da América, na categoria de melhor animação do ano.
O animado já venceu mais de 50 prêmios, incluindo importantes prêmios da indústria como Annecy (Prêmio do Público/Prêmio do Júri), European Film Awards, Associação dos Críticos de Cinema de Los Angeles, Círculo de Críticos de Cinema de Nova York, National Board of Review e Associação dos Críticos de Cinema de Boston.
Abaixo segue a sinopse, ficha técnica e o material de divulgação que temos até o momento:
FLOW Letônia – Bélgica – França | 2024 | 85 min. | Animação – Aventura – Fantasia | Livre
Sinopse: Gato é um animal solitário, mas quando seu lar é destruído por uma grande inundação, ele encontra refúgio em um barco habitado por diversas espécies, tendo que se juntar a elas apesar das diferenças.
PRINCIPAIS PRÊMIOS E INDICAÇÕES:
# PRÊMIOS:
MELHOR ANIMAÇÃO DO ANO – Globo de Ouro
– Annecy (Prêmio do Público/Prêmio do Júri)
– European Film Awards
– Associação dos Críticos de Cinema de Los Angeles
– Círculo de Críticos de Cinema de Nova York
– National Board of Review
– Associação dos Críticos de Cinema de Boston
# INDICAÇÕES:
– Oscar Melhor Animação
Melhor Filme Estrangeiro
– Critics Choice Awards Melhor Animação
Melhor Filme Estrangeiro
– BAFTA Melhor Filme de Animação
Melhor Filme Infantil
– César Melhor Animação
– Sindicato dos Produtores da América Melhor Filme de Animação