O universo das finanças pode ser uma caixinha de surpresas. Se as finanças pessoais já costumam dar muita dor de cabeça para as pessoas em geral, assuntos como Bolsa de Valores, mercado financeiro, taxa de câmbio e taxa Selic também são cheios de detalhes difíceis de entender.
Na importante tarefa de conhecer o funcionamento desse universo muita coisa pode ajudar, desde manuais grandes e entediantes até… filmes! O cinema já abordou as finanças em diversas ocasiões, de forma brilhante e envolvente. Em alguns filmes o dinheiro representa a felicidade sempre procurada, em outros ele representa tristeza e problemas que parecem não ter fim. Assim como na vida real…
Sem mais delongas, vamos à seleção especial do Juros Baixos com os melhores filmes sobre finanças.
Lista: 5 filmes sobre finanças para você assistir
O Lobo de Wall Street
Começamos com uma escolha meio óbvia quando o assunto é o universo das finanças. Quando O Lobo de Wall Street foi lançado em 2013, o impacto na mídia e no público foi imediato. Retratando o funcionamento do mercado financeiro de forma crua e até um pouco exagerada, o longa encheu as salas de cinema em que foi exibido e recebeu diversas críticas devido a todo seu conteúdo moralmente reprovável.
O Lobo de Wall Street, dirigido pelo famoso cineasta Martin Scorcese, é uma adaptação da autobiografia do empresário Jordan Belfort. Jordan, interpretado brilhantemente por Leonardo DiCaprio, relata de um jeito bem sincero suas aventuras como corretor de ações, desde o início promissor numa grande corretora de Wall Street (centro financeiro de Nova Iorque), que vai à falência após uma quebra generalizada, até a fundação de seu próprio negócio, especializado em vender de forma agressiva e pouco honesta ações de baixo valor.
Jordan faz fortuna ao lado de seus amigos, todos tão audaciosos e divertidos quanto ele, mas parece que a receita do seu sucesso é levar um estilo de vida nada convencional. São muitas as cenas de sexo, consumo de drogas, violência e, claro, golpes financeiros.
Para os mais sensíveis, O Lobo de Wall Street certamente não é uma opção agradável. Mas para aqueles que querem entender o universo das finanças de forma transparente e divertida, o Juros Baixos recomenda preparar a pipoca e dar o play nesse filmão.
Veja também: Como criar o hábito de poupar para investir
À Procura da Felicidade
Nossa segunda escolha é para aqueles que preferem algo mais sensível e comovente. À Procura da Felicidade retrata a história heróica de um pai em busca de uma vida feliz para si e seu filho.
Chris Garder (Will Smith) enfrenta dificuldades para ajudar a sustentar a família, composta por ele, o filho Christopher Jr. e a esposa Linda. Ele se esforça em vender aparelhos de raio-X para consultórios médicos, mas essa atividade não traz o retorno necessário e a sua esposa decide largá-lo. Felizmente, Chris consegue convencê-la a não levar o filho. Desse momento em diante, se desenvolve uma história de muito sofrimento, mas também de muito companheirismo entre pai e filho.
A dupla chega a morar na rua, depois que são despejados do seu apartamento. Mas Chris consegue uma vaga de estagiário em uma corretora e, com muito esforço, ganha a confiança de colegas e clientes, até alcançar a tão sonhada efetivação na empresa.
À Procura da Felicidade é um filme repleto de momentos emocionantes, que nos fazem refletir sobre o amor entre pais e filhos e do que somos capazes para trazer a felicidade a quem amamos.
Até que a Sorte nos Separe
Voltando para o gênero comédia e, dessa vez, pousando no Brasil, o Juros Baixos recomenda o longa nacional Até que a Sorte nos Separe, de 2013. Essa divertida ficção, estrelada por Leandro Hassum, Danielle Winits e outros nomes conhecidos do humor nacional, ensina especialmente o que não fazer quando se tem muito dinheiro.
O casal que protagoniza a história ganha 100 milhões de reais na Mega Sena e passa, do dia para a noite, a viver uma vida recheada de mordomias e extravagâncias, sem preocupações em relação ao futuro. Mas um dia o dinheiro acaba, e o marido, interpretado por Hassum, se esforça de todas as maneiras para esconder o fato da esposa, que está grávida e não pode, segundo os médicos, receber notícias ruins.
Depois de muitas situações inusitadas e divertidas, a família deve lidar com a dura verdade de que, sem esforço e disciplina, é impossível reerguer sua vida financeira.
Confira também: Investir em Bitcoin é seguro? Veja como escolher uma corretora
A Grande Aposta
A Grande Aposta, de 2015, retrata acontecimentos anteriores à crise imobiliária nos Estados Unidos iniciada em 2007. De modo inovador (é comum os personagens conversarem com a câmera, por exemplo), são contadas duas histórias, aparentemente separadas, mas que se conectam em algum momento.
Michael Burry (Christian Bale) é um investidor que decide concentrar seus esforços e seu dinheiro na crença de que o sistema imobiliário americano entrará em crise. Nessa empreitada audaciosa, ele é apoiado pelo ambicioso corretor Jared Vennett (Ryan Gosling) e pelo investidor independente Mark Baum (Steve Carell), que vive criticando a desonestidade dos grandes bancos.
Além disso, também é retratada a história de dois amigos que também tentam se aproveitar da iminente crise e, para isso, pedem ajuda de um recluso guru de Wall Street, interpretado por Brad Pitt.
A Grande Aposta é uma oportunidade de entender, de forma original e divertida, os perigos reais da especulação financeira.
Freakonomics: O Estranho Mundo da Economia
Apostando mais uma vez no realismo, o Juros Baixos recomenda o documentário de 2010 Freakonomics: O Estranho Mundo da Economia. Nele, o economista Steven Levitt e o jornalista Stephen J. Dubner, autores do best-seller que dá nome ao filme, conversam sobre a realização e o conteúdo do livro.
Freakonomics (o livro) é uma coletânea de artigos divertidos, mas muito bem fundamentados, sobre o funcionamento da economia em situações inusitadas, como lutas de sumô, tráfico de drogas e a escolha do nome das crianças.
Aprofundando seu conhecimento sobre finanças
Entender o funcionamento das finanças, sejam elas as de uma casa ou as de um país, é muito útil para alcançar nossos objetivos de vida. Os filmes que recomendamos aqui são uma ferramenta interessante nesse sentido, por que retratam detalhes do mundo financeiro de forma cativante.
Porém, se você deseja realmente aprofundar seu conhecimento sobre assuntos financeiros, é mais recomendável consultar materiais sérios e de qualidade. Você pode encontrar muitos deles aqui mesmo no Juros Baixos.
Em nossa plataforma você tem acesso a simuladores que podem te ajudar a conseguir o melhor cartão de crédito para seu perfil, comparar melhores taxas na hora de solicitar um empréstimo ou até negociar dívidas com desconto.
Além dos conteúdos do nosso blog, você também pode assistir os tutoriais do nosso canal no YouTube, acessar nossos cursos completos e contratar um de nossos planejadores financeiros.
Metadescription:
O Juros Baixos selecionou os 5 melhores filmes para você conhecer melhor o universo das finanças.