O evento vem para agitar a cena das danças urbanas em Perus, oferecendo à comunidade acesso gratuito a uma programação cultural vibrante, com grupos que raramente se apresentam nesta região. Uma oportunidade para o público descobrir talentos da Zona Noroeste e celebrar a diversidade artística local.
Festival Break’Integração reúne grupos de breaking para apresentações gratuitas na Zona Noroeste
De 04 a 21 de novembro de 2024 (sexta-feira), a Unity Warriors ( @unitywarriors_br ) convida você para o Festival Break’Integração, um evento imperdível que celebra a cultura Hip-Hop e reúne grupos de breaking na Zona Noroeste da cidade de São Paulo.
Com apresentações gratuitas e classificação livre para todas as idades, o festival será composto pelos espetáculos “A Garagem: um processo de transmutação” com Afro Break ( @afrobreak_crew ), “Dança de Rua e Suas Faces” com Cia Eclipse ( @ciaeclipse ),“Na Raiz” com O Núcleo ( @crewest), “Herois Urbanos” com Die Hard Crew ( @diehardcrew.oficial ), sempre seguidos de apresentações do espetáculo “BASE: uma corpografia marginal”, com o Grupo Unity Warriors.
Idealizado pelo grupo Unity Warriors, o Festival Break’Integração busca fortalecer a conexão entre artistas periféricos e promover a troca de saberes, além de sensibilizar o público de todas as idades para a arte das danças urbanas, com espetáculos que tem como linha de pesquisa o breaking dance.
Após a seleção de quatro grupos, feita a partir de um chamamento que atraiu 18 propostas, o festival formou uma estrutura única: cada dia de ação incluirá um espetáculo de um dos grupos convidados, seguido da apresentação da Unity Warriors, grupo anfitrião do evento. Serão quatro noites de performances vibrantes, onde a dança urbana ganhará vida e espaço.
Mais do que um festival, o Break’Integração é uma oportunidade para construir cidadania cultural e visibilidade para grupos que, muitas vezes, não têm espaço em grandes palcos. Com um histórico de jams e batalhas de breaking na região já consolidado, este evento se propõe a ampliar essa tradição, oferecendo uma vitrine para novas criações artísticas.
A proposta é que, em cada localidade de Perus, o público desfrute de dois espetáculos em uma mesma noite, garantindo uma programação rica e diversificada. Com isso, o festival não só promove a arte, mas também busca reduzir as desigualdades culturais, trazendo acesso à cultura para todas as pessoas.
O Festival Break’Integração é uma oportunidade do público de se conectar com a cultura Hip-Hop e celebrar a riqueza da diversidade artística na Zona Noroeste.
As ações fazem parte do projeto “Break’integração – bolando planos, ampliando percepções e construindo afetos” contemplado pela 34ª edição do Programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo.
Informações: www.instagram.com/
Serviço: Festival Break’Integração
Grátis. Classificação Livre. Gênero: Danças Urbanas
Programação:
Quando: 04 de novembro de 2024 (segunda-feira), às 19h – Onde: CEU Perus – Rua Bernardo José de Lorena, S/N – Vila Fanton – Perus – Zona Noroeste de São Paulo – SP – Capacidade: 350 lugares – Não possui Estacionamento – Acessibilidade: Sim.
Apresentação dos espetáculos: “A Garagem: um processo de transmutação” com Afro Break e “BASE: uma corpografia marginal” com Grupo Unity Warriors
Quando: 06 de novembro de 2024 (quarta-feira), às 19h – Onde: Ocupação Artística Canhoba – Rua Canhoba, 299 – Vila Fanton – Perus – Zona Noroeste – São Paulo – SP – Capacidade: 40 lugares – Não possui Estacionamento – Acessibilidade: Sim.
Apresentação dos espetáculos: “Dança de Rua e Suas Faces” com Cia Eclipse e “BASE: uma corpografia marginal” com Grupo Unity Warriors
Quando: 13 de novembro de 2024 (quarta-feira), às 19h – Onde: Comunidade Cultural Quilombaque – Travessa Cambaratiba, 05 – Perus – Zona Noroeste de São Paulo – SP – Capacidade: 50 lugares – Não possui Estacionamento – Não possui acessibilidade.
Apresentação dos espetáculos: “Na Raiz” com O Núcleo e “BASE: uma corpografia marginal” com Grupo Unity Warriors
Quando: 21 de novembro de 2024 (quinta-feira), às 14h – Onde: CEU Parque Anhanguera – Rua Pedro José de Lima, 1020 – Anhanguera – Zona Noroeste de São Paulo – SP – Capacidade: 200 lugares – Não possui Estacionamento – Acessibilidade: Sim.
Apresentação dos espetáculos: “Herois Urbanos” com Die Hard Crew e “BASE: uma corpografia marginal” com Grupo Unity Warriors
Espetáculos
BASE: uma Corpografia Marginal” com Unity Warriors – Sinopse: O espetáculo explora a conexão entre corpo, memória e espaço, revelando como nossas experiências corporais são moldadas por histórias e contextos que vivemos, refletindo a subjetividade de indivíduos muitas vezes marginalizados. Uma jornada de movimento e emoção, transformando a marginalidade em força, revelando a beleza e a resiliência dos corpos que dançam suas histórias. Duração: 50 minutos.
“A Garagem: um processo de transmutação” com Afro Break – Sinopse: As roupas não são as mesmas. Os corpos são outros. O cenário mudou e nele tudo transmuda: objetos, sensações, pessoas. A balança reflete números, as correntes transmitem o som e viram música. Dentro das enormes “Bags” ou “Sacos de polipropileno” estão o sustento, o suor e a produção de um produto final que não existe, porque se transforma o tempo todo. E assim seguimos, simultaneamente, batendo meta e apanhando dela. É na Garagem, carregada de resíduos e histórias, que surge um novo trabalho que, em um processo de transmutação, ressignifica o espaço, o impacto, a dança. Duração: 50 minutos.
“Dança de Rua e Suas Faces” com Cia Eclipse – Sinopse: Como tudo começou…. Da música veio à dança para exemplificar estados de espírito e o movimento sociocultural relacionado a cada época: diversão, reivindicação, confronto, alegria… Este espetáculo exemplifica os diversos estilos de danças em uma linha cronológica de tempo, do nascimento de cada estilo até os dias atuais onde todas as danças se relacionam neste grande movimento cultural, o Hip Hop, presente em todo globo terrestre com diversos desdobramentos. Duração: 50 minutos.
“Na Raiz” com O Núcleo – Sinopse: Um relato coreografado das mais inerentes vertentes inerentes ao breaking. Abrangendo desde sua criação até os dias atuais, transitando entre os aspectos técnicos e os marcos históricos de sua jornada. A poesia também se faz presente nesta apresentação dinâmica e envolvente. Duração: 50 minutos.
“Herois Urbanos” com Die Hard Crew – Sinopse: Do universo fantástico das histórias em quadrinhos para as ruas da cidade, quatro super heróis resolvem se aventurar nos passos do breaking e, ao apresentar suas habilidades e virtuoses, convidam o público a conhecer este que é um dos elementos do hip-hop e a também embarcar nessa aventura dançante. Duração: 40 minutos.