Programação gratuita convida os visitantes a refletirem sobre sustentabilidade, biodiversidade e cultura
No próximo final de semana, os parques administrados pela Urbia, em São Paulo, oferecerão uma programação diversificada que une arte, ciência e sustentabilidade. No Parque Ibirapuera, a exposição “Uma História do Poder na África“, do Museu Afrobrasil – MAB, entra na fase final. Com curadoria de Vanicleia Silva Santos, a mostra explora a riqueza cultural e histórica do continente africano, destacando sua influência na formação das civilizações globais e no desenvolvimento artístico contemporâneo. O projeto “Sextou no Ibira: Protegendo os Rios” continua a celebrar o Dia Mundial das Áreas Úmidas com atividades interativas que promovem a conscientização sobre a preservação dos recursos hídricos e sua importância para a biodiversidade.
No Parque Faria Lima, o sábado será dedicado à biodiversidade com o Circuito Ecológico: Conhecendo as Árvores do Faria Lima. Durante a caminhada guiada, os participantes aprenderão a identificar espécies de árvores presentes no parque e discutirão a importância das áreas verdes para a conservação do meio ambiente e a qualidade de vida nas cidades. Já no Parque Jardim Felicidade, a oficina “Compostagem: Transforme Resíduos em Vida” ensinará aos participantes a montar uma composteira doméstica utilizando materiais reaproveitados, como baldes e garrafas PET, e mostrará como transformar resíduos orgânicos em adubo de alta qualidade.
No Parque dos Eucaliptos, o domingo será dedicado às crianças, com a atividade “Simulando o Sonar das Baleias”, em comemoração ao Dia Internacional da Baleia. Por meio de um jogo interativo, os pequenos aprenderão sobre o fascinante método de ecolocalização utilizado por esses mamíferos para se orientar nos oceanos, em uma experiência educativa e divertida.
Clique aqui para ver fotos dos parques
(Créditos: Divulgação Urbia Parques)
PROGRAMAÇÃO DO PARQUE IBIRAPUERA:
Sextou no Ibira: Protegendo os Rios
Quando: 21 de fevereiro, das 14h às 16h
Sobre: oferecida pela equipe educacional do Parque Ibirapuera, atividade envolverá os participantes em conversas sobre a importância da biodiversidade, montagem de experimentos que incentivam a curiosidade científica, além de cartões e jogos que destacam a relevância da preservação ambiental
Local: mesas no Parquinho em frente às quadras esportivas de basquete e tênis
Público: livre
Atividade gratuita
Museu AfroBrasil – MAB
Quando: até 23 de fevereiro, das 10h às 17h
Sobre: A exposição “Uma História do Poder na África”, no MAB Emanoel Araujo, explora as raízes culturais e históricas africanas e sua influência global, destacando o papel da diáspora africana na arte e civilização.
Local: Museu Afro Brasil (MAB), próximo ao portão 10
Público: livre
Atividade gratuita
O Parque Ibirapuera funciona diariamente, das 5h à 0h, e tem entrada gratuita. O espaço está localizado na Av. Pedro Álvares Cabral, s/n°, Vila Mariana, São Paulo (SP).
PROGRAMAÇÃO DO PARQUE DOS EUCALIPTOS:
Simulando o Sonar das Baleias
Quando: 23 de fevereiro, das 11h às 12h.
Local: Playground
Sobre: de forma interativa e lúdica a atividade ensina às crianças como as baleias utilizam a ecolocalização para se orientar nos oceanos. Uma experiência educativa que combina ciência e diversão.
Público: livre
Atividade gratuita
Com entrada gratuita e funcionamento diário, das 7h às 19h, o Parque dos Eucaliptos está localizado na R. Min. Guimarães, 280, Super Quadra Morumbi, São Paulo (SP)
PROGRAMAÇÃO DO PARQUE JARDIM FELICIDADE:
Compostagem: Transforme Resíduos em Vida
Quando: 21 e 22 de fevereiro, das 10h às 21h
Sobre: a oficina ensina aos participantes como reaproveitar restos orgânicos para produzir adubo de qualidade, promovendo práticas sustentáveis e redução de desperdício.
Local: portão 4
Público: livre
Atividade gratuita
O Parque Jardim Felicidade funciona diariamente, das 6h à 18h, e tem entrada gratuita. O espaço está localizado na R. Laudelino Vieira de Campos, 265, Jardim Felicidade, São Paulo (SP).
PROGRAMAÇÃO DO PARQUE TENENTE BRIGADEIRO FARIA LIMA:
Circuito Ecológico: Conhecendo as árvores do Faria Lima
Quando: 22 de fevereiro, das 10h às 11h
Sobre: caminhada guiada para identificar espécies do parque, promovendo a conscientização sobre a biodiversidade e os benefícios das áreas verdes urbanas.
Local: encontro na administração do Parque
Público: livre
Atividade gratuita
O Parque Tenente Brigadeiro Faria Lima funciona diariamente, das 6h à 19h, e tem entrada gratuita. O espaço está localizado na Rua Heróis da FEB, 322, Parque Novo Mundo, São Paulo (SP).
Sobre a Urbia
Criada em 2019, pela Construcap, a Urbia Gestão de Parques nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os visitantes. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor, com mais diversidade, inclusão e cidadania, reconectando as pessoas à natureza. Ao todo, há cinco concessões especializadas na gestão de parques públicos, urbanos e naturais, hoje concentrados nas regiões Sul e Sudeste do país. A primeira é a Urbia Gestão de Parques de São Paulo, uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado). Apoiada no desenvolvimento sustentável, ela tem o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza no meio urbano. Além destes, a Urbia também é responsável pela gestão dos Parques Estaduais do Horto Florestal (Alberto Löfgren) e da Cantareira, ambos localizados na zona norte de São Paulo/SP; dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, considerando suas principais áreas de visitação – as áreas do Cânion Fortaleza, Cânion Itaimbezinho e Rio do Boi, situados em Cambará do Sul/RS e Praia Grande/SC; e das Cataratas do Iguaçu, Parque Nacional do Iguaçu em Foz do Iguaçu/PR, em parceria com o Grupo Cataratas, com os mesmos propósitos e modelos de gestão. Recentemente, também em parceria com o Grupo Cataratas, a Construcap sagrou-se vencedora da licitação do Parque Nacional de Jericoacoara, cujo contrato já foi assinado.
Para mais informações, acesse: Site | Instagram | Facebook | Linkedin