Mostra reúne mais de 500 obras de crianças e adolescentes do Hospital Pequeno Príncipe com intervenções de quatro artistas convidados
A CAIXA Cultural de Curitiba irá prorrogar, até o dia 1o de dezembro, a exposição Caixa Mágica, resultado de um projeto inovador de oficinas de artes plásticas realizadas no maior e mais completo hospital pediátrico do Brasil, o Pequeno Príncipe. A exposição reúne obras produzidas com materiais recicláveis da própria instituição, como caixas de remédio, isopor e tampinhas, ressignificados sob a temática de superpoderes infantis. A mostra é fruto de 72 oficinas, orientadas por quatro renomados artistas plásticos: André Mendes, Kátia Horn, Romã Rettamozo e Verônica Fukuda, com coordenação da arte-educadora Elisa Cordeiro Brito.
Durante meses, as crianças participaram ativamente das oficinas utilizando resíduos do hospital para dar vida a suas criações, explorando suas próprias visões de superpoderes. Cada artista propôs uma abordagem única: Kátia Horn, com as crianças, criou capacetes mágicos feitos de caixas de remédio, representando superpoderes; André Mendes, utilizou a técnica da “isoporgravura”, gravura em isopor, com foco nos superpoderes da natureza; Verônica Fukuda, incentivou as crianças e adolescentes a criar personagens com ênfase nos olhos, destacando a empatia como superpoder e Romã Rettamozo instigou a garotada a produzir armaduras e braceletes, como resultado do processo de auto-reflexão e autoconhecimento. Além das obras criadas pelas crianças – 600 no total, cada artista responsável pelas oficinas irá expor uma peça feita exclusivamente para a mostra.
A exposição não apenas ressignifica o que seria descartado, mas também oferece uma nova perspectiva sobre como arte e reciclagem podem caminhar juntas para criar algo poderoso e transformador. “A resiliência e a imaginação das crianças no contexto hospitalar é notável nas obras escolhidas para a exposição. A arte, neste contexto, reforça seu papel empoderador impulsionando a criatividade das crianças, adolescentes e dos acompanhantes participantes das oficinas”, afirma Elisa Cordeiro Brito, arte-educadora que coordena o projeto.
Caixa Mágica recebeu visitas guiadas de alunos de escolas públicas, com a participação de 370 estudantes, criando mais uma oportunidade para o público jovem se conectar com o universo da arte e da ressignificação de recicláveis. A exposição conta com audiodescrição, a fim de receber visitantes cegos ou com baixa visão, que poderão agendar visitas guiadas.
O projeto Caixa Mágica, viabilizado pela Lei Rouanet, tem como instituição beneficiada o Hospital Pequeno Príncipe e como apoiadora a Caixa Cultural de Curitiba. Conta com patrocínio das empresas Peróxidos do Brasil, Brother, Wap Lavadoras, Grupo Bagattoli, Scherer, Terex Corporation, Verx Tecnologia, Transportadora Matão, Demóbile.
SERVIÇO
[Exposição] Caixa Mágica: arte com recicláveis
Local: Galeria Mezanino da CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo n° 280 – Centro
Visitação: 12 de outubro a 1o de dezembro de 2024
Horários: Terça a sábado das 10h às 20h | Domingo das 10h às 19h
Ingressos: Entrada franca.
Classificação: Livre
Acesso a pessoas com deficiência | Exposição com audiodescrição
Apoio: CAIXA e Governo Federal
Informações: Site Curitiba | CAIXA Cultural | Instagram @caixaculturalcuritiba
(41) 4501-8722
Instagram: @caixamagicaexpo