Filme ‘Mar de Mães’ convida a um mergulho profundo nos altos e baixos da maternidade
Coproduzido pela Prosa Press, B2Mamy e Mãe Fora da Caixa, curta-metragem pré-estreia com debate no Cinemark, do Shopping Eldorado, em São Paulo dia 11 de dezembro.
|
Prepare-se para repensar a maternidade junto com atrizes bem conhecidas da televisão e das redes sociais. Mas, esqueça os roteiros com final feliz garantido. No curta-metragem Mar de Mães, ser mãe é uma experiência imprevisível e nela cabem múltiplas definições. E isto fica claro logo na primeira cena do filme em que mãe (Cristiana Oliveira) e filha (Sabrina Petraglia) têm uma discussão acalorada causada exatamente por suas visões diferentes da maternidade. O que ninguém contesta é a importância da rede de apoio nesse momento tão desafiador, em que a mulher, com um filho (ou mais) para criar, questiona suas escolhas e atitudes, e muitas vezes, se culpa por isto.
Com criação de Thaís Vilarinho e roteiro de Thaís Vilarinho e Thaís Poetha, e direção de Letícia Prisco, o curta-metragem gravado em Santos, no litoral paulista, conta a história de três grandes amigas: Erika (vivida por Fernanda Rodrigues), Zilda (interpretada por Pathy Dejesus) e Thaís (protagonizada por Sabrina Petraglia). “Todas elas são mães que embarcaram no projeto pela identificação com suas histórias reais”, destaca Thaís Vilarinho, autora do best-seller “Mãe Fora da Caixa” e do filme. O curta conta ainda com as participações especialíssimas de Thaila Ayala, Pablo Sanábio, Miá Mello e Kelzy Ecard.
“Esse Mar de Mães mostra como a amizade entre mulheres oferece a força que cada uma precisa para lidar com os desafios da maternidade. É um mergulho nas emoções nuas e cruas do maternar, em que são abordadas questões sobre identidade, sobrecarga, culpa e o papel crucial dessa rede de apoio de amigas”, completa Thaís Vilarinho.
Dani Junco, CEO da B2Mamy, maior comunidade de mães do Brasil e também co-produtora do filme, faz uma conexão entre a ficção e a vida real. “Há 8 anos, eu me sentia sozinha como as personagens do curta. O chamado para encontrar outras mães e fundar a B2Mamy mudou a minha vida. Espero que o Mar de Mães abrace cada mãe que se sente sozinha”, reflete.
“O filme em si é resultado de uma rede de confiança construída ao longo dos últimos anos entre nós, coprodutores, que apostamos no projeto. A Thaís procurou a Dani, que já me conhecia de outros projetos sobre empreendedorismo feminino da Prosa. O filme é um manifesto à maternidade real e às relações que nos trazem segurança para enfrentar novos desafios”, afirma Patricia Travassos, diretora criativa da Prosa Press.
Com 25 minutos de duração, Mar de Mães conta com o apoio e patrocínio da Dasa e da Hestia Ventures. Para Isabella Vasconcellos, fundadora da Hestia, o curta é um ótimo começo de conversa para o público feminino se conectar a temas fundamentais da maternidade. “O roteiro emocional da Thais Villarinho, que gerou o filme é um excelente ponto de partida para trazer a maternidade para o primeiro plano das discussões importantes que precisam ser feitas com responsabilidade de informação. Infelizmente muitas das dificuldades enfrentadas pelas mães hoje transcendem a capacidade de resolução delas mesmas, o que torna fundamental uma abordagem sistêmica, que envolve além da rede de apoio, políticas públicas, regulação e também o envolvimento da sociedade civil”, afirma Isabella.
A oportunidade de aprofundar assuntos como a identidade feminina, a sobrecarga e a saúde mental da mulher acontecerá logo após a exibição do filme, num bate-papo entre as roteiristas, a direção, o elenco, a produção e a plateia. “É muito bacana ver a nossa marca apoiando e promovendo essa discussão tão consistente e sensível sobre o papel da mulher na sociedade contemporânea”, diz Daniela Paula, Diretora de Marketing da Dasa.
“Em eventos fechados realizados antes desta pré-estreia, pudemos ter uma amostra do turbilhão de emoções que o filme é capaz de provocar no público, por isso, já existem planos de ampliar essa história e produzir um longa-metragem no próximo ano, revelando como essas três amigas se conheceram”, antecipa Clovis Travassos, produtor executivo do filme.
SOBRE A PROSA PRESS
Fundada em 2012 pela jornalista e diretora de criação Patrícia Travassos, a Prosa Press nasceu para desenvolver o reality Mãe S/A para o Fantástico, da Rede Globo. De lá para cá, a produtora audiovisual cresceu e desenvolveu uma série de filmes e projetos autorais, refletindo sobre as tendências tecnológicas e de comportamento que transformam a vida das pessoas. Com um olhar humanizado e inovador para contar histórias reais, a Prosa já produziu grandes projetos, como os documentários “Inspira”, “Educação Presente para o Futuro” e “Inovar é um Parto”. Compõem essa lista ainda a série “Projeto Upload” produzida para a CNN, a série sobre gastronomia e futebol “Fominha”, produzida para o GNT e a série “Tristezas não pagam dívidas”, para a GloboNews.
SOBRE A B2MAMY
A B2Mamy é a maior comunidade de mães do Brasil. Tem como missão tornar mães líderes e livres economicamente por meio de educação, networking e saúde e bem-estar. No modelo B2B2C entrega pesquisa, educação corporativa e ferramentas de employee experience para grandes empresas e no B2C um plano de assinatura one stop shop de benefícios para a jornada da maternidade. para mães e mulheres se conectarem. Desde 2016, mais de 100 mil mulheres já foram impactadas e 27 milhões de reais foram gerados. Acesse o site da B2Mamy e saiba mais.
SOBRE O MÃE FORA DA CAIXA
Com mais de 1 milhão de leitoras nas redes sociais e mãe dos adolescentes Matheus e Thomás, Thaís Vilarinho é autora do best-seller “Mãe Fora da Caixa”, que deu origem à peça teatral de mesmo nome, sucesso nos palcos. Seu segundo livro, “Mãe Recém-Nascida”, se transformou em livro de cabeceira de milhares de grávidas e puérperas pelo país. Sensível na arte de escrever sobre maternidade e fonoaudióloga de formação, Thaís também é autora de três livros infantis. Em sua terceira obra dedicada às mães “Imagina na Adolescência”, ela transborda amor e repete o acolhimento e a empatia que já se tornaram a sua marca-registrada, a todos os “criadores de filhos”.