Sucesso na TV, programa Quintal da Cultura
vira musical encenado no Teatro do SESI-SP
Com texto e direção musical de Fernanda Maia, espetáculo com nove atores promove a valorização do teatro e da música como ponte de desenvolvimento de crianças
Fotos Caio Gallucci
Grande sucesso da TV aberta, o programa Quintal da Cultura chega também ao palco do Teatro do SESI-SP numa temporada inédita. “A Incrível Viagem do Quintal” é um musical dirigido por Bete Rodrigues, com texto e direção musical de Fernanda Maia. A estreia no Teatro do SESI-SP será no dia 31 de agosto. O programa, que logo conquistou grande audiência do público jovem e vem encantando gerações desde sua estreia na TV Cultura em 2011, está inteiramente mantido no espetáculo, que é uma realização do SESI com produção de Selma Morente e Célia Forte.
No enredo, os quatro personagens do Quintal estão prontos para realizar uma viagem de muita descoberta. Em cada parada, eles descobrem preciosidades da cultura brasileira e de tradições de cada região deste imenso Brasil. Em cena, o palco se transforma no itinerário da própria viagem. Eles passam por estradas que levam de um lugar a outro, param em vilarejos, visitam fazendas e, nessa saga, conhecem pessoas incríveis que trazem histórias ricas da tradição regional. A viagem será contada com recursos cenográficos simples, estimulando a imaginação do espectador. Em cena com os personagens do Quintal, atores/músicos participam da encenação tocando vários instrumentos, dançando e cantando.
A diretora e criadora do programa, Bete Rodrigues, permanece na direção da atração desde a estreia, em 2011, até os dias atuais. Com conteúdo pertinente à faixa etária de 7 a 11 anos, o programa traz quatro palhaços em aventuras educativas e divertidas, que representam os anseios das crianças. A atração foi uma das maiores audiências da emissora, registrando frequentemente até 4 pontos de pico na Grande São Paulo.
O programa se passa num quintal onde Ludovico, Doroteia, Ofélia, Osório, Quelônio, o jabuti de mais de 100 anos e de muita sabedoria, e a minhoca Minhoquias, que é espevitada, atrevida e cheia de boas ideias, convivem, se divertem, inventam histórias e compartilham conhecimentos.
No Quintal, as crianças aprendem brincando. A cada esquete de humor, história e brincadeira, elas entram em contato com os mais variados temas educativos: música, contação de histórias, literatura, folclore e fábulas de diversas regiões do Brasil e do mundo, libras (língua brasileira de sinais), língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciências, arte, atividades físicas e expressão corporal.
Vale ressaltar que o programa venceu o Prêmio APCA como “Melhor Programa Infantil de 2014” e foi um dos finalistas do Festival ComKids – Prix Jeunesse Iberoamericano, em 2015.
Uma das características mais relevantes do programa é o seu grande alcance em todo o território nacional e até mundo afora. Em plena era digital, os telespectadores enviam centenas de cartas por mês com histórias e desenhos dos personagens. Para dar uma resposta maior a esse público, começou a produção de “A hora da Dona Coruja” no segundo semestre de 2021, com exibição exclusiva no YouTube aos sábados, para aproximar os personagens ainda mais das crianças e dar espaço para elas se expressarem e se aproximarem deles.
“Os personagens do Quintal ainda exercem forte influência no imaginário das crianças. A valorização do teatro e da música como ponte de desenvolvimento de crianças e adolescentes é importante porque favorece o contato deles com a identidade cultural do nosso país. Além de entretenimento, no espetáculo a gente traz referências musicais de todas as regiões do Brasil”, diz Bete Rodrigues, diretora cênica.
As produtoras Selma Morente e Célia Forte explicam que “o espetáculo estimula o interesse dos espectadores por temas variados, incentiva o aprendizado por meio de expressões artísticas pouco oferecidas às crianças, e contribui para formar espectadores e apreciadores da música e do teatro. Ele foi criado pensando em agradar a um público diverso”.
“E se a gente combinar de brincar de outra maneira, trocar tudo de lugar e mudar a brincadeira…”
Bora brincar com essa turma?
Sobre o SESI-SP
O Teatro do SESI-SP, do Centro Cultural Fiesp, um importante equipamento cultural de São Paulo, celebra 60 anos de atividades em 2024. Ao longo dessas décadas, tem oferecido ao público uma programação gratuita, diversa e alinhada aos aspectos sociais e artísticos da contemporaneidade.
O espetáculo “A Incrível Viagem do Quintal” é um exemplo do que apresentamos aqui no Teatro do SESI-SP, convidando o público a explorar o lúdico, a brincadeira e o imaginário presentes em todos os quintais. Essa narrativa celebra a rica diversidade cultural do Brasil, desperta memórias afetivas, oferece novas imagens e possibilidades àqueles que estão em desenvolvimento.
“Os espetáculos apresentados, assim como toda a programação cultural cuidadosamente selecionada pela equipe do SESI-SP, são resultado de editais de chamamento que lançamos periodicamente. Nesses editais, escolhemos projetos artísticos de todo o território nacional, com o objetivo de proporcionar uma mediação fundamental entre o público e a obra.
Como instituição comprometida com a formação cultural e o acesso ao teatro, temos a honra de, muitas vezes, proporcionar a primeira experiência teatral para os mais diversos públicos”, afirma Debora Viana, gerente executiva de Cultura.
SERVIÇO
Onde – Centro Cultural Fiesp | Teatro do SESI-SP – Avenida Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon-Masp (há estacionamentos próximos)
Quando – Quinta e sexta, às 11h. Sábado e domingo, às 15h
Quanto – Ingresso gratuito. Reserva pelo Meu SESI: https://www.sesisp.org.br/eventos
Temporada – 31 de agosto a 22 de dezembro de 2024
Sessões com acessibilidade comunicacional todos os sábados e domingos
FICHA TÉCNICA
TEXTO E DIREÇÃO MUSICAL Fernanda Maia
DIREÇÃO GERAL Bete Rodrigues
PRODUTORAS Selma Morente e Célia Forte
ELENCO ORIGINAL
Helena Ritto
Jonathan Faria
José Eduardo Rennó
Mafalda Pequenino
Fernanda Ventura (alternante)
ELENCO CONVIDADO
Abner Debret
Beatriz Amado
Jana Figarella
Marília Lopes
Thiago Mota
DIREÇÃO DE MOVIMENTO E COREGORAFIA Zuba Janaína
CENOGRAFIA Marco Lima
FIGURINOS ELENCO ORIGINAL Edson Braga
FIGURINOS ELENCO CONVIDADO Sonia Ushyama
VISAGISMO Fernanda Mourão
ILUMINAÇÃO Túlio Pezzoni
DESENHO DE SOM João Baracho
PREPARAÇÃO VOCAL E DIRETOR MUSICAL ASSISTENTE Rafa Miranda
ASSISTENTE DE DIREÇÃO Ana Minehira
ASSISTENTE DE CENOGRAFIA César Costa
ADERECISTA DE CENÁRIO Douglas Vendramini
CONFECÇÃO DE PERUCAS Adriana Almeida
FOTO ESTÚDIO Caio Gallucci
FOTO CENA Priscila Prade
DESIGNER GRÁFICO Vicka Suarez
ASSESSORIA DE IMPRENSA Thais Peres
VÍDEOS E CONTEÚDO PARA REDES SOCIAIS Bia Capelas
SOCIAL MEDIA Isabella Pacetti
GRAVAÇÃO DO ESPETÁCULO Suçuarana Filmes – Humberto Bassanello
AUDIODESCRIÇÃO E LIBRAS All Dubbing Group
OPERADOR DE LUZ Rafael Boese
OPERADOR DE SOM Valdilho Cruz
CAMAREIRA Juliana de Melo
CONTRARREGRA Matheus França e Luiz Carlos Ferreira
ASSISTENTE ADMINISTRATIVA Alcení Braz
PRODUÇÃO EXECUTIVA e ADMINISTRAÇÃO Martha Lozano
COORDENAÇÃO DE PROJETO Egberto Simões
PRODUÇÃO MORENTE FORTE PRODUÇÕES TEATRAIS
CURRÍCULOS
PRODUÇÃO – Selma Morente e Célia Forte, sócias da Morente Forte Comunicações, fundada em 1985, empresa que atua direcionando suas atividades exclusivamente às artes cênicas. Participação em mais de 3 mil espetáculos teatrais, com ampla experiência de relações públicas em assessoria de imprensa e planejamento para realização de grandes espetáculos, protagonizados pelos maiores artistas nacionais. Em 2023, lançou o portal CANAL TEATRO MF, com ampla cobertura de divulgação de espetáculos teatrais em cartaz na cidade de São Paulo e em turnê fora do estado.
DRAMATURGIA E DIREÇÃO MUSICAL – Fernanda Maia é uma das mais premiadas diretoras musicais da cena teatral paulistana. Ganhadora de dois Prêmios Shell, dois Prêmios APCA, Quatros Prêmios Bibi Ferreira, Prêmio Reverência, Aplauso Brasil, além de vários prêmios da mídia digital tanto na direção musical quanto na dramaturgia. Dedica-se à pesquisa das mais variadas possibilidades de união entre a música e o teatro, e à criação de musicais brasileiros originais. Fundadora do Teatro do Bardo, uma companhia que traz a música brasileira, seus compositores e suas canções para crianças.
DIREÇÃO GERAL – Bete Rodrigues atuou em produções infantis premiadas no Brasil e no exterior, como Rá Tim Bum, Glub-Glub, X-Tudo, Turma da Cultura, Ilha Rá Tim Bum, Cocoricó. Ela assina a direção de videoclipes do grupo Palavra Cantada. Criou e dirigiu Sua Língua, programa sobre a língua portuguesa para crianças, e comandou a segunda versão do programa infantil Glub-Glub, e a série Teatro Rá Tim Bum, com mais de 30 adaptações de peças infantis para a TV. Dirigiu a versão brasileira do programa Vila Sésamo em duas temporadas: 2007 e 2016. Assina a direção do programa “A Floricultura da Nana – Disney Channel” e “O Porco e o Magro”, programa de educação financeira para crianças. Ela foi indicada ao prêmio FEMSA 2012 como Diretora Revelação de Teatro pela peça “O Menino mais Rico do Mundo”, e dirigiu a série, em 2021. Junto com sua equipe, criou o programa “Quintal da Cultura – TV Cultura”, do qual é diretora desde 2011 até os dias atuais. Formada em Comunicação Social – Rádio e TV pela FAAP e pós-graduada em Leadership e Management pela Faculdade Trilógica Keppe & Pacheco (2019).
CENOGRAFIA – Marco Lima, cenógrafo, figurinista e bonequeiro, formou-se em Artes Plásticas pela USP. Trabalhou com os mais representativos diretores de teatro e recebeu os mais importantes prêmios teatrais. Em seus trabalhos mais recentes, destacam-se: a criação de fantasias juntamente com Fabio Namatame para “The Masked Singer Brasil” (2021/22), as cenografias para “Kiss me Kate”, “O Mistério de Irma Vap”, “Zorro – nasce uma lenda”, “Kafka e a Boneca”, “Gaslight”, “Canção dos Direitos da Criança”, “Caros Ouvintes”, e os bonecos para “Pedro e o Lobo”. Neste ano, cria a cenografia para os musicais “PetShop – o Musicão”, “Adorável Trapalhão”, “Clara Nunes – essa tal guerreira” e o infantojuvenil “A História sem Fim”.
DESIGNER DE LUZ – Túlio Pezzoni, formado em Design de Luz pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, em Porto – Portugal, realiza projetos em iluminação desde 2005 como designer, assistente, programador e técnico. Como designer, assinou recentemente o espetáculo musical “Once – O Musical”, vencedor de Melhor Iluminação em Musical no prêmio Bibi Ferreira e indicado a Melhor Iluminação pelo prêmio Shell, e o espetáculo “A Herança”, indicado no Prêmio Bibi Ferreira em Melhor Iluminação em Teatro. Em 2022, assinou “Sweeney Todd”, com direção de Zé Henrique de Paula, e “Ney Matogrosso – Homem com H”, com direção de Marília Toledo e Fernanda Chamma, indicados ao prêmio DiD em Melhor Iluminação. Em 2023, criou a iluminação para o musical “Kafka e a Boneca”, com direção de Marllos Silva. Em 2019, “Erêndira”, indicado a Melhor Iluminação no prêmio Bibi Ferreira, “Terrenal” e “Ala de Criados”, com direção de Marco Antonio Rodrigues. Como assistente, destacam-se os trabalhos realizados em parcerias com Wagner Pinto e Fran Barros, como “Dilúvio”, direção de Gerald Thomas, vencedor de Melhor Iluminação pelo prêmio Shell, e “Panorama Visto da Ponte”, direção de Zé Henrique de Paula, também indicado a Melhor Iluminação no prêmio Shell.
DESENHO DE SOM – João Baracho, músico, produtor musical e profissional do áudio (designer de áudio, gravação, edição e mixagem). Vencedor do Prêmio Bibi Ferreira, em 2023, pelo projeto sonoro da peça Once. Começou a trabalhar como profissional da música ainda durante o colégio, tocando piano e teclado em diversos eventos na cidade. Durante o bacharelado em Música na faculdade FASM (Santa Marcelina), tomou contato com o estudo formal de Música e teve contato com grandes profissionais da área. Entre 2005 e 2015, trabalhou como técnico de som no Theatro São Pedro, casa importante do cenário de música clássica em São Paulo. A partir de 2016, começou a trabalhar também em teatro musical como sound designer e sonoplasta de peças importantes como Urinal (2016); Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812 (2018); Chaves – Um Tributo Musical (2019); Brenda Lee e o Palácio das Princesas (2021-2022); Sweeney Todd (2022); Once – O Musical (2023); Cabaret Kit Kat Club (2024). Também continua atuando como profissional de gravação de óperas e concertos no Theatro Municipal de São Paulo, Theatro São Pedro, Sala São Paulo, Masp, entre outros palcos de música clássica da cidade. A partir de 2020, começou a trabalhar também com som direto e mixagem de áudio para filmes, séries e peças de teatro que passaram a ser registradas em vídeo por conta do distanciamento social causado pela pandemia.
COREOGRAFIA – Zuba Janaína. Atualmente como diretora residente no musical “Elvis Revolution”, da Broadway, com direção de Miguel Falabella, estreia em agosto de 2024 no Teatro Santander. Coreógrafa da São Paulo Escola de Dança pelo Módulo Fogo do Curso de Teatro Musical, com coreografias dançadas no auditório do Masp e Pinacoteca Contemporânea. Diretora de movimento e coreógrafa da peça “Samba da Pauliceia e sua Gente”, apresentada no Itaú Cultural em maio de 2024. Coreógrafa residente do musical “Donna Summer”, no auditório do Ibirapuera. Ministrante do curso Consciência Corporal através do Movimento, de 19/3 a 30/4/2024, na SP Escola de Teatro. Coreógrafa e diretora de movimento do musical “Como Se Diz Eu Te Amo”, com músicas de Legião Urbana, apresentado no mês de abril de 2024 no Teatro Itália. Ministrante do workshop presencial Corpo em Movimento, na SP Escola de Teatro. Ministrante do curso de extensão Consciência Corporal através da Dança, na SP Escola de Teatro, de 29/6 a 10/8/2023. Coreógrafa e diretora de movimento do musical “AZAFAMAM”. Vencedora do Prêmio Arcanjo e do Festival Paulista de Teatro em 2021. Coreógrafa da série infantil de animação “Playpolis”, que estreia em setembro de 2024, com 13 episódios na 1ª temporada.
VISAGISTA – Fernanda Mourão, 34 anos, paulistana, maquiadora e cabeleireira especializada em Caracterização e Airbrush para TV, Cinema e Novas Mídias. Graduada em Estética e Cosmetologia Avançada. Idealizadora da Cosmética Girassol, onde pesquisa e cria fórmulas cosméticas naturais para peles brasileiras. Possui 14 anos de experiência na área, em que já ganharam cores rostos de artistas famosos, do rap à música clássica, do teatro ao cinema, jornalistas, líderes espirituais, políticos, incluindo na lista um presidente da república. Desenvolve maquiagens para o núcleo artístico e infantil da TV Cultura há 10 anos, atuando principalmente no premiado Quintal da Cultura durante esse período.
Helena Ritto – Atriz e arte-educadora. Formada pela Faculdade Paulista de Artes. Estudou Máscara Teatral na École Internationale de Théâtre Jacques Lecoq e estagiou na Mermaid Theatre Of Nova Scotia, Canadá. Fundadora da Cia Prosa do Ventos, trabalha com o universo infantil há 20 anos. A companhia rodou o Brasil e representou o país em Portugal, recebendo diversos prêmios e indicações. Apresenta há 11 anos o programa Quintal da Cultura. Helena é Doroteia, uma menina inteligente e sapeca de cabelos verdes, mas que adora cor-de-rosa.
Jonathan Faria – é ator, arte-educador, dublador, manipulador de bonecos e ilustrador. Participou de diversos musicais em São Paulo, entre eles a mais recente versão de Morte e Vida Severina, com direção de Elias Andreato. No Quintal da Cultura, dá vida ao Osório, além dos personagens Quelônio, Minhoquias e Madrasta. Além de atuar em esquetes divertidas, Jonathan coloca suas habilidades como arte-educador ensinando a garotada a desenhar e a construir brinquedos com material reciclável.
José Eduardo Rennó – é arte-educador formado pela USP. Dedica-se ao teatro infantil e adulto, investigando o cômico, a narração e as relações entre Teatro e Música. Trabalhou com a Cia Teatro de Narradores, Tablado de Arruar, Cia de Domínio Público, Grupo Furunfunfun, Cia Articularte, Cia Coisas Nossas de Teatro, entre outros. Atuou em musicais com Cristina Buarque, Marília Medalha, Maria Alcina e Fabiana Cozza. Atualmente, diverte-se como o Ludovico do Quintal da Cultura.
Mafalda Pequenino – é atriz, apresentadora, diretora, escritora, arte-educadora, dançarina, pernalta e dirigente cultural. Seu trabalho fala com diversos públicos de todas as idades, mas é focado na difusão da cultura e arte de raízes africanas. No ar atualmente com o único programa infantil da TV aberta nacional, ocupa espaços importantes em produções audiovisuais. Tem trabalhos no teatro e no circo, e é uma das principais dirigentes e organizadoras do Bloco Afro Ilu Obá de Min. Respira possibilidades variadas de conexões para resistir de forma poética.
Fernanda Ventura – tem curso técnico em Artes Cênicas (Maestro Fêgo Camargo, Taubaté – SP), “Canto Coral e Jazz” (na mesma instituição), “Dança para o Ator” (O. C. Oswald de Andrade – SP), “Teatro do Oprimido” (UNESP-SP), “Canto, Dança e Interpretação para Teatro Musical” (Applauso Produções – SP) e “Interpretação para TV” (Esc. de Atores Wolf Maya). Além do curso acadêmico de tecnóloga em Gestão de Recursos Humanos. Atriz em diversos espetáculos e projetos artísticos, dentre eles: “The Woman Box” (Cia Pinus Ploft, em Zimbábue), “Sítio do Picapau Amarelo” (Casa Réplica, em Taubaté – SP) e em musicais como: “Os Boêmios de Adoniran” (SP), “Dona Ivone Lara, um Sorriso Negro” (SP), e atualmente no espetáculo musical “A Peleja de Santa Dulce dos Pobres” (BA). Com cinco prêmios de melhor atriz em festivais, entre espetáculos infantis e adultos. Participou do longa “Tapete Vermelho”, com Matheus Nachtergaele e grande elenco. Já fez e faz diversas campanhas publicitárias: Ministério da Saúde, Google, Mastercard, Ypê, entre outros. Além de quatro temporadas da série “Imagine com Kinder”, no canal do YouTube da Kinder Brasil. E apresentou uma sequência de 20 programas na TV Aparecida. Também é mestre de cerimônias; apresentadora de vídeos institucionais, de eventos e de TV); cantora; palestrante; atriz em eventos de SIPAT; locutora; professora de teatro para crianças e adultos. Atua no projeto de interpretação “Poemas e Canções” no YouTube.
Abner Depret – das terras garoantes de São Bernardo do Campo, vem um garoto sonhador e serelepe chamado Abner. De tanto caminhar e fazer arte por aí, já faz teatro profissionalmente há dez anos. Mas a arte começou muito antes. Nascido músico, ama contar uma boa história, seja através do teatro, da dublagem, da dança, da música, da TV, do cinema, de todas as formas de artear… Conta, canta e encanta corações e mentes atentas e dispostas a se deleitar e despertar a partir da sua arte.
Beatriz Amado – 33 anos, atriz, cantora e formada em Música – Flauta Transversal, pelo IA-Unesp. Participou de oficinas e aulas de teatro ministradas por Geraldine Quaglia, Walter Quaglia, Marlene Fortuna, Elias Andreato, Marco França, Samantha Dalsoglio, Jonathas Joba, e estudou canto com William Sancar e Alírio Netto. Locutora, trabalha para a empresa 2CX desde 2016. É membro efetivo, desde 2008, do grupo vocal à capela Madrigal Sempre En Canto. Desde 2017, integra a banda Forró Pé de Moleque, cantando, tocando triângulo e flauta. Como atriz, trabalhou em espetáculos com o Grupo Trapiche de Teatro, Cia Realce, Trupe Rosa Vermelha, Cia do Núcleo, Teatro do Bardo, Cia dos Anjos. Como atriz-cantora-flautista, atuou em espetáculos sob direção de Fernanda Maia (Sonhos Não Envelhecem), Karen Menatti (Sobre Meninos e Pipas), Maximiliana Reis (Os Saltimbancos), entre outros. Como cantora, se apresentou com bandas de MPB na noite paulistana e esteve à frente da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo como solista nos concertos “Os Saltimbancos”, de Chico Buarque, e “A Arca de Noé”, de Vinícius de Moraes. Em 2022, esteve em cartaz como atriz e musicista no teatro Tuca com o espetáculo musical brasileiro “Morte e Vida Severina”, com direção geral de Elias Andreato. Em agosto, setembro e outubro de 2023, esteve em cartaz com o espetáculo “O Samba da Pauliceia e sua Gente” nos aparelhos públicos da cidade de São Paulo, contemplado com o edital Zé Renato, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. E em 2024, no Itaú Cultural. Este ano, integrou a banda do musical brasileiro “Carmen, a Grande Pequena Notável”, com direção de Kleber Montanheiro, apresentando-se no SESI Sorocaba e no Festival de Teatro de Curitiba.
Jana Figarella – nasceu na Amazônia. É atriz graduada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco. Há dez anos, integra o elenco de “Cássia Eller, o Musical”. Estreou seu primeiro longa em “Minha mãe é uma peça 2”, do inesquecível Paulo Gustavo. Interpretou a lendária mulher do funeral de um lavrador em “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto e músicas de Chico Buarque, direção de Elias Andreato. Em seu trabalho mais recente, atuou em “Dom Quixote de lugar nenhum”, de Ruy Guerra com direção de Jorge Farjala e músicas de Zeca Baleiro. Foi aluna do curso “Como escrever canções”, ministrado pela Adriana Calcanhotto na conceituada Universidade de Letras de Coimbra (Portugal).
Marília Lopes – é uma multiartista incrível e versátil que cativa todos que têm o privilégio de cruzar o seu caminho. Como cantora, compositora, instrumentista e atriz, ela é uma verdadeira joia multifacetada. Nascida na chamada “Cidade de Pedra” (São Paulo), Marília é dona de uma voz inigualável, potente e inconfundível, que ecoa na alma de quem a escuta. Sua trajetória artística é repleta de conquistas notáveis. Ela conquistou o coração do público em programas renomados, incluindo participações no The Voice Brasil, onde integrou o time de Lulu Santos, em 2017, e no The Voice Portugal, sob a orientação de Marisa Liz, em 2018, destacando-se como um dos principais talentos da temporada. Além disso, seu talento brilhou em diversos programas de televisão, como o TVZ Multishow, Encontro e Espelho, entre outros. Além de seu talento musical, Marília também se destacou como atriz, alcançando a final do reality “Cultural, o Musical”, em 2019, e posteriormente estreando seu primeiro espetáculo, “Ombela, a Origem das Chuvas”, dirigido por Arlindo Lopes.
Thiago Mota – ator, músico multi-instrumentista, compositor e arranjador, é bacharel em Música Popular pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (UniFIAM/FAAM-FMU); formado em Atuação pela SP Escola de Teatro; em Canto Popular pela ETEC de ARTES; e especialista em Voz Mista e Belting. Participou ativamente de processos teatrais e musicais diversos, com destaque para os espetáculos “Mesquinharia”, com o Núcleo Experimental Parlapatões; e “Noite de Gala do Circo”, com direção de Nelson Baskerville e Hugo Possolo, cumprindo temporada no Teatro Municipal de São Paulo. Integrou o elenco da Cia PIC NIC no espetáculo “Panos e Lendas”; “Resiliência” e “Estações e Moradas”, do Núcleo Da Maré ao Luar; “Poetas Empoeirados – ou canções para crianças revolucionárias”, com a Cia Variante; e “Once – O Musical”. Atualmente, integra o elenco dos espetáculos “Os Quatro Cantos de Elpídio” e “Baleia Banguela”, com a Cia Navega Jangada; e “Bertoleza”, da Gargarejo Cia Teatral. Na carreira musical, realiza pesquisa de música étnica, e trabalha na produção de repertório autoral.
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