Depois de uma temporada de sucesso, projeto chega às Fábricas de Cultura da região com o espetáculo infantil “Vou daqui, vou prá lá, cada coisa em seu lugar”
Projeto cultural aposta no teatro e na diversão para combater o Aedes aegypti e prevenir a dengue, a Zika e a Chikungunya
|
Depois de realizar 3 meses de apresentações gratuitas do espetáculo infantil “Vou daqui, vou prá lá, cada coisa em seu lugar” em 2018, no Museu Catavento, localizado na região central de São Paulo, o projeto “Esse mosquito vai dançar” iniciou sua segunda temporada nas Fábricas de Cultura da cidade em 4 de fevereiro. Com patrocínio da marca SBP, da Reckitt Hygiene Comercial, o programa difunde noções de prevenção e proteção permanentes contra o Aedes aegypti de forma lúdica e divertida. A temporada de 2025, que apresenta a peça “Vou daqui, vou prá lá, cada coisa em seu lugar”, acontece com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura por meio do Programa de Ação Cultural do estado – PROAC.
Desenvolvido pela OAK Educação e Cultura, o projeto foi lançado em 2016, no Rio de Janeiro. Em sua primeira fase, consistiu na apresentação de um esquete teatral nas escolas da Baixada Fluminense e na distribuição de kits de material didático para alunos e professores. “Na primeira fase do projeto percorremos nove municípios da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, região muito atingida por casos de dengue, Zika e Chikungunya. Na sua segunda fase, o projeto foi ampliado e passou a ter um espetáculo infantil com novos personagens, trilha sonora e cenário original. Em 2025, começa a nova fase do projeto: vamos levar o espetáculo para as Fábricas de Cultura. Acreditamos no poder do teatro e do universo lúdico para transmitir conhecimento e estamos muito felizes em levar o projeto para as regiões periféricas da cidade de São Paulo”, conta Vera Gomes, socióloga e diretora da OAK Educação em Cultura.
Na capital paulistana, o programa será realizado nos teatros das 7 Fábricas de Cultura do setor A: Cidade Tiradentes, Itaim Paulista, Parque Belém, Sapopemba, Vila Curuçá, São Bernardo do Campo e Santos. Serão 3 meses de apresentações gratuitas do espetáculo “Vou daqui, vou prá lá, cada coisa em seu lugar”, abertas às escolas dos entornos das Fábricas. A estreia está prevista para a primeira semana de fevereiro de 2025 e contará com 78 apresentações ao todo.
Sob a batuta teatral do dramaturgo e diretor Kleber di Lázzare, com trilha sonora original e direção musical de Edu Berton, a peça conta a história de Tinha e Kito, um simpático casal de palhaços que anda pelo mundo, construindo novos lares sempre atentos aos cuidados com a saúde e bem estar. Entre estes cuidados estão atitudes que ajudam a combater o Aedes aegypti, sempre colocadas de forma assertiva, mas bastante lúdica, para a mudança de atitudes simples no cotidiano e no local em que vivemos.
“Como marca, estamos sempre engajados em ampliar a mensagem de cuidado e proteção, buscando formas criativas e eficazes de educar a população sobre a prevenção contra o Aedes aegypti. O teatro nos permite levar essa mensagem de maneira leve e envolvente, especialmente para as crianças, que se tornam agentes multiplicadores de informação”, conta Fernando Guillemin Contreras, Head de Marketing da Categoria de Pesticidas na Reckitt Hygiene Comercial, detentora da marca SBP. “Apoiamos iniciativas como essa pois acreditamos que a combinação de educação, cultura e entretenimento tem um grande poder de transformar comportamentos e reforçam nosso compromisso com a saúde e bem-estar das comunidades que mais precisam”.
Em sua primeira fase, o projeto atendeu diretamente 120 mil alunos da rede pública da Baixada Fluminense – indiretamente, mais de 500 mil pessoas foram impactadas. Em 2018, o espetáculo foi assistido por mais de 18.000 pessoas. “Crianças e adultos que têm acesso às informações transmitidas pela peça, compartilham e colocam em prática o que aprenderam. O impacto indireto da terceira fase do projeto pode chegar a 100.000 mil pessoas”, explica João Noronha, diretor de produção. “Com cultura e diversão, vamos contribuir para a prevenção de doenças e promoção do bem estar!”.
Conheça mais sobre o projeto no site Esse Mosquito e assista ao vídeo case da temporada no Museu Catavento aqui.
SERVIÇO
Horários: 10h e 14h todos os dias.
Locais e datas:
Parque Belém – 04, 05, 06, 07; 11, 12, 13 e 14/02 (16 espetáculos)
Sapopemba – 18, 19, 20, 21; 25, 26, 27 e 28/02 (16 espetáculos)
São Bernardo do Campo – 11, 12, 13, 14; 18, 19, 20 e 21/03 (16 espetáculos)
Vila Curuçá – 25, 26, 27, 28/03 (8 espetáculos)
Itaim Paulista – 01, 02, 03, 04/04 (8 espetáculos)
Cidade Tiradentes – 08, 09, 10, 11/04 (8 espetáculos)
Santos – 15, 16 e 17/04 (6 espetáculos)
Sobre SBP
Há mais de 40 anos no mercado, SBP é a marca Nº1 nos lares brasileiros*. Sinônimo de proteção das famílias contra os incômodos relacionados aos insetos, a marca oferece segurança dentro e fora de casa com linhas de inseticidas em aerossol e repelentes elétricos-líquidos de ambiente, além de repelentes corporais à base de icaridina. Pertencente à Reckitt Hygiene Comercial, SBP tem o propósito de proteger as famílias das doenças transmitidas por mosquitos, como dengue, zika e chikungunya. Desde 2017, a marca criou no Brasil o movimento “Juntos Contra o Mosquito”, que tem o intuito de educar e conscientizar as pessoas sobre a importância do combate à proliferação dos mosquitos transmissores dessas doenças, além de dar acesso a produtos que proporcionem proteção e segurança para famílias que vivem em locais com alta incidência de casos dessas doenças. Para saber mais, acesse www.spbprotege.com.br
*Marca Nº1 de Inseticidas e Repelentes mais comprada nos lares brasileiros. Período considerado: Últimos 12 meses terminados em abril 2024. Fonte: Kantar, Divisão Worldpanel, Períodos em ano móvel, Penetração, Total Pest Control, Total Brasil
Sobre a OAK Educação e Cultura
Criada em 1998, a OAK Educação e Cultura desenvolve projetos com o objetivo de educar por meio da arte. A empresa produz cultura e torna o conhecimento científico acessível à crianças e adultos usando metodologias pedagógicas próprias para educar e promover a preservação do meio ambiente, da saúde e do bem estar. Com uma equipe técnica multidisciplinar, desenvolve todo o conteúdo e materiais pedagógicos, produção artística, capacitação e avaliação de educadores e relatórios de resultados. É também responsável pela elaboração de projetos que se enquadrem em leis de incentivo (Lei Rouanet, PROAC, PROMAC), sua aprovação junto aos órgãos responsáveis e prestação de contas.