Coletivo circense apresenta o espetáculo e oferece oficinas gratuitas
em São José dos Campos a partir do dia 06 de novembro
Imagem do espetáculo
Criado a partir da necessidade de falar de forma lúdica e carinhosa sobre um assunto ainda tabu na sociedade, o espetáculo de circo “Meu Alento” aborda o etarismo através de malabares, acrobacias e outras técnicas circense que transmitem a narrativa de forma sensível para todos os públicos. As apresentações acontecem em São José dos Campos de forma gratuita, assim como as oficinas oferecidas, em espaços diversos como a Casa do Idoso, o Teatro Benedito Alves e a Praça Ulisses Guimarães. A programação vai do dia 06 ao dia 13 de novembro.
O projeto é o primeiro realizado pelo coletivo que leva o mesmo nome. Meu Alento é uma referência à arte circense e ao olhar dado para o envelhecimento, como é feito pelo grupo através deste espetáculo. “Onde queríamos abordar o assunto que muitos fogem que é o envelhecimento e como isso afeta na rotina e no dia a dia do ser humano.”, conta Heloisa Oliveira, co-criadora do espetáculo. “Como nossos pais e avós se modificam com o tempo e o que fica? Quais os anseios, quais as memórias, desejos, sonhos? Por isso ‘Alento’, como o circo que nos traz no dia-a-dia. A peça aborda o ‘alento’ de dois personagens que estão nessa fase da vida de uma forma divertida e inusitada.”
“Meu Alento” acessa não só quem está nesse período da vida, mas também as memórias de seus pais, avós, tias desenvolvendo o afeto e laços de empatia e respeito entre as gerações. Nesta temporada, serão quatro apresentações abertas ao público e duas oficinas específicas para a terceira e quarta idade: Oficina “Riso na 3° e 4° idade” com Adriana Marques e Oficina de equilíbrio com Guilherme Lira. Todas as oficinas possuem recursos de acessibilidade, assim como a apresentação do dia 08 de novembro no Teatro Benedito Alves, que terá recursos de LIBRAS e audiodescrição.
SERVIÇO | “Meu Alento”
Todas as apresentações e oficinas são gratuitas
APRESENTAÇÕES
06 de novembro, quarta-feira, às 9h
Casa do Idoso Sul
Av. Andrômeda, 2601
Bosque dos Eucaliptos, São José dos Campos
08 de novembro, sexta-feira, às 20h
Teatro Benedito Alves
R. Rui Dória, 935
Centro, São José dos Campos
10 de novembro, domingo, às 10h
Praça Ulisses Guimarães
Rua Dr. Tertuliano Delphim Júnior
Parque Res. Aquarius, São José dos Campos
13 de novembro, quarta-feira, às 9h30
Sessão com audiodescrição e LIBRAS
Casa do Idoso Norte
R. Carlos Belmiro dos Santos, 99
Santana, São José dos Campos
20 de novembro, quarta-feira, às 10h
FUNDHAS Dom Pedro I
R. Edílson Sabino dos Santos, 81
Conj. Res. Dom Pedro I, São José dos Campos
OFICINAS
Oficina “Riso na 3° e 4° idade” com Adriana Marques
Oficina com acessibilidade
07 de novembro, quinta-feira, às 9h
Casa do Idoso Sul – Av. Andrômeda, 2601
Bosque dos Eucaliptos, São José dos Campos
Oficina de equilíbrio com Guilherme Lira
Oficina com acessibilidade
13 de novembro, quarta-feira, às 15h30
Casa do Idoso Norte – R. Carlos Belmiro dos Santos, 99
Santana, São José dos Campos
Mais informações em https://www.coletivomeualento.
Redes sociais: Instagram @coletivomeualento
FICHA TÉCNICA
Produção executiva: Heloisa Oliveira
Produção cultural: Bianca Kimie
Elenco: Guilherme Lira e Heloisa Oliveira
Orientação artística em oficinas: Adriana Marques e Guilherme Lira
Operação de som: Natacha Mauer
Operação e criação de luz: Rômulo Scarinni
Consultoria em acessibilidade: LD conteúdo
Identidade visual: Fernanda Baldo
Locação e montagem equipamentos: Célio e Gilson
Assessoria de imprensa: Maiara Tissi
COLETIVO MEU ALENTO
O coletivo é proveniente da cidade de São José dos Campos. Foi idealizado em 2019 pelos artistas Guilherme Lira e Heloisa Oliveira, atualmente acrobatas, professores e produtores artísticos. Fruto das necessidades das criações do duo com espetáculos próprios como “meu alento” e recentemente “varejo” e pesquisas com equilíbrio e acrobacias, efetuando workshops em redes particulares e públicas no vale e região.
Formado em educação física Guilherme “lira” também realiza confecção de equipamentos e cenografia e teve suas origens acrobáticas com a pesquisa de parkour, a qual pratica há 11 anos. Atualmente é paradista, equilibrista e acrobata de solo. Heloisa Oliveira formada em logística, realiza produções e idealizações de espetáculos, entre eles “itinerantes”,”meu alento” e recentemente ”Festival colorê”, iniciou suas pesquisas através de casas de cultura ao qual efetuou aulas de circo se profissionalizando na área posteriormente. Atualmente é malabarista, equilibrista e acrobata de solo.