Projeto contará com apresentação de espetáculo, oficina de circo e palestra para profissionais que atuam em locais de recuperação psicossocial e residências terapêuticas nas cidades de Limeira, Botucatu, Itapira, Iracemápolis e Campinas
Foto: Janaína Amaral
Com o propósito de ressignificar a “loucura” sob o ponto de vista feminino e promover acolhimento para pessoas que frequentam espaços de recuperação psicossocial, o espetáculo “Biruta, Nua e Crua”, idealizado pela atriz Calini Detoni, cumpre circulação entre os dias 2 e 9 de maio em residências terapêuticas de cinco cidades do interior do Estado de São Paulo,
As apresentações serão realizadas na Associação de Reabilitação Infantil Limeirense (Limeira, 2 de maio), Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas de Botucatu (Botucatu, 3 de maio), Instituto Bairral de Psiquiatria de Itapira (Itapira, 4 de maio), Associação de Reabilitação Infantil Limeirense – Unidade Iracemápolis (Iracemápolis, 7 de maio), Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira (Campinas, 8 de maio) e Centro de Convivência Portal das Artes (Campinas, 9 de maio).
O espetáculo se baseia nas memórias e vivências da artista, que transforma a arte em terapia. Temas como a necessidade de realizar múltiplas tarefas, a sobrecarga mental, o abandono do lar e os vários papeis desempenhados por uma mãe solo são alguns dos abordados em cena.
Além da intervenção artística, a programação também contempla a palestra “O que a palhaça tem a ver com a loucura?”, direcionada para funcionários, psicólogos, médicos, enfermeiros, professores e servidores dos locais escolhidos. A apresentação é de Julia Marques, psicóloga da artista, que a partir do entendimento de sua trajetória, trata sobre a construção da mulher na palhaçaria.
“Meu objetivo ao trabalhar com palhaçaria era tornar acessível esse tipo de arte, para conseguir chegar às periferias e aos locais menos estruturados, aonde geralmente a arte não chega. Como a palhaça Biruta eu apresento questões da minha vida, como mulher e mãe, com o objetivo de trabalhar esses assuntos em cena, ressignificando o estereótipo da loucura feminina”, afirma Calini Detoni.
Para a atriz, apresentar o espetáculo em locais de acolhimento psicossocial significa contribuir para que as pessoas atendidas tenham acesso à arte, além de promover o resgate de temas como maternidade, carreira e cuidados com a saúde mental.
Também são porte do escopo do projeto uma oficina circense, voltada para as pessoas atendidas nos espaços, onde serão trabalhadas as mais diversas técnicas do circo, tais como: malabarismo com sacolas, lenços, bolas, acrobacias simples e bambolês.
“Biruta, nua e crua” foi contemplado para circulação pelo Programa de Ação Cultural – ProAC nº 11/2023, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Governo do Estado de São Paulo.
Sobre o espetáculo – O espetáculo “Biruta, Nua e Crua” é um grito de liberdade. A palhaça é verdadeira em suas questões individuais e como mulher evidencia a essência da artista. A dramaturgia cômica em que as habilidades circenses refletem os contextos femininos e maternais. O enredo homenageia grandes mulheres protagonistas e invisibilizadas do imaginário coletivo. A apresentação mistura as técnicas circenses de malabarismo, equilibrismo, acrobacias, música, pirofagia e bambolês.
Calini Detoni – é artista circense e palhaça desde 2009. Fundou a Cia. Circo Nenúrio e é integrante da Rede Catarina de Palhaças e da Cia Lunáticas de Palhaças. A artista realiza pesquisa sobre elementos do circo dentro da cena teatral e dos objetos sob uma perspectiva malabarística e cômica. A palhaça Biruta surge em 2011 e em 2015 formou-se na Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica, contemplada com o Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo para residência. Além disso, realizou formação com mestres renomados da palhaçaria e circulou por importantes festivais.
SERVIÇO
PROJETO “BIRUTA, NUA E CRUA”
CIRCULAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO (SP)
DE 2 A 9 DE MAIO DE 2024
ESPAÇOS DE ACOLHIMENTO PSICOSSOCIAL
ASSOCIAÇÃO DE REABILITAÇÃO INFANTIL LIMEIRENSE – UNIDADE LIMEIRA
2 de maio, quinta-feira
- Doutor Roberto Mange, 523 – Jardim Mercedes – Limeira (SP)
SERVIÇO DE ATENÇÃO E REFERÊNCIA EM ÁLCOOL E DROGAS DE BOTUCATU
3 de maio, sexta-feira
Av. José Ítalo Bacchi, S/N – Jardim Aeroporto – Botucatu (SP)
INSTITUTO BAIRRAL DE PSIQUIATRIA DE ITAPIRA
4 de maio, sábado
- Maria Luiza, 91 – Vila Pereira, Itapira (SP)
ASSOCIAÇÃO DE REABILITAÇÃO INFANTIL LIMEIRENSE – UNIDADE IRACEMÁPOLIS
7 de maio, terça-feira
- Pedro Chinelato, 254 – Centro – Iracemápolis (SP)
SERVIÇO DE SAÚDE DR. CÂNDIDO FERREIRA DE CAMPINAS
8 de maio, quarta-feira
- Antônio Prado, 430 – Sousas – Campinas (SP)
CENTRO DE CONVIVÊNCIA PORTAL DAS ARTES DE CAMPINAS
9 de maio, sexta-feira
- Porto Ferreira, 288 – Jardim Baroneza – Campinas (SP)