Secretaria de Educação promove discussões sobre a valorização da identidade negra e as práticas de combate ao racismo nas escolas paulistanas
A 4ª edição da Expo Internacional Dia da Consciência Negra, da Prefeitura de São Palo, gerida pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) apresenta, entre os dias 22 e 24 de novembro, uma programação diversificada, que inclui debates prmovidos pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME), sobre as práticas para uma educação antirracista e a valorização da diversidade cultural. Além disso, contará com exibição de curtas selecionados pela Spcine.
Com iniciativa da Secretaria de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, o evento contará, ainda, com a presença de afroempreendedores locais, diversas atrações culturais para todos os públicos, durante cerca de 36 horas de atividades, no Pavilhão 3 do Distrito Anhembi, em São Paulo.
Entre os destaques da programação, está o webinário “Pensar e Repensar, Fazer e Refazer: 20 anos do Museu Afro Brasil”, que abordará a trajetória de duas décadas do museu e seu impacto na preservação da memória afro-brasileira. As mesas, que serão mediadas por especialistas, vão debater sobre a implementação da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas e seu papel no fortalecimento das relações étnico-raciais nas instituições de ensino.
Educação e arte em foco
O evento promoverá atividades que conectam arte, educação e inclusão para os visitantes, como a mesa sobre os 30 anos do Programa Jogos de Tabuleiro e seu impacto na educação para as relações étnico-raciais. O lançamento da pesquisa “Farol Antirracista: Educação para as Relações Étnico-Raciais e a Primeira Infância” tem como objetivo proporcionar discussões sobre as relações raciais na infância.
A IV Expo contará, ainda, com bate-papos envolvendo orientações pedagógicas para a educação alimentar e nutricional em uma perspectiva antirracista, seguida por uma reflexão sobre os 20 anos do Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEER), responsável por promover ações educativas transformadoras na cidade.
Outras discussões incluem o diálogo entre a educação antirracista e o cuidar-educar na primeira infância, além da apresentação de iniciativas do Núcleo de Leitura e Literatura da SME, que integram temáticas étnico-raciais ao currículo escolar. Já o Spcine discutirá a importância do cinema como ferramenta em sala de aula.
“A Expo é um espaço de celebração da cultura afro-brasileira e africana e, ao mesmo tempo, de reflexão sobre as práticas necessárias para construirmos uma
sociedade mais justa e inclusiva. Este ano, com uma programação diversificada, unimos educação, arte e empreendedorismo para fortalecer e valorizar a negritude e promover debates essenciais sobre o combate ao racismo”, aponta a gerente de projetos e coordenadora do evento, Elaine Gomes.
Presença de representantes diplomáticos africanos
A programação da IV Expo ainda contará com a palestra “África é Oportunidade: Conhecendo a África pelos Africanos”, comandada por embaixadores da África, que vão destacar as inúmeras perspectivas de desenvolvimento do continente africano. Com uma população jovem, a região vem se consolidando como um centro de inovação e industrialização, representando uma das maiores potências de investimento global.
Confira a programação de mesas e debates:
Sexta-Feira (22)
13:00 – 19:00: Programação SMRI e ADE Sampa: Paineis
14h30: Palestra “África é Oportunidade: Conhecendo a África pelos africanos”
Palestrantes: Exmo. Glyce Michelo, Embaixador da Zambia no Brasil; Exmo. Lawrence Manzi, Embaixador de Ruanda no Brasil; Exmo. Lemarron Kaanto, Embaixador do Quênia no Brasil; Exmo. Leulseged Tadesse Abebe, Embaixador da Etiópia no Brasil; Paulo Pan, Beyond Africa Group – Especialista em negócios bilaterais com África e Renato Solano, Planner Investimentos – “Global Food Security Fund 1”.
18:00 – 21:30: Spcine: Exibição de filmes
Sábado (23)
10h30 – Webinário de Práticas Educativas – Pensar e Repensar, Fazer e Refazer: 20 Anos Do Museu Afro Brasil
Mesa 1: Exposição e reflexões: os 20 anos do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo
Palestrantes: Gabrielle Nascimento, Francisco Phelipe Paz / Mediação: Raphaellie Lázaro.
12h – Webinário de Práticas Educativas – Pensar e Repensar, Fazer e Refazer: 20 Anos Do Museu Afro Brasil
Mesa 2: Lei 10.639/03 e as práticas do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil
Palestrantes: Siméia de Araújo Mello, Sidney Rodrigues Ferrer / Mediação: Raphaellie Lázaro.
14h – Mesa “30 anos do Programa Jogos de Tabuleiro e a educação para as relações étnico-raciais”
Palestrantes: Uelinton de Seixas (Diretor da Divisão de Esporte, Corpo e Movimento (DIESP) da SME – SP); Mariana Cristina Lima Reis (Responsável técnica do Programa Jogos de Tabuleiro da SME/COCEU/DIESP); Rafael Ferreira Silva (Diretor de Escola da EMEI Campo Limpo VI) e Liliane Pereira Braga (Formadora do Programa Jogos de Tabuleiro).
15h – Mesa “Práticas para uma Educação Antirracista” (Parceria Divisão de Educação Infantil e MAM).
Palestrante: Sansorai Oliveira (Educadora MAM) / Mediação: Maria Noemia Ferreira Figueiredo.
16h – Lançamento Pesquisa “Farol Antirracista: Educação para as Relações Étnico-Raciais e a Primeira Infância”
18h – Exibição de filmes da Spcine
Domingo (24)
10h30 – Mesa “Orientações Pedagógicas para Educação Alimentar e Nutricional em uma perspectiva antirracista”
Palestrantes: Luisa Ivana Almeida da Silva (Analista de Saúde – Supervisão da Alimentação Escolar / DRE Butantã); Eva Aparecida Santos (Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais – NEER/SME) / Mediação: Fernanda Lourenço de Menezes (Responsável Técnica pelo Programa de Alimentação Escolar da Cidade de São Paulo/ CODAE).
12h – Mesa “20 Anos do Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais” – NEER/SME
Palestrantes: Ana Regina Barbosa Spinardi (Divisão Pedagógica – DIPED – Itaquera); Roberto Antonio Maciel (Divisão Pedagógica – DIPED – Freguesia / Brasilândia) / Mediação: Fernando Sales Vitorino (Assessor – Divisão de Currículo – DC/COPED)
13h30 – Mesa “Educação Antirracista em diálogo com o cuidar-educar na primeira infância”
Palestrantes: Camila de Vila Nova Gonçalves (Divisão de Educação Infantil – DIEI/COPED); Priscila Aparecida Santos de Oliveira (Divisão Pedagógica – DIPED – Jaçanã / Tremembé) / Mediação: Thais Cristina Saldanha dos Santos (Divisão de Educação Infantil – DIEI/COPED).
15h – Mesa “Literatura e temáticas étnico-raciais: acervo e projetos do Núcleo de Leitura e Literatura” da SME
Palestrantes: Karla Queiroz (Núcleo de Leitura e Literatura – NLL/SME); Kelly Aparecida Brandão Avelino (Núcleo de Leitura e Literatura – NLL/SME e Academia Estudantil de Letras – AEL/SME); Samir Ahmad dos Santos Mustapha (Núcleo de Leitura e Literatura – NLL/SME e Academia Estudantil de Letras – AEL/SME)
17h – Mesa “O Cinema como ferramenta de educação e diversidade racial na sala de aula” (Parceria SME e SPCine)
Palestrantes: Luan Felipe da Silva (Diretor de Governança e Controle Interno – SPCine) e Kamila Gomes Fonseca (Diretora – EMEI Professora Edalzir Sampaio Liporoni/Coletivo Janela Aberta Cinema & Educação)
18h – Exibição de filmes da Spcine
Para mais informações sobre os shows e a programação completa da IV Expo Internacional Dia da Consciência Negra, acompanhe o perfil do evento no Instagram – @consciencianegrasp – e fique por dentro de todas as novidades!
Serviço
Evento: Expo Internacional Dia da Consciência Negra
Data: 22 a 24 de novembro de 2024
Local: Distrito Anhembi – Pavilhão 3, Portão 38
Horário: Das 10 às 22 horas
Entrada gratuita: link para credenciamento