Episódios mostrarão iniciativas de transição energética realizadas pela empresa na Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos (SP)
A EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico brasileiro, lançou na última sexta-feira, dia 6, a websérie Energia dos Sonhos. São quatro episódios que contam, por meio de depoimentos e histórias dos próprios moradores da Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos (SP), como a energia transformou a vida da comunidade. O município está entre os 28 em que a empresa atua como concessionária distribuidora de energia no estado de São Paulo.
Nos últimos três anos, a EDP tem realizado diversas atividades na Favela dos Sonhos, com diferentes parceiros, com o objetivo de levar energia renovável à comunidade, gerar economia na conta de luz e proporcionar mais segurança e qualidade de vida por meio de melhorias na infraestrutura elétrica. As ações estão alinhadas à estratégia da empresa de liderar uma transição energética justa, sem deixar ninguém para trás.
Uma das iniciativas é a Micro Usina Solar Social. Localizada em Roseira (SP), com 75 kW capacidade instalada, a usina gera energia renovável que é direcionada aos moradores da favela em forma de crédito na conta de luz, contribuindo para reduzir os gastos das famílias com energia. Cada cliente tem, em média, um desconto de 50kwh por mês na fatura, o que equivale a cerca de R$ 35 mensais. Atualmente, 148 famílias estão sendo beneficiadas.
Para que a implantação da usina fosse possível, a EDP regularizou as instalações elétricas em toda a comunidade, proporcionando mais qualidade e segurança na rede de energia. Já na parte interna das residências, foram realizadas melhorias nas instalações internas para maior eficiência energética, com 55 moradias beneficiadas.
As ruas e vielas da Favela dos Sonhos também receberam iluminação pública sustentável, com a instalação de 30 postes à base de energia solar na comunidade. Isso melhorou significativamente o cotidiano das famílias, que tinham dificuldade em circular à noite devido à escuridão que havia no local.
Ações como essas são exemplos de como a energia pode contribuir para a inclusão social e para melhorar a vida das pessoas, e é isso que a websérie Energia dos Sonhos, que será veiculada no YouTube e nas redes sociais da EDP, pretende mostrar. No primeiro episódio, um colaborador da EDP conta o quão gratificante é poder contribuir, por meio de seu trabalho, para a realização dos sonhos de outras pessoas. O segundo traz a história de um morador que conseguiu montar seu pequeno negócio na favela a partir da economia na conta de energia. O terceiro mostra uma moradora que enfrentava dificuldades, devido à precariedade de energia, e conseguiu ter uma vida melhor, junto com seus filhos, a partir das iniciativas. Por fim, o quarto episódio traz o relato de uma professora sobre o impacto positivo da energia solar na escola e na rotina dos alunos.
Acompanhe o teaser e os próximos episódios da websérie nas redes sociais da EDP no Brasil: YouTube: EDPnoBrasil Instagram: edpbrasil
Sobre a EDP na América do Sul
O grupo EDP atua em 30 mercados e está presente em quatro regiões, América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa e América do Sul. Na América do Sul, atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, bem como no desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos, solares e de hidrogênio verde, com ativos no valor de R$ 41 bilhões, o que a torna a segunda maior operação do grupo. A empresa tem mais de 12.000 funcionários diretos e terceirizados. No Brasil, a EDP também oferece soluções energéticas voltadas para o mercado B2B, como geração solar distribuída, mobilidade elétrica e venda de energia no mercado livre. Seu negócio de Distribuição atende a cerca de 3,8 milhões de clientes no estado de São Paulo e no estado do Espírito Santo. Referência em ESG, a EDP foi reconhecida mais uma vez como a empresa de energia elétrica mais sustentável do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg. Nos mercados da Europa e da América do Sul – Brasil, Chile e Colômbia – a EDP ganhou o prêmio Top Employer 2024, além de ter sido eleita a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro pelo Valor Econômico por quatro anos consecutivos.
|