VERBO, mostra de performance mais conhecida do País, abre inscrições para projetos nacionais e internacionais em sua 18ª edição
Criada pela Galeria Vermelho em 2005 e celebrando 20 anos, a mostra lança edital para selecionar performances ao vivo ou criadas por câmeras de vídeo para serem apresentadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão e Ceará entre julho e setembro; prazo para submeter os projetos vai até 31 de março
|
Criada pela Galeria Vermelho em 2005, a VERBO, a mais importante e longeva mostra de performance do país, abriu inscrições para artistas nacionais e internacionais interessados em participar da 18ª edição da mostra, que reunirá as melhores performances ao vivo ou criadas por câmeras de vídeo. Cada inscrito poderá enviar até três projetos inéditos ou desenvolvidos a partir de 2024, até o final do prazo, dia 31 de março (leia mais abaixo).
Os projetos selecionados serão apresentados nos meses de julho e setembro em cinco cidades de quatro estados: em São Paulo (na Galeria Vermelho e no Espaço Escada, em Ribeirão Preto), no Rio de Janeiro (no Museu de Arte Moderna – MAM Rio) no Maranhão (no Chão SLZ, em São Luís) e no Ceará (na Pinacoteca do Ceará, em Fortaleza). O resultado do edital será divulgado em maio.
Cada projeto selecionado receberá um cachê, além de toda a logística, que inclui captação de fotos e vídeos, montagem da ação no espaço, alimentação, hospedagem e locomoção.
“Inteiramente gratuita, a VERBO se tornou uma das mais importantes mostras de performance na cena da arte atual. Chegar aos 20 anos com números expressivos de alcance de público – por meio de parcerias com espaços independentes e com instituições públicas e privadas, além de nosso compromisso educativo de formação, acessibilidade e inclusão, confirma o potencial de iniciativas como esta”, destaca Marcos Gallon, da Galeria Vermelho, criador do projeto.
A partir de 2025, a VERBO será bienal e mais uma vez disponibilizará toda a sua programação gravada na íntegra no dia seguinte às apresentações. A 18ª edição da VERBO contará ainda com seu tradicional programa de seminários Verbo/Conjugado, oficinas de criação no campo da performance e a Mostra de Filmes e Vídeos.
|
Planejada com o objetivo de articular aproximações entre as artes visuais, a dança, a literatura, o teatro e o audiovisual, a VERBO já recebeu mais de 600 artistas nacionais e internacionais e reuniu mais de 58 mil espectadores em 460 ações com mais de 100 parcerias culturais em diferentes partes do mundo.
A seleção fica a cargo de curadores representantes das instituições parceiras que hospedam a mostra em 2025. A 18ª edição da VERBO ocorre em parceria com o CHÃO SLZ, a Pinacoteca do Ceará, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), e o Espaço Escada (Ribeirão Preto). A realização é da Galeria Vermelho.
Desde o início, a VERBO se propôs ser um eixo para a visibilidade de criações e produções alinhadas às questões que permeiam a arte e o debate público atual, aproximando a mostra de relevantes instituições.
Para conhecer o edital completo, acesse o site da Galeria Vermelho. As inscrições só serão aceitas via computador. Se houver dúvidas, use o e-mail o verbo@galeriavermelho.com.br
“A VERBO sempre foi uma mostra inclusiva, diversa, com olhar voltado para todos os segmentos artísticos e envolvendo criadores que dialogam com todos os públicos. A questão da acessibilidade é o que nos guia e permite que a gente ofereça uma programação com representatividade”, complementa Gallon.
|
Serviço
VERBO – Mostra de Performance Arte (18ª edição)
Inscrições: Até 31 de março no site Link
Exibições: Galeria Vermelho (São Paulo – SP) – 2 a 4 de julho
MAM Rio (Rio de Janeiro – RJ) – 11 e 12 de julho
Espaço Escada (Ribeirão Preto – SP) – 25 e 26 de julho
Pinacoteca do Ceará (Fortaleza – CE) – 11 a 13 de setembro
Chão SLZ (São Luís – MA) – 17 a 19 de setembro
Sobre a VERBO
A mostra bianual de performance VERBO é um festival dedicado à apresentação de ações na área da performance de artistas brasileiros e estrangeiros. A mostra foi instituída pela Galeria Vermelho em 2005 com o objetivo de criar uma rede de artistas e público ligados à arte da performance. Mais informações em Link