PINACOTECA DE SÃO PAULO E B3 INAUGURAM NOVA FRENTE DE PATROCÍNIO
Com a campanha Domingo é na Pina, a empresa B3 – A Bolsa do Brasil se torna a nova Mantenedora da instituição, que celebra a parceria com entrada gratuita todo segundo domingo de cada mês, a partir de fevereiro A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, celebra nova proposta de patrocínio do museu: as Mantenedoras. No aniversário de 120 anos da instituição, a Pina amplia a parceria com a B3, que passa a oferecer ingressos gratuitos em todo segundo domingo de cada mês. O Domingo é na Pina começa no dia 9 de fevereiro.
O museu já oferece entrada gratuita todos os sábados e a partir de 2025 passa a contar com um final de semana inteiro de entradas liberadas uma vez ao mês. A expectativa com a ação é que a média de visitantes dobre aos domingos, chegando em cerca de 4.500 pessoas por dia. A parceria entre as instituições teve início em 2022 e segue ativa no compromisso de ampliar o acesso à cultura. Para Jochen Volz, diretor-geral da Pinacoteca, “Ampliar a gratuidade do museu, graças a nossa parceria com a B3, torna a Pinacoteca cada vez mais um museu de todas e todos. É nossa missão promover a educação e a experiência do público com a arte, estimular a criatividade e a construção de conhecimento. Cada segundo domingo do mês, organizamos uma programação chamada de PinaFamilia, com atividades propostas para o público habitar o espaço do museu de forma participativa e a partir de agora, gratuita”.
“A bolsa de valores do Brasil atua para estimular o acesso à cultura. Ampliar a parceria com a Pinacoteca de São Paulo faz parte deste objetivo. As entradas gratuitas todo segundo domingo do mês vão contribuir para que as pessoas possam conhecer cada vez mais a história cultural brasileira. Este passeio aos três prédios da Pinacoteca é uma conexão com a educação, fator essencial para o desenvolvimento sustentável da sociedade”, afirma Bruna De Caro, superintendente de Marca e Marketing na B3.
No dia 25 de dezembro de 2025 a Pinacoteca de São Paulo celebra 120 anos. Inaugurado em 1905, o museu de arte mais antigo de São Paulo divide uma programação de cerca de 18 exposições anuais, interligadas entre seus três edifícios: Pina Luz, Pina Estação e Pina Contemporânea. A gratuidade B3 aos domingos garante o acesso aos três prédios.
Atualmente, estão em cartaz as mostras:
Pina Luz: Caipiras: das derrubadas à saudade (3º andar) e Dan Lie: deixar ir (Octógono) Pina Estação: A forma do fim: esculturas no acervo da Pinacoteca (2º andar) e Renata Lucas: domingo no parque (4º andar) Pina Contemporânea: Era uma vez: visões do céu e da terra (Grande Galeria)
SOBRE A PINACOTECA DE SÃO PAULO
A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até́ a contemporaneidade e em diálogo com as culturas do mundo. Museu de arte mais antigo da cidade, fundado em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, vem realizando mostras de sua renomada coleção de arte brasileira e exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais em seus três edifícios, a Pina Luz, a Pina Estação e a Pina Contemporânea. A Pinacoteca também elabora e apresenta projetos públicos multidisciplinares, além de abrigar um programa educativo abrangente e inclusivo. A B3 – A Bolsa do Brasil é Mantenedora da Pinacoteca de São Paulo.
SERVIÇO:
Pinacoteca de São Paulo De quarta a segunda, das 10h às 18h (entrada até 17h) Gratuitos aos sábados – R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada), ingresso único com acesso aos três edifícios – válido somente para o dia marcado no ingresso 2º Domingo do mês – gratuidade Mantenedora B3 |