Dia da Família: confira a lista de parques para um passeio especial em SP
Os parques surgem como uma opção acessível e cheia de atividades e benefícios para toda a família – estudo mostra que levar os filhos para conhecer a natureza é uma das principais razões que levam pessoas a visitar um parque
Crédito: aleksandarlittlewolf | Freepik
O Dia da Família vem ganhando cada vez mais espaço e popularidade nos últimos anos, se tornando uma data comemorada de diferentes maneiras em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil. Sua celebração, que acontece no dia 8 de dezembro, tem raízes em uma série de movimentos sociais e culturais que, ao longo do tempo, procuraram enfatizar a importância da família como pilar fundamental para o bem-estar e o desenvolvimento emocional e social dos indivíduos.
A data pode ser uma ótima oportunidade para criar ou fortalecer os laços familiares e a construir memórias especiais com os entes queridos. Ela abre espaço para experiências, como passeios ao ar livre e visitas a parques, proporcionando momentos de lazer e conexão com a natureza. No cenário urbano, os parques são opções, em geral, econômicas e rápidas para quem busca essa conexão, já que oferecem um ambiente acessível e divertido para a família, com atividades que podem atrair visitantes de todas as idades.
Segundo a 4ª edição da pesquisa ‘Parques do Brasil – Percepções da População’, realizada pelo Semeia, entre as principais motivações para a visitação aos parques estão: o gosto pelo contato com a natureza (36%), o desejo de mostrar a natureza aos filhos (22%) e a recomendação de amigos e/ou parentes (21%).
“Há muitas vantagens para quem deseja curtir um dia em família no parque. É uma oportunidade única de se conectar com a natureza e criar momentos que serão levados por toda a vida por essas crianças e jovens. Porque não aproveitar essa data para vivenciar um momento especial em família e ainda poder relaxar e receber os benefícios de estar em contato com a natureza?“, ressalta Renata Mendes, diretora executiva do Instituto Semeia.
Além disso, estudos também indicam que a presença em um ambiente aberto, arborizado e natural é capaz de diminuir os níveis de estresse, aliviar a tensão, melhorar o humor e até amenizar sintomas veiculados à depressão.
Veja a seleção de parques localizados em São Paulo que oferecem espaços ideais para desfrutar de momentos inesquecíveis com a família:
- Parque Ibirapuera
Um dos cartões postais da capital Paulista, conta com amplas áreas cobertas de grama, quiosques e espaços para esportes, como futebol, basquete, vôlei e até tênis de quadra. É ideal para piqueniques em família, mesmo aquelas bem grandes. Localizado na região central da cidade, possui fácil acesso, principalmente por ônibus, o que facilita para quem não tem carro ou prefere deixar o automóvel descansando na garagem.
- Parque da Água Branca
Com um adorável lago, playgrounds e quiosques, a área bem cuidada e tranquila é ótima opção para reunir toda a família. Além disso, conta com feiras e eventos culturais durante o final de semana, tornando a experiência ainda mais agradável. O parque é bem servido por opções de transporte público, com fácil acesso tanto por ônibus quanto pelo metrô, por meio da estação Palmeiras-Barra Funda (Linha 3 – Vermelha). Além disso, está próximo às avenidas principais, o que facilita o acesso de carro.
- Parque Villa-Lobos
A extensa área do parque chama a atenção e atrai um grande número de visitantes, que podem desfrutar de suas quadras esportivas, pistas de caminhada e ciclofaixa. Também tem fácil acesso às estações de trem, o que torna conveniente para quem depende de transporte público. A estação mais próxima é a Villa-Lobos/Jaguaré, que está na Linha 9 – Esmeralda da CPTM.
- Parque do Carmo
É o segundo maior parque urbano da cidade e um dos maiores da região metropolitana de São Paulo. Com espaço amplo, as áreas verdes, os lagos, os bosques e as trilhas do Parque do Carmo oferecem um ambiente ideal para quem quer escapar da agitação. Além disso, o parque se destaca por ser mais tranquilo, oferecendo um ambiente de paz e privacidade ideal para um piquenique, por exemplo. A estação de metrô mais próxima é a Corinthians-Itaquera (Linha 3 – Vermelha). De lá, é possível pegar um ônibus que vão até o parque. A distância entre a estação de metrô e o parque é de cerca de 10 a 15 minutos de ônibus.
- Parque do Povo
Conhecido por seus playgrounds, quadras e uma pista de caminhada, o Parque do Povo tem um ambiente tranquilo, ideal para momentos de lazer com a família. Por estar localizado em uma área bem central, facilita o acesso para quem está em regiões próximas, como Itaim Bibi e Pinheiros.
- Parque da Juventude
Conta com amplas áreas gramadas, além de quadras, pista de skate e espaços para caminhada, tornando o local ideal para um piquenique. Está bem localizado e tem fácil acesso por transporte público, especialmente pela estação de metrô Carandiru (Linha 1 – Azul).
- Parque do Piqueri
Localizado no coração da Zona Leste de São Paulo, o parque é um importante espaço de lazer e convivência para os moradores da região e visitantes de outras áreas da cidade. Se destaca por sua grande área verde e a diversidade de atividades que oferece: trilhas e pistas de caminhada, áreas de recreação infantil, quadras poliesportivas e equipamentos de ginástica ao ar livre e um grande lago. Para chegar ao parque, há algumas linhas de ônibus disponíveis.
- Extra: Jardim Botânico
É um dos espaços mais tranquilos e belos da cidade, com diferenciais que o tornam um destino especial: riqueza de biodiversidade – já que abriga uma grande variedade de plantas nativas e exóticas –, área de preservação ambiental e estufas e coleções temáticas, que tornam a visita não só prazerosa, mas também educativa. O Jardim Botânico é uma excelente opção para quem gosta de estar em contato com a natureza em um ambiente bem cuidado, com áreas de lazer para todas as idades.
–
Sobre o Instituto Semeia
O Instituto Semeia é uma organização filantrópica, sem fins lucrativos, que trabalha para potencializar o desenvolvimento socioeconômico sustentável de parques e unidades de conservação brasileiras. Desde sua fundação, em 2011, o Semeia apoia governos na concepção e implementação de projetos de parcerias em parques, e promove diálogos entre governos, sociedade, iniciativa privada e entidades do terceiro setor para a viabilização dessas parcerias.