Criação, roteiro, direção musical e canções: Nando Garcia Torres
Direção cênica: Wagner Maciel
Elenco: Amanda Zamora | Ana Paula Bigatto | Darly Vieira | Francisco Cardoso | Wagner Maciel
A doce e acolhedora Professora Ana, começa a ministrar
a tão esperada aula sobre Empatia e conduz a turma
– e a plateia – por temas essenciais como respeito, inclusão e igualdade. Ao logo desse mergulho lúdico e educativo,
todos são convidados a refletir sobre temas como o TEA,
a importância das profissões na sociedade e a sustentabilidade, incentivando o cuidado com os animais,
o meio ambiente e a preservação do planeta.
Até 1 de dezembro no Teatro Paulo Eiró
Créditos Moa Cunha
Abordando temas de extrema importância, o autor Nando Garcia Torres traz aos palcos o espetáculo de teatro musical infanto juvenil “Empatia “, que trata de temáticas necessárias para fomentar a consciência das pessoas. A obra provoca reflexões sobre assuntos como empatia, tolerância, respeito, inclusão, discriminação, regras de convivência, bullying, cancelamento e sustentabilidade — assuntos que, embora sensíveis, são de extrema relevância nos dias de hoje.
“Empatia” oferece uma verdadeira aula sobre essas temáticas, mas de forma bem sutil, divertida, lúdica e educativa, utilizando um roteiro bem construído que consegue prender a atenção da plateia e ligar a atuação do elenco, ao cenário lúdico, ao texto e às músicas que encantam a todos.
No palco, o talentoso elenco interpreta quatro alunos e uma amável professora que os conduz alegremente ao aprendizado das lições. A peça faz uso de recursos cênicos e das músicas que reforçam os ensinamentos, proporcionando uma deliciosa experiência de bondade e inclusão social.
Sinopse
Enfim, chegou o tão esperado dia sobre o tema Empatia! A turma está ansiosa e a doce Professora Ana, muito inspirada, começa a ministrar o assunto que empolga a todos. O espetáculo leva o público a um verdadeiro mergulho na aula que perpassa pelas temáticas de respeito, igualdade, inclusão, TEA, dislexia, dispraxia, TDAH, Síndrome de Asperger, profissões, não ao bullying e não ao cancelamento, regras de convivência e direito de preferência, preservação do meio ambiente e cuidado com os animais.
Serviço:
Empatia
De: Nando Garcia Torres
Criação, roteiro, direção musical e canções: Nando Garcia Torres
Direção cênica: Wagner Maciel
Elenco: Amanda Zamora, Ana Paula Bigatto, Darly Vieira, Francisco Cardoso e Wagner Maciel
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Temporada: de 8 de novembro a 1 de dezembro (exceto dia 29/11)
Sextas, às 14h30, sábados e domingos, às 16h
Ingressos: R$ 20 | R$ 10
Ingressos online:
Empatia – ingressos – Empatia – Bilheteria Express – Teatro Paulo Eiró
Funcionamento da Bilheteria: Sextas, sábados e domingos, duas horas antes do espetáculo.
Teatro Paulo Eiró
Av. Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro (Zona Sul)
Sobre a Obra:
Empatia é um espetáculo lúdico e educativo, da autoria de Nando Garcia Torres, que visa fomentar por intermédio da arte, valores universais que auxiliam na formação de cidadãos do bem de forma atrativa, espontânea e criativa.
Baseado na sua obra literária “O que serei quando crescer?”, o autor e dramaturgo criou dois espetáculos para teatro musical e escreveu os respectivos roteiros, o “Empatia” e o próprio “O que serei quando crescer?”.
A abordagem artística trazida pelo Empatia tem cunho social e educativo, visando conscientizar sobre – principalmente – as temáticas de empatia, inclusão, respeito, igualdade, TEA, dislexia, dispraxia, TDAH, Síndrome de Asperger, profissões, não ao bullying e não ao cancelamento, regras de convivência e direito de preferência, preservação do meio ambiente e cuidado com os animais.
Considerando a formação de valores éticos, desde a infância, algo crucial para o desenvolvimento social e pessoal, o autor deseja utilizar o espetáculo Empatia como uma ferramenta de conscientização, tendo o propósito de auxiliar no suporte educativo de temas transversais que permeiam os conteúdos das disciplinas curriculares clássicas e apoiam de maneira complementar a abordagem de questões fundamentais à formação da cidadania, no respeito às diferenças de cada pessoa, na promoção do aprendizado cultural, socioambiental e educacional, no aprimoramento da articulação de palavras e do aprendizado da língua portuguesa, no incentivo aos processos cognitivos de aprendizagem e de convívio social e cultural, na valorização e respeito ao próximo e às regras de convivência, no resgate do lado lúdico e da bondade do ser humano.
Para além das finalidades mencionadas acima, este projeto introduz a abordagem das profissões no sentido de apresentar a diversidade dos ofícios sem quaisquer preconceitos, distinções ou discriminações, de aguçar a percepção da importância que as profissões têm para a sociedade, de auxiliar na construção dos processos internos de identidade e de cidadania, de desenvolver de forma divertida e estimulante a compreensão e a percepção dos diversos tipos de linguagens, de desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade e as capacidades analítica e interpretativa, e de aprender a respeitar a si e a todas as pessoas.
Portanto, a obra propicia uma reflexão sobre vários temas importantes e necessários.
Sobre o Autor:
Nando Garcia Torres
(Fernando Garcia Torres Meira) nasceu no dia 13 de junho de 1974, em São Paulo. Filho da paulista Celia, de Jaú e do pernambucano Amauri, de Bom Conselho. A veia artística já aflorava de maneira pujante desde a mais tenra idade, sendo que a primeira linguagem que o menino começou a explorar foi a musical, cantando, aprendendo a tocar instrumentos como autodidata, e compondo letras e músicas em estilos diversos.
De família modesta, sem nunca deixar de desenvolver seu dom artístico em paralelo, desde cedo compreendeu a fundamental importância de aliar sua paixão de alma pela arte à dedicação aos estudos, graduando-se em Direito, cursando pós-graduação e, ainda, é licenciando em Educação Especial.
Anos depois, o rapaz se tornou escritor, poeta, contista, roteirista e dramaturgo.
Ademais, construiu uma sólida e bem-sucedida carreira como advogado, em especial atuando como gerente jurídico na implantação e coordenação de departamentos em empresas de grande porte, além de ter sido compliance officer, data protection officer, e auditor.
Cantor, compositor e músico multi-instrumentista, tem no currículo projetos de expressão, e hoje em dia atua como músico – além de roteirista desses espetáculos – nos tributos “Pink Floyd Experience In Concert” (voz principal, guitarra e violão, interpretando David Gilmour) e “Tears For Fears Symphonic Celebration” (voz e baixo, interpretando Curt Smith).
Além deste espetáculo de teatro musical infantojuvenil “Empatia”, do qual é autor, roteirista, compositor e diretor musical, Nando também possui outros trabalhos de teatro, literatura e audiovisual.
Autor da obra “Galáxia K e o Grande Ovo de Ouro”, primeiro livro de uma saga de fantasia, que alcançou em 2024 o status de segunda obra mais presenteada em livros de fantasia de ação e aventura na Amazon. Nando também teve a grande honra da sua saga “Galáxia K” ter despertado o interesse no mercado audiovisual no FRAPA 2024 – maior Festival de Roteiro da América Latina – sendo escolhido para a Rodada de Negócios e aprovado por um dos players.
É coautor do conto “Reencontro”, fruto de uma produtiva parceria com a escritora e roteirista de novelas Príscilla Lima, e escreveu o roteiro do espetáculo de teatro homônimo. Ao decidirem expandir a proposta, Príscilla e Nando estão escrevendo o primeiro livro da série “Reencontro”, sendo que tal projeto audiovisual também já despertou interesse no FRAPA 2024, sendo escolhido para a Rodada de Negócios e aprovado por um dos players.
Autor, roteirista, compositor e diretor musical dos espetáculos de teatro “Cada um do seu jeito” (musical infantil), “Ondas da Vida” (dramédia espiritual), e “O que serei quando crescer?” (musical infantojuvenil).
Autor das obras ainda não publicadas “Mahkbaar” (primeiro livro de uma série de fantasia e ficção científica), “Lina e o botão de Rosa” (infantil) e “Cores da Dor” (poesia).
Autor roteirista das webséries de animação “O que serei quando crescer?” e “Cada um do seu jeito”, e também escreveu um roteiro adaptado para o espetáculo “O Carnaval dos Animais”, do autor Charles-Camille Saint-Säens.
Sobre o Elenco:
Amanda Zamora
Atriz, cantora e roteirista. Graduada em Comunicação e Multimeios, pela PUC-SP (2015). Formada em Teatro, pelo Studio Beto Silveira (2010) e em Artes Cênicas, pela ECA – Laboratório da USP (2018). Criadora e protagonista dos seriados “Colégio Interno – A Esquecida” e “Diário de Antony Zorz”, produzido pelo Chatflix – Palo Alto – Califórnia (2018). Roteirista do longa-metragem “Retratos de Dafne”, que concorreu ao Prêmio Cabíria (2019). Atuou no curta-metragem “Inferno”, da diretora israelense Yael Bartana, que participou do Festival de Berlim e da Petzel Gallery em New York (2014). Protagonizou os filmes “Delírio” e “Dente-de-Leão”, produzidos pela TV PUC (2014). Longa-metragem Califórnia, personagem Garota do Xande, direção Marina Person, Netflix (2013). Teatro: “Casei, e agora?!”, comédia romântica que esteve em cartaz no Teatro Ruth Escobar; Musical “O Pequeno Príncipe”, no Teatro West Plaza; Musical “Cinderela”, no Teatro Dr. Botica; “Frozen – Uma Aventura na Neve”, no Teatro Bibi Ferreira. Atualmente, atua no musical “A cigarra e a Formiga”.
Ana Paula Bigatto
Atriz, formada em Técnico de Teatro, pelo SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) da Lapa Scipião, no ano de 2022. Iniciou-se em Artes Cênicas por intermédio das Oficinas de Teatro, no Teatro “Arca de Noé”, de 2014 a 2016. Teatro: atuação pela Cia Letra Jovem, desde 2017, nos espetáculos: “Minha Vida de Menina”, “Claro Enigma”, “Dom Quixote”, “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, “Sua Majestade a Natureza”, “Pinóquio”, “Capitães da Areia”, “O Cortiço”, “Auto da Barca do Inferno”, “Quincas Borba”, “Dom Casmurro”, “Angústia”, “A Relíquia”, “Romanceiro da Inconfidência”, “Iracema”, “Campo Geral”, todos sob a direção de Jefferson Brito Delgado. Iluminação e Sonoplastia de “Vidas Secas”. Professora nas Oficinas de Teatro Arca de Noé, desde 2017. Integrante do espetáculo “Brasil”, dirigido por Jeff Félix. Atuou nos espetáculos “Alice no País das Maravilhas” e “Rapunzel”, com adaptação e direção de Paulo Roberto Teixeira, em 2017. Concluiu, em 2017, o Curso de atuação em CASA – Casa Aguinaldo Silva de Artes. Atuou no espetáculo “Canção de Bernadete”, sob a direção de Einat Falbel. “Curso de extensão em View Points”, de André Grecco (2018). Trabalhou, em 2018, como Professora de Teatro no Colégio Peres. Trabalha, desde 2018, como Professora de Teatro no Colégio Haya. Assistente de Direção e Aulas na CASA – Casa Aguinaldo Silva de Artes (2020). “Curso de Improviso – Frangô Diamante” (2020) e “Curso de Improviso – Frangô Diamante Modo On” (2021). Pesquisadora e Improvisadora, na cia Jogo da Cena. Integra o Grupo Girassol de Teatro, na pesquisa de commedia dell’arte. Atualmente, em cartaz com os espetáculos “A Banheira”, de Gugu Keller e “Dr. – discutindo a relação”, de Thiago Uriart.
Darly Vieira
Atriz e artista brasileira que começou muito cedo. Nascida na Bahia e criada em Sergipe, atualmente vive em São Paulo – SP. Apaixonada pela Dramaturgia, formou-se como Atriz e Modelo pela Oficina de Atores em 2019. Também é formada em Canto pelo Conservatório de Música de Sergipe. Com grande experiência no Teatro, Darly possui mais de 11 anos de vivência nos palcos e atualmente estuda TV e Cinema com Adriana Pires e Teatro Musical com Daniel Lopes no ETA (Estúdio de Treinamento Artístico). Teatro: Atuação na peça de teatro “Os Gigantes da Montanha”, texto original de Luigi Pirandello, adaptação e direção de Niveo Diegues (personagem Mara Mara), com apresentação no Teatro Maria Della Costa, em SP, no ano de 2019; Atuação na peça de teatro “Alice no País das Maravilhas ”, texto original de Lewis Carroll, tradução de Maria Luiza X. de A. Borges, adaptação e direção de Niveo Diegues (personagem Pirata Dodô, com apresentação no Teatro Maria Della Costa, em SP, no ano de 2018; Atuação na peça de teatro “O Corcunda de Notre Dame”, texto original de Victor Hugo, adaptação e direção de Niveo Diegues (personagem Esmeralda, Fleur de Lys e Freira Rose, com apresentação no Teatro Maria Della Costa, em SP, no ano de 2017; Atuação na peça de teatro “Almanaque”, texto original de Lindemberg Monteiro, adaptação e direção de Lindemberg Monteiro e Cia de teatro Stutifera Navis (personagem Gabriela), com apresentação na Casa Rua da Cultura, em Aracaju – SE, no ano de 2011; Atuação na peça de teatro “o Auto da Compadecida”, texto original de Ariano Suassuna, direção e adaptação de Lindemberg Monteiro (personagem Noiva do Padeiro), com apresentação na Casa Rua da Cultura, em Aracaju – SE, no ano de 2011. Formação: Curso Técnico – Técnica Vocal – Conservatório de Música de Sergipe (2007/2011); Curso Técnico em Teatro – Oficina de Atores de Pinheiros (abril/2016 a dezembro/2019). Cursos complementares: Curso de Técnica Vocal pelo Conservatório de Música de Sergipe (fevereiro/2008 a dezembro/2010); Mentoria – Assessoria Artística, com Ciça Castello (julho de 2020); Cursa Teatro Musical, no ETA (Estúdio de Treinamento Artístico); Cursa Oficina Regular para TV e Cinema, com Adriana Pires e Daniel Lopes.
Francisco Cardoso
Ator, tradutor e dublador. Formado em B.F.A Animação, B.F.A Filme e Televisão, com especialização em Edição pela Savannah College of Art and Design, nos Estados Unidos da América (2010 a 2015), e pela Oficina de Atores, em São Paulo, Curso de Formação de Atores (2016 a 2019). Formado em Tradução para Dublagem, pela Sociedade Brasileira de Dublagem (2021), e em Tradução para Dublagem e Legendagem, pela Estrada Escola de Tradução Audiovisual (2022 a 2023). Teatro: “O Corcunda de Notre-Dame” em 2017 (personagens Juiz Phillipe e Cigano 1), “Um Homem, Uma Mulher e Uma Flor – Crônicas de Todos os Tempos” em 2017 (vários personagens), “Janelas Solitárias” em 2018 (Lobisomem), “O Percevejo” em 2018 (Funcionário com vassoura, Pai, Médico 4, e Velho 2), “Eurípedes em pedaços” de 2020 a 2022 (Homem sem memória, Caronte, Depravado 2, Carcereiro 2). Outras experiências: Curta-metragem de sua autoria “The Life and Death of Dumb Ol’ Ze”, atuando como Diretor, Roteirista, Produtor e Editor; “Marcel” (2015), curta-metragem de Sam Passer, atuando como Coeditor (2015), Editor Freelancer de vídeo das peças teatrais “O Percevejo” e “Bailei na Curva”, pela Oficina de Atores (2018 e 2019); “Minha Voz Muda Te Engolirá”, atuando como Diretor, Editor, Produtor e Corroteirista do curta-metragem do Teatro X (2020), Assistente de Criação e Produção do Núcleo de Pesquisa Jovem Teatro X (2020 a 2022), e Assistente de Produção e Técnico de Som do curta-metragem A Janela de Iris, de Luciana Malavasi.
Sobre o Diretor:
Wagner Maciel
Ator, apresentador, mestre de cerimônias, locutor e diretor artístico. Começou profissionalmente sua carreira teatral em 1985, integrou o elenco de 18 montagens e produções em cartaz, entre elas: “Agora ou nunca”, de Aziz Bajur; “Beijo na boca” de Walcyr Carrasco, com direção de Jacques Lagoa; “Trair e coçar é só começar”, de Marcos Caruso e direção de Attílio Riccó; “Brasil de cuecas” de Aziz Bajur, com direção de Jacques Lagoa; “A Banheira”, de Gugu Keller. Tem no currículo Cursos e Workshops, tais como: Núcleo de Interpretação para Locutores, ministrado pelo Prof. Pedro Barreto – 1999 e 2002; Curso de Atuação para TV, ministrado por Jacques Lagoa – 1999; Curso Avançado de Atuação para TV, ministrado por Ignácio Coqueiro e Meire Moreno – 1998 e 1999; Curso de Interpretação para TV, ministrado por Wolf Maya – 1998; Curso de Qualificação Profissional de Radialista como Locutor Noticiarista de Televisão – SENAC – São Paulo – 1997; Curso Livre de Interpretação para Locutores e Jornalistas, ministrado pelo Prof. Pedro Barreto, no Espaço Renoir – 1997; Curso de Dicção, ministrado por Rochelle Hudson – Estúdio Megasom – São Paulo – 1994; Workshop ministrado por Glorinha Beutenmüller – Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo – 1993; Curso de Expressão Verbal, ministrado por Reinaldo Polito – 1985. Como diretor artístico e ator, trabalha com teatro empresarial desde 2005 em parceria com a Primeiro Ato Treinamentos. Também atuou em dezenas de comerciais e vídeos de treinamento.
Ficha Técnica
Empatia – De Nando Garcia Torres
Criação, roteiro, direção musical e composições musicais: Nando Garcia Torres
Direção cênica: Wagner Maciel
Elenco: Amanda Zamora, Ana Paula Bigatto, Darly Vieira, Francisco Cardoso e Wagner Maciel
Figurinos e Cenário: Beta Torres
Sonoplastia: Yuri Soares
Iluminação: Pedro Guilherme
Trilha sonora: Bruno Lima
Fotografias divulgação: Moa Cunha
Mídia social: Jhennifer Santos
Assessoria de imprensa: Flavia Fusco Comunicação
Idealização e produção: Grupo Cirandeio e GR Produções