Uma das principais diretora e coreógrafa em atividade no país e no mundo, a brasileira Tania Nardini é a responsável pela direção do espetáculo “Chicago – The Musical” pelo mundo.
Trabalhou com os mais importantes produtores, atores e diretores de teatro e televisão do Brasil, e tem trabalhado no teatro musical por mais de 30 anos. Também é conhecida internacionalmente por ser diretora associada das produções do espetáculo Chicago pelo mundo desde 2007.
Tania Nardini tem trabalhado em alguns dos maiores espetáculos de teatro musical do Brasil por mais de 30 anos. Foi cofundadora e codiretora/coreógrafa do grupo de dança Bandança e, durante 10 anos, foi diretora artística da Catsapá, Escola de Musicais – a primeira Escola de Musicais no Rio de Janeiro. Esteve à frente da direção dos espetáculos “Priscilla – A Rainha do Deserto”, “Nuvem de Lágrimas” e “Nelson Gonçalves – O Amor e o Tempo”, além de ser coreógrafa e diretora associada nas produções “O Rei e Eu”, “West Side Story”, “My Fair Lady” e “Evita”. Coreografou “Raia 30″, “Cauby! Cauby! Uma Lembrança”. Na televisão, Tania já trabalhou como atriz e coreógrafa em algumas das novelas de maior sucesso da TV Globo das décadas de 80 e 90, como Guerra dos Sexos (1983), Cambalacho, Que Rei Sou Eu, Rainha da Sucata, entre outras. No cinema, foi coreógrafa e preparadora corporal da versão brasileira do sucesso da Disney, High School Musical: O Desafio.
Tania teve sua primeira experiência com o espetáculo “Chicago” em 2004, quando trabalhou na montagem brasileira, no Teatro Abril, em São Paulo (atual Teatro Renault), onde foi cover das personagens Velma e Mama Morton (vividas respectivamente por Danielle Winits e Selma Reis), além de assumir o papel de diretora residente.
Em 2007, foi convidada para ser diretora associada à montagem sul-coreana do espetáculo, que estreou em Seul e marcou seu início como diretora associada das montagens do musical pelo mundo. Ao todo, Tania já dirigiu produções em mais de 12 diferentes países, incluindo montagens como as de Cidade do México, Berlim, Buenos Aires, Tóquio, Stuttgart, Munique, Copenhagen, entre outras. Em 2018, a diretora foi responsável pela remontagem de Chicago da West End, em Londres, no Phoenix Theatre. O elenco contava com o ator Cuba Gooding Jr interpretando o papel de Billy Flynn. Em 2020, Tania voltou ao país de origem do espetáculo, para dirigir a turnê norte-americana de Chicago.
Em 2020, por conta do período de pandemia, Tania promoveu um projeto que consistiu em encontros históricos entre atores que interpretaram o mesmo personagem em diversas montagens pelo mundo. Esses encontros estão disponibilizados na série #OUTsideINsideOut no canal do YouTube da própria diretora.
Em 2021 Tania retornou ao Brasil com esse espetáculo, no Teatro Santander, produzido pela IMM e EGG Entretenimento, com Emanuelle Araújo no papel de Velma Kelly e Paulo Szot, reprisando o papel de Billy Flynn, que interpretou em 2019 na Broadway.
Neste ano a diretora segue a frente de “Chicago – The Musical” pelo mundo, montando e remontando o espetáculo em diversos países e em diversas línguas diferentes.