Com peça de teatro, oficina de maquiagem e talks, a iniciativa do Castro Festival, reforça o compromisso de fortalecer o diálogo e promover a representatividade
Créditos foto: Felipe Maaker Em novembro, a Arena do Orgulho, iniciativa do Castro Festival, chega ao MASP com uma programação que coloca em pauta temas como visibilidade, memória e direitos LGBTQIA+. Com uma série de debates, apresentações teatrais e workshops, as atividades reforçam o compromisso de fortalecer o diálogo e dar voz às expressões da comunidade LGBTQIA+. No dia 19 de novembro , às 19h , a Arena Orgulho apresenta a palestra “Memória Trans: Visibilidade, Direitos e Futuro”, que discutirá as questões e desafios da comunidade trans no Brasil. O encontro será mediado por Bielo Pereira – influenciada digital e apresentadora conhecida por seu trabalho no canal GNT e pelo ativismo em prol da diversidade, Luca Scarpelli – criador do canal Transdiário, onde aborda a vivência trans masculina e Trans Preta – influenciadora que discute as interseções de raça e gênero. Em seguida, às 20h30, o público poderá assistir à peça de teatro “Vienen por Mí”, com concepção e atuação de Fábia Mirassos e texto da chilena Claudia Rodriguez, o espetáculo questiona preconceitos e estereótipos enquanto enfrenta as contradições de ser um corpo travesti em um mundo marcado pela misoginia. Com uma mistura de acidez, humor, sensualidade e amor travesti, o espetáculo traz à tona sonhos e criatividade, somando as vozes de Renata Carvalho, Ave Terrena e Maria Léo Araruna. No dia 24 de novembro , às 14h , será realizado o workshop de maquiagem de Magô Tonhon , uma mulher trans e educadora de beleza conhecida por seu ativismo e abordagem inclusiva. Logo após, às 16h , a roda de conversa “Direitos LGBTQIA+ no Brasil: Conquistas, Desafios e o Caminho para a Igualdade”, mediada por Alexandre Putti, jornalista e diretor de comunicação do Fundo Positivo, que reunirá nomes importantes como Renan Quinalha – advogado e professor dedicado aos direitos LGBTQIA+ e Paulo Lotti – advogado e professor especializado em direito constitucional. Os ingressos são gratuitos, mas limitados, e estão disponíveis no site, sujeitos a lotação. Os eventos acontecem no hall do MASP, na Avenida Paulista, em São Paulo.
Sobre o Castro Festival O Castro Festival é um evento anual dedicado à celebração da cultura LGBTQIAPN+. Realizado em São Paulo, o festival oferece uma ampla programação que inclui shows, exposições, debates e outras atividades culturais, promovendo a visibilidade e o respeito à diversidade.
Sobre o MASP O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand é um dos mais importantes museus de arte do Hemisfério Sul. Fundado em 1947, é conhecido por seu acervo diversificado, com mais de 11 mil obras, e sua arquitetura icônica, projetada por Lina Bo Bardi. O museu tem um compromisso contínuo com a inclusão e a diversidade em todas as suas atividades e, em 2024, dedica toda a sua programação às Histórias da diversidade LGBTQIA+, com uma série de exposições que refletem sobre questões relacionadas à comunidade – incluindo a primeira individual do artista Francis Bacon realizada no Brasil.
|