Clube de Leitura Quindim traz indicação de livros para auxiliar no engajamento dos pequenos ao novo ano escolar
O fim das férias pode ser animador para muitas crianças: rever os amigos, conhecer novos professores e descobrir as novidades do ano que se inicia são fatores que tornam esse momento especial. No entanto, para algumas crianças, a volta às aulas pode gerar ansiedade e insegurança, seja por enfrentar uma nova escola, um novo ciclo escolar ou até mesmo pela separação do período intenso junto à família.
A literatura possui diversas obras que podem contribuir com este momento, colaborando ainda com o entusiasmo pelos estudos, e incentivando para que o ano letivo seja mais proveitoso em todos os sentidos. Confira algumas obras!
|
Jacaré, não!
Todos os dias, Luiza cumpre seus rituais ao acordar, brincar, almoçar, ir à escola. São cenas comuns que de imediato podem promover uma identificação do pequeno leitor com a personagem. Mas a inusitada presença de um jacaré entre esses elementos quebra o previsível e aquece a cena, provocando grande expectativa a cada virada de página.
Escritora: Antonio Prata.
Ilustradora: Talita Hoffmann.
Editora: Ubu.
|
Tímidos
O polvo Maurício não é do tipo que gosta de chamar a atenção. Ele chega à sua nova escola e passa despercebido pelos colegas. Mas, para ele, é melhor assim. Uma obra sensível sobre a forma como uma pessoa tímida se relaciona com o mundo.
Autora: Simona Ciraolo.
Editora: Companhia das Letrinhas.
|
O ponto
Uma menina diz que não sabe desenhar. Mas sua professora lhe dá uma direção para começar e ela tenta… Faz um ponto bem no meio da página. E a professora pede que ela assine essa grande obra de arte. Um livro maravilhoso para perceber a importância do incentivo no desenvolvimento dos pequenos.
Autor: Peter H. Reynolds.
Editora: WMF Martins Fontes.
|
A professora da floresta e a grande serpente
Ansiosa para dividir seus conhecimentos e seu gosto pela leitura, essa professora chega ao povoado de Delícias, na Amazônia. No entanto, os povos da floresta também podem lhe ensinar muito.
Escritora: Irene Vasco.
Ilustrador: Juan Palomino.
Editora: Pulo do Gato.
|
Amanhã
Três gerações de mulheres de uma mesma família são apresentadas nesta obra, e cada uma delas relembra e compartilha suas experiências em torno da ansiedade que toma conta da véspera do dia de ir à escola. Na primeira história, Lúcia Hiratsuka recria sua própria experiência frequentando uma escola no interior de São Paulo. É a autora, no papel de personagem, que pergunta à mãe se, quando criança, ela também ia para a escola. A segunda narrativa retrata, então, as vivências de Sayuri, filha de imigrantes que foram proibidos de estudar sua língua materna em solo brasileiro, após o apoio do Japão aos Aliados na Segunda Guerra Mundial. Por fim, a menina que foi Lúcia se aproxima das lembranças de Orie, sua avó, e cujo professor era um monge no distante país. As ilustrações trazem um olhar poético sobre as pequenas belezas do cotidiano que, muitas vezes, passam despercebidas e, por esta razão, as páginas do livro pedem receber mais de uma visita de leitores que buscam descobrir e apreciar cada detalhe sobre diferentes épocas e lugares.
Escritora: Lúcia Hiratsuka.
Editora: Pequena Zahar
|
Foi ele que escreveu a ventania
Este livro conta uma história sobre a importância e a potência do texto poético. Tui encontra na poesia um lugar de conforto, mas, também, um espaço para pensar suas aflições, seus desconfortos. Na escola, em meio a tanto calor, ele prefere se recostar com o seu livro secreto, aquele que fica no caixote que nenhuma das outras crianças dá tanta atenção.
Escritora: Rosana Rios.
Ilustrador: Mauricio Negro.
Editora: Pulo do Gato.
|
O urso contra o relógio
Neste período de volta às aulas, é comum que muitos pais e cuidadores organizem a agenda das crianças com atividades extracurriculares. Mas e quando essas atividades são tantas que acabam sobrecarregando a rotina? Esta obra discute exatamente o problema de uma agenda lotada na infância e a importância de valorizar o tempo de ser criança.
Escritor: Jean-Luc Fromental.
Ilustradora: Joëlle Jolivet.
Editora: FTD.
Sobre o Clube Quindim
Fundado em 2016, o Clube de Leitura Quindim promove o acesso à literatura infantil transformadora e de qualidade, oferecendo momentos de afeto e conexão familiar através da leitura compartilhada. Com uma curadoria de especialistas renomados, o clube envia mensalmente livros selecionados para crianças de acordo com as diferentes faixas etárias, tendo impactado milhares de famílias em todo o Brasil.